Tevecontrol - Reparações Radioelectricas Lda
  • info@tevecontrol.net

Tevecontrol - Máquina de café entregue com baratas no interior

João Pires apresentou a reclamação
7 de outubro 2023

Venho por este meio apresentar queixa relativamente a uma situação que tem tanto de caricata como de grave.
No passado dia 22 de setembro de 2023, por volta das 18:15, dirigi-me à loja Tevecontrol, situada no 33C da Rua Morais Soares em Lisboa, para reparar ao abrigo da garantia a minha máquina de café De’Longhi Perfetto Autentica. Escolhi a Tevecontrol dado ser o único reparador oficial De’Longhi apresentado no site da marca na cidade de Lisboa.
Fui atendido pelo funcionário que se encontrava ao serviço no final da tarde do dia 22 de Setembro de 2023 (não fiquei com o nome do mesmo mas este será facilmente identificado pela folha de obra), o qual foi extremamente simpático e prestável. Após explicar o problema da máquina (não fazia o ciclo de aquecimento sempre que a ligava o que resultava em tirar cafés frios), o funcionário inspecionou toda a máquina, tendo constatado que a máquina ainda continha alguns grãos de café, os quais não tinha tido oportunidade de retirar antes de a levar. O funcionário indicou que não havia qualquer problema com esta questão, tendo ainda tido tempo para me mostrar a melhor forma de desmontar e lavar o grupo infusor da máquina. Após falarmos mais um pouco indicou-me que iriam também proceder a uma afinação da máquina e que esta seria entregue nas melhores condições. Por último, indicou-me que devido ao elevado volume de trabalho, apenas poderiam entregar a máquina daí a dez dias, situação que na altura não me pareceu relevante, dado que apenas queria a minha máquina arranjada. (Para efeitos de prova da situação acima descrita, aproveito para referir que tenho uma testemunha desta conversa e do referido procedimento feito pelo funcionário, i.e. a vistoria de toda a máquina e do estado em que se encontrava aquando da entrega).
Ontem, dia 6 de Outubro de 2023, recebi um SMS da TeveControl a indicar que a máquina estava pronta para ser levantada. Dirigi-me à loja pelas 16h para a recolher. Fui desta vez atendido pelo funcionário António Santos. Após entregar a folha de obra, enquanto o funcionário inseria os dados no computador, questionei então qual tinha sido o problema detectado na máquina. Foi a partir deste momento que a situação começou a tomar contornos surreais. Para meu total espanto o funcionário em questão indicou-me que não sabia qual era o problema da máquina, mas apenas sabia que a máquina tinha baratas lá dentro(!!). Pensei que fosse alguma piada de mau gosto, e questionei se se tratava de alguma brincadeira, tendo o funcionário respondido que não e mostrou-me de seguida as observações dos técnicos no ecrã da reparação, onde se lia apenas “Detetadas baratas”. Disse desde logo ao funcionário que isso era totalmente impossível dado que a máquina sempre foi lavada semanalmente, e dado que na minha casa não existem nem nunca existiram quaisquer problemas relacionados com baratas (vivo num 3º andar que foi totalmente refeito há menos de 2 anos). O funcionário continuou a dizer que eu deveria ter baratas em casa e que deveria ter cuidado pois tinham encontrado baratas dentro da máquina, voltei a referir que era totalmente impossível, e que certamente se tratava de algum engano. Passado mais alguns minutos desta conversa surreal, recolhi a máquina, que vinha fechada num saco de plástico, e dirigi-me para casa, convicto de que se tratava de um mal entendido. Ao chegar a casa, abri o saco e retirei a máquina para a poder experimentar. A primeira surpresa foi ter constatado que a máquina estava tal como a tinha entregue, ainda com alguns grãos de café no interior, e que não tinha sido feita qualquer limpeza. A segunda e grave surpresa foi quando abri a gaveta da máquina e constatei que a mesma tinha dezenas de pequenas baratas a circular no seu interior!! Após matar algumas e voltar a fechar a máquina no saco onde vinha liguei prontamente para a loja, e voltei a falar com o mesmo funcionário dando-lhe conta da situação e do meu espanto por terem entregue a máquina neste estado a um cliente, sem sequer terem-se dado ao trabalho de tentar eliminar as baratas. O funcionário retorquiu que tinham avisado que havia baratas e continuou a insistir que as mesmas tinham vindo da minha casa, insinuando que eu tinha baratas em casa. Durante a conversa foi-me indicado que a máquina esteve numa prateleira durante os dez dias em que aguardava a reparação, sendo para mim óbvio que foi durante este período (potenciado pelos restos de café no interior) que a máquina terá ficado infestada de baratas. O funcionário insistiu que era impossível, porque a loja (que fica num RC numa zona antiga de Lisboa) tinha sido alvo de desbaratização (o que por si só revela que a loja tem um problema de baratas). Dirigi-me de novo à loja na qual entreguei novamente a máquina ao funcionário exigindo uma solução para o problema. O funcionário, indicou que iriam averiguar a situação e que me contactariam na próxima semana.
Em suma:
• Entreguei uma máquina com menos de dois anos (que me custou cerca de 300€ em promoção, o custo normal seria cerca de 450€), na garantia, a qual foi totalmente verificada no momento da entrega e não continha quaisquer vestígios de baratas
• A máquina ficou cerca de duas semanas numa prateleira de uma loja que fica no RC de uma zona antiga de Lisboa e que pela descrição já teve problemas de baratas (as desbaratizações resolvem o problema temporariamente não em definitivo)
• Duas semanas depois entregam-me a máquina infestada de baratas, sem terem tido sequer o cuidado de as tentar remover do seu interior, o que por si representa desde logo uma falta de consideração pelo cliente, provocando ainda o risco de infestar a casa do cliente com baratas
• Durante toda a conversa mantida com o funcionário António Santos a postura foi sempre num tom calunioso, insistindo na teoria de que eu é que tinha baratas em casa e que (pela teoria apresentada) andava a beber café numa máquina infestada de baratas
• Por fim, neste momento a minha máquina encontra-se inutilizada, dado que mesmo que a mesma seja limpa representará sempre um risco de saúde, quer pelos vestígios de baratas, e possível infestação da minha casa, quer por possíveis vestígios de produtos pesticidas que possam ficar no interior. Em ambos os casos será para mim e para a minha família impossível sequer imaginar voltar a beber um café produzido por esta máquina.
• Encontrando-se a máquina ainda na garantia até ao próximo dia 26 de Novembro de 2023, solicito uma de duas situações:
o Indemnização do valor pago pela máquina 303,83€ podendo a Tevecontrol ficar com ela para o que bem entender
o Substituição por uma máquina nova dado que a mesma ainda se encontra na garantia
Aguardo a vossa resposta a esta situação com a maior brevidade possível. Caso não seja possível resolver a situação através de uma das soluções acima apresentadas, ver-me-ei forçado a recorrer ao Julgado de Paz de Lisboa.

