• Rua Conde da Covilhã, 1637

TOPCAR - Anomalia vinda da oficina

Luciano Manuel Patrocínio Menchero
Luciano Menchero apresentou a reclamação
7 de novembro 2023
Dirigi me a oficina AutoPleno III Beira Rio do grupo TopCar onde deixei o meu veículo para reparação após sinistro, a Seguradora Tranquilidade assumiu a responsabilidade dos danos provocados pelo seu segurado em sinistro ocorrido no dia 26/7/2023 cujo o n° de processo é 21415623 e onde a mesma efetuou a peritagem do meu automóvel Rover 75 de matricula 67-GF-88.
Apesar dos danos terem sido maioritariamente na traseira do veículo(bagageira,para-choque traseiro) a bagageira ao abrir sempre ficava suspensa sendo esse o correto funcionamento no entanto do após reparação do veiculo a mala deixou de ficar suspensa(provável ser os amortecedores da bagageira) problema esse que dei conta ainda na oficina mas por ato de ma fé da oficina visto ter sido a pessoa que me recebeu a abrir a bagageira para eu poder ver como estava o interior acabei por assinar o relatório exigido pela seguradora só dando conta do problema existente após assinatura tudo decorrido no dia 1/9/2023.No entanto a oficina no mesmo dia comprometeu -se que iria solucionar o problema da bagageira mandando vir uns amortecedores e se responsabilizando pelas despesas.
Na semana seguinte o argumento da oficina Autopleno alterou-se e me propuseram que a despesa dos amortecedores fosse divida entre mim e por eles ao que respondi que era um absurdo não só pelo valor bem como pelos amortecedores da bagageira apesar do dano do veículo, no dia que deu entrada na oficina estavam ok bem como se poderia verificar no relatório de peritagem efetuado ao que me responderam que iriam avaliar a situação uma vez mais. No dia seguinte voltei a contactar a Autopleno onde me responderam que efetivamente se iriam responsabilizar e encomendar os amortecedores da bagageira mas que por ser um veículo com 20 anos iriam ter alguma dificuldade após essa resposta fui pesquisar na internet e encontrei inúmeros sites onde tinham as peças e para ajudar e ver a situação resolvida enviei para a Autopleno ao que me respondem terem os próprios fornecedores, comecei a ligar diariamente para a Autopleno até que me dizem já terem encomendado as peças.
Entretanto passou 2 semanas e não obtive qualquer contacto da oficina ao que decidi me dirigir as instalações dos mesmos no dia 19/9/2023 onde sou atendido pelo Sr.Paulo pessoa que falou comigo durante todo este processo em chamadas e me recebeu no dia em que coloquei o meu veículo nas instalações para reparação, o mesmo com algumas provocações, e de alguma forma tenta uma vez mais me convencer com história dizendo que os mesmos já tinham sido faturados mas que ninguém sabia deles que deram entrada na sexta-feira anterior e ainda me desmentido de conversas que tínhamos tido anteriormente, argumentos que a meu ver só demonstraram que não se iriam responsabilizar por absolutamente nada. Como cliente custa me aceitar esta falta de profissionalismo ainda mais de uma empresa que se afirma representante da marca Rover e revendedora de peças da mesma.
Acrescento ainda que além da reparação provocada pelo sinistro em que a Seguradora se responsabilizou e pagou, pedi também a oficina visto que o meu veículo teria de ficar imobilizado para realizarem a pintura no capô e tejadilho que já se encontravam com a pintura gasta, por minha conta visto não estar abrangido pelo relatório da Tranquilidade. Foi me exigido o pagamento em dinheiro no valor de 400€ o qual fiz no dia 1/9/2023 dia que levantei o veiculo, foi me dito não ser possível passar fatura devido as horas, mas que nos dias seguintes a mesma iria ser passada e me entregue ao que confiei por pensar que estaria a lidar com pessoas honestas e de boa índole, no dia 19/9/2023 além da exigência dos amortecedores uma vez mais, pedi também que me fosse passada a fatura relativa aos 400 € por mim pagos ao que me recusam o pedido como poderão verificar a queixa apresentada no livro de reclamações cujo o número da mesma é: 31060029.
Conclusão a Autopleno além de não me reparar algo que foi danificado pelos mesmos ou que aconteceu enquanto estaria sobre a responsabilidade deles ainda se recusa a passar me fatura de um serviço cobrado de maneira a fugir a impostos da autoridade tributária.
Com esta reclamação apenas exijo que sejam reparados os danos da bagageira e a fatura do serviço de pintura cujo o valor foi de 400€.
Data de ocorrência: 1 de setembro 2023
22 de setembro 2023
Estimado Sr. Luciano Menchero,

Antes de mais, agradecemos o seu contacto e lamentamos o ocorrido.
Entraremos em contacto para solucionar a situação com a maior brevidade possível.

