11.4
  • 210200011
  • Rua Dona Carlota Joaquina Lote 173
    2605-239 Belas
    Lisboa

Tesla - Tesla não carrega - logo - tesla não anda! tesla não se responsabiliza! bateria em garantia

Alexandre Gonçalves
Alexandre Gonçalves apresentou a reclamação
21 de fevereiro 2024
No passado dia 17/01, com cerca de 20% de bateria, fui carregar o meu Tesla Model S. Após 3 tentativas em que o VE começou a admitir carga, passados poucos segundos dava uma mensagem de erro e desligava o carregamento. Na última tentativa, apareceu no ecrã frontal: "Impossível Carregar - contacte a assistência". Reportei de imediato a avaria através da App, mas era noite. No dia seguinte, iniciei o dia com contactos com a Assistência Técnica e, primeiro disseram que enviariam assistência remota, depois disseram que não seria possível e para tentarmos todos os níveis de resets possíveis, acompanhados através do telefone pela assistência, pediram ainda para abrir a tampa interna do carregador e tentar acionar uma alavanca manual (que não funcionava) Conforme email correspondente à Imagem 1 (anexo). No final desse dia, concluí-se que o VE deveria ir para a oficina. Reboque a minhas expensas, e de notar que o VE subiu pelos seus meios para o reboque. Isto aconteceu no dia 18/01, chegando a viatura no dia 19/01 na 1ª hora da manhã à oficina Tesla em Massamá. No dia 24 é apresentado um diagnóstico e estimativa, que contemplava a substituição da bateria em garantia, e a nota por telefone que "não tinham detetado o porquê da avaria, mas como os componentes de Alta Voltagem da viatura são só 5 ou 6, que ficasse descansado que tudo iria ser substituído. Viatura com previsão de entrega para dia 09/02. Chegada a essa data, e não conseguindo cumprir a entrega, entregam-me finalmente uma viatura de cortesia, e prevêem agora a entrega até final de Fevereiro. Ontem, dia 20/02, comunicam por telefone, que afinal tinham detetado que existia uma avaria na peça que eu tinha identificado e enviado no dia 18/01 por email, e que a substituição da mesma custaria 2400€, e que não estava coberta pela garantia. Pedi um novo diagnóstico da viatura, e disseram que só me entregam após o levantamento da mesma. Ora, pergunto: Se essa avaria não aparece no 1º relatório de dia 24 (6 dias após a entrada do VE na oficina), e apesar de termos falado nessa mesma peça (figura 1) e foi desvalorizado, das duas uma, ou de facto não apresentava nenhum problema à data, ou, como iriam proceder à substituição de todas as peças de alta voltarem como falado, desvalorizaram. Agora, pedem o pagamento da peça, dizendo que quando fizeram diagnóstico o carro já estava "morto" e que só com a bateria nova deram com a questão. Mas há qualquer coisa que não está bem, e me parece um aproveitamento da marca. É um veiculo eléctrico que não tem possibilidade de carregar, portanto não tem possibilidade de andar. Não assumo esta avaria, porque decorre de um funcionamento normal com a viatura e não negligência, pelo que a marca deverá assumir esta reparação ou uma solução para o problema.
Data de ocorrência: 21 de fevereiro 2024