Data de ocorrência: 6 de outubro 2023
Tevecontrol
10 de novembro 2023
Exmo Senhor
Antes de mais lamentamos a situação.
Vimos esclarecer que todos os aparelhos que entram na nossa loja da Rua Morais Soares, a que o Senhor chamou de arrecadação, apenas, ficam até ao final de cada dia, depois seguem para a loja/ oficina e aguardam vez para reparação.
A verificação efetuada na receção do aparelho pelo colega da loja na Rua Morais Soares foi feita exteriormente e apenas para registo da entrada do mesmo, daí que não tenha sido detetado o problema, caso contrário o aparelho teria sido recusado.
A deteção ocorre quando o técnico começa a desmontar o aparelho para fazer o diagnóstico e aí sim se depara com baratas, ainda pequenas. Não temos registo de tal situação nas nossas lojas e de forma alguma o tempo decorrido entre a receção, transporte e deteção seria suficiente para o aparecimento das mesmas.
As lojas/oficinas que reparam e trabalham com eletrodomésticos são sujeitas a desinfestações sim mas como forma de prevenção e não por terem parasitas.
O aparelho depois de reparado, seguiu para a loja, tendo sido entregue no dia em que chegou da reparação o que também não foi possível apanhar baratas.
Como resolução do assunto, de acordo com o proposto pela marca e porque a situação não inviabiliza o uso do aparelho, sugerimos ajuda-lo efetuando uma higienização e limpeza pormenorizada do aparelho por uma empresa credenciada, dado que, o local onde foram encontrados os parasitas e os produtos envolvidos na limpeza não apresentam qualquer risco para a saúde.
12 de novembro 2023