22 de setembro 2023
Ficarei no aguardo para resolução de toda esta situação provocada pela Auto Pleno III Beira Rio oficina representante do vosso grupo.
Desde já agradeço a atenção prestada.
28 de setembro 2023
Após 6dias da resposta padrão da TopCar continuo sem nenhum feedback por parte da oficina Auto Pleno III BEIRA RIO bem como da TOPCAR e com isto faz 1mês no próximo domingo em que se recusaram a passar a factura do serviço de pintura realizado e ando sem conseguir usar a bagageira do meu veículo.
Realmente acho triste o que se está a passar, por um lado uma oficina cheia de charlatões em que a atitude em vez de ser "agarrar" o cliente e lhe entregar o carro no mínimo cumprindo o serviço que lhe foi contrato e sem anomalias que não existiam anteriormente bem como cumprir a lei e passar a factura do serviço pago preferem entrar em conflito,por outro lado ainda temos um grupo que se diz de oficinas de qualidade e confiança que até ao momento se mostram omissos perante a situação e deixam qualquer burlão representar o grupo.
2 de outubro 2023
Estimado Sr. Luciano Menchero,

Após esclarecimentos com a oficina em questão, constatamos que esta já respondeu à sua reclamação registada por meio do livro de reclamações.

Para obter a resposta, recomendamos que entre em contato diretamente com a oficina. Alternativamente, se preferir, forneça-nos um endereço de e-mail para encaminharmos a resposta correspondente.

Não podemos deixar de informar que, mesmo tendo todo o interesse que os clientes que utilizam as oficinas da rede TOPCAR vejam os serviços por elas prestados com um grau de satisfação superior, estas são oficinas autónomas na sua atividade, não podendo a sociedade detentora da marca TOPCAR intervir na forma em como estas oficinas são administradas no seu funcionamento profissional, restando-nos a posição de observadores do comportamento comercial exercidos pelas mesmas e tentar acordar uma melhor performance, se houver necessidade para tal.

2 de outubro 2023
Agradeço então que me seja reencaminhada resposta por parte da oficina para mencheroluciano@gmail.com pois uma vez mais a oficina Auto Pleno III Beira Rio ao contrário da informação dada não me fez chegar nenhuma resposta da reclamação realizada no livro de reclamações apesar de ter dado a mesma como "tratada/ resolvida" podemos ver assim o tipo de pessoas com que se está a lidar.
Compreendo perfeitamente a autonomia das oficinas que representam a marca TOPCAR e a mesma ser omissa quanto as decisões e atitudes das mesmas no entanto não acho que seja a melhor atitude de relevarem que essas oficinas enganem o cliente e continuem a usar TOP CAR como chamariz para as suas oficinas.
4 de outubro 2023
Estimado Sr. Luciano Menchero,

Gostaríamos de comunicar que a reposta da oficina já foi encaminhada para o seu endereço de email.

4 de outubro 2023
Confirmo a recepção da mesma, no entanto resposta ridícula e de com "recalco" por parte da AutoPleno III Beira Rio a qual vou deixar para todos verem.
"A viatura 67-GF-88 foi peritada pela Comp. S. Tranquilidade no passado dia 3-8-2023. para a
viatura não ir para o lixo (perda total) foi acordado com o perito da Comp. S. um valor para
viabilizar a reparação. face ao sinistro na traseira a tampa da mala não abria, o perito não
considerou a substituição dos amortecedores da tampa da mala.
A viatura foi reparada e entregue como nova. Os amortecedores da tampa da mala, foram os
mesmos que já lá estavam, ninguém mexeu neles ! Este senhor assinou o relatório de
peritagem, pois estava tudo conforme, ao contrário do que reclama (sem qualidade)
No dia seguinte liga a informar que os amortecedores da tampa da mala não seguravam a
mesma. por cortesia comercial, decidimos encomendar os amortecedores (a custo da oficina).
face à viatura ter quase 20 anos e ser da Rover, marca encerrada em 2005, os amortecedores
demoraram a ser entregues. Face à sua postura, arrogante, com falta de educação e
prepotente, decidimos não substituir os amortecedores. a companhia de seguros não os pagou
e o senhor também não queria pagar.
No dia em que deixou a viatura para reparar pediu um orçamento para pintar capot, tejadilho e
para choques da frente. o orçamento foi de 400,00€ + IVA, que o Cliente concordou e fez-se o
serviço.
No dia do levantamento da viatura 1-9-2023, pagou 400,00€ em dinheiro mas foi-lhe
comunicado que quando pagasse o valor do IVA ser-lhe ia emitida a respetiva fatura. O serviço
realizado foi desmontar e montar forro tejadilho, barras de tejadilho, capot, para choques da
frente com faróis de nevoeiro, piscas, grelha e frisos, nenhuma oficina mesmo clandestina
conseguia fazer 108,40€ (x3 + IVA = 400€) pintura por peça, fora o tempo de mão de obra,
quanto mais a nossa que cumpre religiosamente as suas obrigações vai fazer 15 anos.
Para quem paga cerca de 13.000,00€ de IVA mensalmente, demonstra claramente que não
fazemos reparações sem fatura.
Esta reclamação apenas demonstra uma pessoa vingativa e sem princípios."
O que afirmam estes senhores a única verdade e isso não posso negar "a viatura foi reparada e entregue como nova" de facto a nível de pintura e chapa não tenho nada a apontar e foi um bom serviço, no entanto a avaria dos amortecedores não foi provocada pelo sinistro daí a a Tranquilidade não se responsabilizar até porque os mesmos como poderão verificar no relatório de sinistro (em anexo) nem constam no mesmo bem como a Tranquilidade nunca foi contactada pela Auto Pleno III Beira Rio sobre esse facto.
Em relação a emissão da factura do serviço de pintura em momento algum me foi dado opção ou informação que seria com ou sem IVA bem como só me foi solicitado o pagamento do mesmo no dia 19/9/2023.
E ao que esses senhores chamam de arrogância eu chamo luta pelos direitos do consumidor e exigência de algo que foi provocado ou no mínimo aconteceu enquanto o veículo estava sob responsabilidade dos mesmos.
Portanto e uma vez mais peço a TOP CAR que se manifeste e no mínimo pressione a oficina a fazer o correto, substituir os amortecedores e proceder a emissão da factura do valor de 400€.
11 de outubro 2023
Estimado Sr. Luciano Menchero,

