Tevecontrol - Reparações Radioelectricas Lda
  • info@tevecontrol.net

Tevecontrol - Reparação com danificação

C.F. apresentou a reclamação
12 de junho 2021
Recorri a Tevecontrol no Sobralinho por ser representante de marca De’Longhi, na sequência da necessidade de reparar um forno elétrico, cujas resistências superiores apresentavam sinais de deformação. Um aparelho com pouco mais de 2 anos. De resto, num estado perfeito.

Depois de reparado, o forno não se encontrava nas mesmas condições que tinha sido entregue, na medida em que a porta do aparelho estava completamente danificada, a dobradiça da porta não fixa quando toda aberta, eventualmente por faltar peças, faz uma chiadeira terrível e estava desalinhada quando fechada, ficava ligeiramente aberta na parte superior.
Estes 3 aspetos foram totalmente ignorados, porque alegadamente o forno estava velho, mas também porque as funcionárias tinham todas pela sua experiência doméstica, as três que fizeram atendimento, equipamentos iguais e que é mesmo assim.
Isto são justificações que se apresentem????????

Mas o que é facto que depois de apresentada a reclamação verbal, ficaram com o forno mas que teria de pagar por uma porta nova. Ao que foi recusado por mim.
No entanto, ficaram de verificar e alguns dias depois deram como arranjado. Estava exatamente na mesma. Por esse mesmo motivo, voltou a lá ficar, deram 7 dias porque ia ser pedida uma porta nova para substituir.
Passado um mês, nem se dignaram a me contactar, tomei a iniciativa e curiosamente estava pronto!
Fui para o levantar nesse mesmo dia, 07/06/2021, a porta está na mesma, ou seja, a PORTA NÃO ESTÁ EM CONDIÇÕES, mas dizem que substituíram o caixilho frontal!
Isto é Obra de uma chafarica e não de uma assistência técnica supostamente credenciada, que segundo indicação da loja, tem o parecer e a anuência da Delonghi.

Afinal o problema é a porta mas… devolveram-me para grande espanto meu, melhor dizendo, impingiram-me uma caixilharia velha e decrépita, como prova de que tinha sido substituída e que estava resolvido!!!. Agora com outro tipo de argumentação e esta a melhor de todas, que já devia estar assim à partida e pronto, isto dito pela empregada D. (*) e a pretensa responsável de Loja D. (**) dizia que o forno dela é assim, lá está… um forno de marca com uma porta desengonçada e escancarada de origem.
Que conveniente!!! Até tinha graça, não fosse vergonhoso, patético e ridículo estar a defraudar o cliente.
Costumer Service no seu pior!

Contudo, no ato inicial da entrega, o diagnóstico do problema do forno foi sempre e apenas o já descrito e o que consta na obra, resistências com defeitos.

Para além da manifesta antipatia no atendimento, a falta de empatia e de seriedade, de profissionalismo e competência do serviço prestado é absurdamente lamentável.

Pelo exposto, é notório que falharam no compromisso de satisfação do cliente, na relação de confiança e na política de transparência.
Data de ocorrência: 12 de junho 2021
Tevecontrol
30 de junho 2021
Exmo Senhor

Aquando da entrega para reparação do seu forno da marca De’longhi, marca essa que representamos oficialmente conforme V. Exa refere, foi referido apenas como causa de avaria a deformação das resistências. Apesar de se verificar o estado de todos os equipamentos à entrada não é possível, naturalmente, descrever o estado total dos equipamentos, limitamos a descrição à razão de reparação ou a defeitos maiores. Não foi registada qualquer observação sobre o funcionamento da porta, pois a mesma tem-se encontrado desde sempre dentro dos parâmetros de funcionamento estabelecidos pela marca.

Para conhecimento de V.Exa e dos leitores deste caso informamos também que a substituição das resistências do modelo em questão implica apenas a remoção do corpo superior do equipamento, sem que haja qualquer necessidade de mexer no mecanismo da porta ou na sua caixilharia. Esse procedimento é o que o técnico responsável pela reparação do equipamento garante ter seguido sendo o correcto recomendado pela marca.

Não deixa de ser curioso, no entanto, o facto de V. Exa, aquando da entrega do seu equipamento já reparado, ter verificado imediatamente o estado da porta sem prestar grande atenção às resistências…

Ainda assim, e dando o beneficio da dúvida de qualquer erro por parte do nosso técnico, retivemos o equipamento para uma nova analise, informando o cliente de que se a porta tivesse de ser substituída (e não sendo falha nossa) a reparação poderia ter de ser ao encargo do cliente, visto que o equipamento se encontrava fora de garantia. Conforme supra indicado, o técnico garantiu não ter feito qualquer alteração ao mecanismo da porta e voltando a analisar o equipamento em conjunto com a marca, concluiu que o mesmo estava conforme.

Após uma nova reclamação de V.Exa e sabendo nós da visita do Technical Service Coordinator da De’Longhi Portugal, mais uma vez retivemos o equipamento nas nossas instalações de forma a que este fosse analisado não só pelo nosso técnico como também, presencialmente, pelo representante da De’Longhi Portugal. A demora desta analise deve-se exactamente a essa mesma decisão de aguardar e usufruir do privilégio que a visita da marca - que estava para breve – poderia proporcionar a V. Exa.

Após a analise cuidada do representante da marca, que mais uma vez anuiu que o dito equipamento estava conforme, foi decidido por este, para satisfação do cliente, autorizar a substituição em garantia de todo o mecanismo da porta ( mola, dobradiça e aro da porta – sendo excepção a porta de vidro, por razões óbvias) para erradicar a possibilidade de alguma deformação ganha pelo equipamento ao longo dos anos – o que significa que o sistema fui substituído na integra ao cliente a custo zero.