1) É factual que a Tevêcontrol (seja na Rua Morais Soares, seja na sua Oficina/ Loja, ou no transporte entre os dois pontos) teve em sua posse a minha máquina de café entre os dia 22 de Setembro de 2023 e o dia 06 de Outubro de 2023 (o que corresponde a 14 dias). Relativamente a quanto tempo a máquina esteve em cada local, e às condições de higiene de cada local só a Tevêcontrol poderá ter informação acerca desse ponto. Torna-se no entanto óbvio que terá sido durante este período de 14 dias que a máquina terá sido contaminada por baratas, dado que na minha residência nunca tive qualquer situação relacionada com este tipo de insetos. A minha certeza acerca deste ponto é tão absoluta que me coloco à disposição para que, se necessário, uma entidade externa possa examinar a minha casa na procura de qualquer vestígio deste tipo de inseto.

2) A verificação feita aquando da recepção do aparelho, a qual apelidam de "exterior" implicou a retirada de todas as peças interiores (gaveta e demais de depósitos bem como o kit difusor da máquina). Durante esta verificação que durou entre 15 a 30 minutos, mantive uma conversa com o funcionário da TevêControl que me explicou uma série de particularidades da máquina. Em nenhum momento desta verificação foi detectado qualquer inseto no interior da máquina. Toda esta situação foi presenciada por um amigo que se deslocou às instalações da TevêControl comigo, o qual poderá testemunhar toda esta situação que descrevo. Em oposição ao cenário que descrevo, no dia em que a máquina me foi devolvida, quando cheguei a casa assim que abri a gaveta da máquina havia dezenas de pequenas baratas a circularem visivelmente no interior da máquina, situação que contrasta em absoluto com a versão que descrevem de que as baratas estavam dentro do mecanismo e que só nesse momento foram detectadas.

3) Como referido anteriormente, depois de ter presenciado o estado em que me foi devolvida a minha máquina é para mim e para a minha família completamente inaceitável voltar a beber um café tirado pela mesma, motivo pelo qual não estou de todo disponível para aceitar a proposta apresentada pela TevêControl. Qualquer confiança que tinha na higiene e segurança do meu aparelho ficou completamente comprometida com toda esta situação.

4) Neste momento estou privado da minha máquina de café há 51 dias. Situação que, para além do inconveniente óbvio, tem ainda acarretado para mim e para o meu agregado familiar os custos associados à necessidade de ter que beber café fora de casa diariamente. Não existindo sinais de que a Tevêcontrol esteja disponível para assumir as suas responsabilidades nesta situação inacreditável, vejo-me forçado a adquirir uma nova máquina de café enquanto toda esta situação não se encontra resolvida.

Assim, neste momento não estou disponível para qualquer outra solução que não seja o pagamento do valor da minha máquina: 303,83€.

João Pires avaliou a marca
4 de março 2024

Péssima experiência. Esta disputa demorou 5 meses a ser resolvida. Perdi dias para resolver esta situação, apenas porque escolhi mal o sítio para reparar a minha máquina de café. Incrível a postura da Delonghi Portugal, que em vez de defender o cliente ficou ao lado do reparador. A situação apenas ficou resolvida graças ao Centro de Arbitragem de Lisboa. Se tiver que recorrer a esta empresa para reparação da sua máquina, recomendo que a entregue sem qualquer resto de café no seu interior e que confirme que não lhe devolvem a máquina com baratas no interior. Se está a pensar recorrer a esta empresa pense duas vezes, o melhor é procurar alternativa.