Partilhamos a comunicação da Auto Pleno Beira Rio, que informa ter todo o gosto na entrega da fatura nas instalações da oficina, após a regularização da sua dívida.

11 de outubro 2023
Divida?
A AutoPleno entrega me o veículo com os amortecedores da bagageira danificados quando o meu veículo entrou nas instalações dos mesmos ao contrário do que dizem com eles a funcionar como comprava relatório da seguradora,portanto se existe dívida é da parte deles, como escrito aqui na minha reclamação e confirmado pela própria AutoPleno em resposta, além da reparação paga pela seguradora eu paguei um valor de 400€ que nunca me foi dito que seria com ou sem IVA, a não ser depois de pago e quando exigi a factura do pagamento o que já por si indica a má fé desses senhores pois empresas sérias passam facturas aos clientes do montante pago pelos mesmos.
Uma vez mais peço a TOP CAR que imagino já ter percebido a atitude deste seu representante AutoPleno III BEIRA RIO não ser a mais profissional nem correta perante a lei que pressione a oficina na emissão da fatura do valor de 400€.
Aguardo resposta.
12 de outubro 2023
Para comprovar que o meu veículo quando entrou na AutoPleno III Beira Rio apesar de sinistrado na zona da bagageira os amortecedores da mesma estavam a funcionar além de já ter aqui enviado o relatório da peritagem deixo também e-mail da companhia Tranquilidade.
19 de outubro 2023
Hoje dia 19/10/2023 e depois de no dia 12/10/2023 a TOPCAR ter denunciado a minha queixa continua sem ser resolvida pela mesma bem como pela AUTO PLENO III BEIRA RIO que deveria ser quem realmente deveria resolver.
É muito lamentável isto tudo acontecer em uma oficina que representa um grupo e mais lamentável o grupo não obrigar ou tomar as devidas medidas ainda mais num caso em que existe provas onde o consumidor tem toda a razão,visto que factura é uma obrigatoriedade numa prestação de serviço e em nenhum momento foi acordado serviço sem a mesma,bem como ao contrário das mentiras que a oficina alega e relatório da peritagem e seguradora confirmam o meu lado que os amortecedores da bagageira estavam ok quando o carro entrou na oficina.
20 de outubro 2023
Estimado Sr. Luciano Menchero,

Agradecemos o seu retorno, no entanto informamos que já esgotamos todas as nossas possibilidades de intermédio da situação.
Nesse sentido, para obter a resposta, recomendamos que entre em contato diretamente com a oficina.