Foi ainda além disso, apesar de não ser prática comum, devolvido a V. Exa a caixilharia “velha e decrépita” que se encontrava no equipamento que indicou originalmente como “num perfeito estado” (mas que foi fabricado à mais de três anos!) e fornecida a informação de que o equipamento, a estar conforme com as recomendações da marca, não poderia comportar-se como V. Exa afirma. Este modelo possui apenas uma dobradiça que faz o movimento de abertura e de fixação da porta o que causa uma maior abertura da mesma quando comparado com um artigo que tenha duas dobradiças. Para confirmar ainda mais o correcto funcionamento do equipamento informamos que o mesmo, como deve ser do conhecimento de V. Exa, tem no seu interior um tabuleiro apara-gorduras (acessório que não se encontrava no equipamento quando nos foi entregue) e que, para que este tabuleiro possa entrar e sair do equipamento é necessária a abertura da totalidade da porta, em vez de parcialmente, como V. Exa indica.

Ainda para o esclarecimento de quaisquer dúvidas ou suposições de V. Exa, informamos que o modelo em questão é raro, pelo que não tínhamos nenhuma caixilharia “velha e decrépita” refundida num qualquer canto escuro, à espera da visita de V. Exa para lhe ser entregue como sendo a sua. Reafirmamos assim, como pode comprovar, que a caixilharia aplicada no equipamento é completamente nova – enviada pela marca especialmente para o seu equipamento – e que a que lhe foi entregue (e que V. Exa tão bem descreve como “velha e decrépita”), é efectivamente a sua.

Assim, qualquer reclamação adicional deverá ser dirigida à marca propriamente dita, uma vez que não somos responsáveis pela produção dos equipamentos, tendo garantidamente realizado o nosso trabalho com zelo e cuidado.
30 de junho 2021
Exmos Srs

Repudio veemente as supostas alegações de defesa, notoriamente pontuada por patranhas, quando por breves instantes se propoem a justificar o indefensável, fazendo discorrer uma verborreia em que só se convencem a vocês próprios de que a irresponsabilidade e a má-fé é "normal", que este tipo de comportamento lesivo, em que se prejudica dolosamente o cliente é prática comum e recorrente.
O mais gravoso é que se poderia antever tal torpeza a julgar pela péssima conduta em loja, por sua vez testemunhada por terceiros presentes aquando do ocorrido. Assim sendo, é com sentido de responsabilidade a impor necessidade absoluta de firme actuação das entidades competentes por forma a impedir tais acontecimentos nefastos, concretizou-se e tem decorrência nos correntes dias.

Apos uma primeira tentativa de me defraudar, informaram que a porta, um dia depois do aparelho ter sido entregue em loja, já estaria reparada, o que era inequivocamente FALSO!

Mas afinal de contas foi preciso uma 2a insistencia da minha parte e com a vossa anuência para o devido reparo. Contudo, o que disseram na altura, foi que a porta estava em conformidade mas, só se pagasse pelo arranjo de uma nova porta seria possivel a reparação... mas como é que possivel tamanha ALDRABICE???

Enfatizo, mas a porta está ou nao está em CONFORMIDADE?

Posteriormente, tentam defraudar novamente o cliente com uma quinquilharia, quando nos indicaram a substituição da porta, que nunca se veio a verificar.
Se o equipamento é tao raro como V Exas dizem, como é que se consegue adquirir um caixilho novo para fazer a substituiçao, só do caixilho como foi referido no momento da 3a e ultima entrega, nao tendo sido nunca mencionado a substituição do sistema integral da porta!

Primeiro, foi só o caixilho que foi substiuido, depois ja nao é!

Agora, é preciso que se note que na vossa 2a versão, ja alteraram o versado dos acontecimentos, agora já foi o mecanismo da porta substituido!

Mas se a porta estava conforme, por vossa indicação, porquê substituir todo o mecanismo da porta (mola, dobradiça e aro da porta, o tal caixilho). Isto que s/ Exas estão a praticar é uma SEM-VERGONHICE!

Se o equipamento foi supostamente reparado, como é que se explica que apos o aquecimento do forno a porta fique emperrada aquando da sua abertura e fecho apresentando ruídos, com a necessidade de forçar os movimentos basculantes da porta??

Entao, se esta reparação demonstra efectivamente sinais de mau funcionamento, resultado de um trabalho incompetente e mal executado, está previsto o accionamento da garantia da nova reparação sem encargos para o cliente!
Curioso... que grande serviço de reparação com um sistema totalmente novo!!!
Obrigado por devolverem as peças originais do equipamento, dobradiça a ranger, mola que não segura nem fixa e um aro velho que estava no deposito dos obsoletos à minha espera!

Desculpas de mau pagador e mais desculpas esfarrapadas, que se perdem num emaranhado de tantas justificações contraditórias e estapafúrdias, com versões diferentes dos factos.

Um único facto importa aqui reter nesta patacoada toda, é que vocês DANIFICARAM O EQUIPAMENTO com a agravante de sugerir a imputação dos custos ao cliente e por conseguinte, não suportando um encargo da vossa inteira responsabilidade!

Garantidamente prestaram um lastimoso serviço e deixaram uma péssima imagem da marca que oficialmentelmente representam, Delonghi.

De facto a vossa postura é deplorável e extremamente perigosa, pois devem ter a pretensão que é no engano que está o ganho!

Conclusão:
Trabalho mal efectuado, sem zelo nem cuidado.
C.F. avaliou a marca
28 de outubro 2021

Estabelecimento de 5a categoria, a EVITAR a todo custo, aparentemente pela falta de idoneidade, sem conduta ética e por sinal negligente com as suas obrigações tecnico-profissionais, ausente de princípios fundadores de prestação de serviços com carácter pífio.