21 de outubro 2023
Informo que a situação ainda se encontra por resolver,tanto a substituição dos amortecedores da bagageira como a emissão da factura,logo não posso aceitar esta situação como resolvida quando a mesma não está.
Contactos com a oficina é o que mais tenho feito,mas por parte da administração da mesma só vejo as minhas chamadas serem ignoradas ou mesmo rejeitadas,quando ligo para outros contactos da mesma a informação que obtenho é simplesmente que ainda estão a aguardar decisão do dono da administração,etc.Sempre respostas inconclusivas.
Bem como me parece que a TOPCAR como grupo não toma as medidas necessárias deixando ainda esta oficina representar a sua marca.
Já ouvi ainda por parte da oficina que as respostas que me foram enviadas pela TOPCAR não partiram da AUTOPLENO III BEIRA RIO, quem está a mentir??!!!
Se num processo destes sem complexidade nenhuma onde já apresentei provas evidentes do ocorrido não é resolvido,nem quero imaginar numa situação realmente complexa,é um absurdo. Parece me inclusive que nem com gente adulta e de palavra estou a conversar.
Portanto TOPCAR toda a intermediação que tem feito é muito pouca,no mínimo alguma penalização deveriam realizar a oficina ou se resolvida querem que seja ebjá que a AUTOPLENO III BEIRA RIO vos representa e usam o vosso nome serem vocês a resolver toda esta situação pois ou ficarem impunes simplesmente vai continuar a abrir margem para má conduta desta oficina.
1 de novembro 2023
A dia 1 de Novembro a oficina AutoPleno III BEIRA RIO bem com a marca TOPCAR continuam sem solucionar o problema causado pelos primeiros, bem como no incumprimento da lei de emissão da factura do trabalho relacionado com a pintura do meu veículo.
Realmente vergonhoso por parte da TOPCAR que se diz uma marca de excelência não tomar reais medidas.
A todos os leitores peço que comentem e tenham cuidado ao deixar os vossos veículos principalmente a quem seja de Lisboa numa destas oficinas do nome AUTOPLENO.
OBRIGADO.
2 de novembro 2023

2 de novembro 2023
Essa resposta já me tinha sido dada no dia 20 de Outubro e se tivessem no mínimo se dado ao trabalho de ler o que respondi não teriam dado novamente a mesma resposta.Poderia sim contactar a oficina que aliás é o que tenho tentado fazer praticamente todos os dias no entanto nem se dignam a atender as chamadas.
Portanto uma vez mais acho que a TOPCAR deveria tomar medidas em relação a esta oficina AutoPleno III Beira Rio.
3 de novembro 2023
Estimado Sr. Luciano Menchero,

Nesse sentido, para obter a resposta, recomendamos que entre em contato diretamente com a oficina (211 301 508).

3 de novembro 2023
Como também já expliquei nas respostas anteriores ligar para a oficina também não me está a solucionar o problema pois simplesmente não me atendem as chamadas.Inclusive além do número fixo tento contactar para os números móveis,tento contactar pelos WhatsApp e simplesmente as chamadas são ignoradas ou mesmo rejeitadas.Portanto essa resposta padrão,descarto de assunto que é dado quando o assunto não é resolvido não é solução.Uma vez mais peço a TOPCAR como dona da marca e pela defesa da mesma que realmente tome alguma providência séria e útil sobre esta situação que já decorre a tempo suficiente sem resolução a vista.
Não adianta me darem uma resposta que nada podem fazer visto as oficinas que usam o vosso nome terem gerência própria, pois não se usa o nome de uma marca conceituada sem respeitar as regras das mesmas,não fazendo nada no mínimo estão a compactuar com uma péssima atitude dessa oficina.
Deixo aqui um pedido a todos os leitores que comentem está situação e espalhem a informação da atitude da TOPCAR e da AUTOPLENO nesta situação.
Informo também a TOPCAR que irei proceder a exposição desta situação nas redes sociais.
8 de novembro 2023
Como foi informado no dia 3/11/2023 tenho tentado contactar a oficina para os vários contactos da mesma mas sem sucesso simplesmente não me atendem.
Em relação a TOPCAR já percebi que são tão honestos e sérios como a própria oficina pois não tendo resolução e ao invés de se preocuparem em solucionar o problema gastão o seu tempo e energia a tentar denunciar está queixa com o site o que acho muito infeliz e desonesto.Peço a TOPCAR que me seja informado os contactos do provedor da marca.
Obrigado

Estimado Sr. Luciano Menchero,

Entramos em contato com o responsável da oficina, que nos informou estar disponível para atendê-lo.
Assim sendo, sugerimos que se dirija à oficina conforme a sua conveniência, a fim de resolver o problema em questão.

Agradecemos pela compreensão e permanecemos à disposição.

6 de dezembro 2023
Ainda não tive a possibilidade de passar na oficina,no entanto continuo a tentar contactar com a mesma e sem sucesso,continuam sem atender as chamadas bem como sem retornar as mesmas,vou tentar passar o mais breve possível até lá e até a situação realmente ficar resolvida a queixa não será encerrada.
Obrigado
14 de dezembro 2023
Estimado Sr. Luciano Menchero,

Por favor, dirija à oficina conforme a sua conveniência, a fim de resolver o problema em questão.

Agradecemos pela compreensão e permanecemos à disposição.

28 de janeiro 2024
Não foi resolvido nada até ao dia de hoje28/1/2024.
CUIDADO COM ESTE GRUPO DE OFICINAS.