Transavia
Transavia

Transavia - Incumprimento no pagamento de reembolso acordado

Cristiano Ruão
Cristiano Ruão apresentou a reclamação
4 de janeiro 2024 (editada a 4 de janeiro 2024)
No dia 23 de Fevereiro de 2023, tinha agendado um voo (TO 7606) para duas pessoas, agendado para as 15:10, do dia 23/2/2023. No entanto, aquando da nossa chegada à porta de embarque, fui informado que o embarque já se encontrava encerrado, mesmo estando dentro do tempo para o mesmo. O elemento da equipa que se encontrava na porta de embarque contactou o superior hierárquico e o mesmo confirmou essa informacão. Posto isto, fomos informados que teríamos de nos deslocar ao balcão de informações da Transavia para procurar uma solução. No balcão, fomos muito mal atendidos por um outro elemento da equipa Transavia, que não falava inglês, o que é inadmissível num aeroporto internacional. Depois de ter desvalorizado o nosso pedido de ajuda, disse-me que a única solução seria comprar um novo bilhete para um novo voo para o dia seguinte, mesmo havendo um voo para mais tarde no mesmo dia. Através da aplicação mobile Transavia consegui perceber que havia a possibilidade de comprar novos bilhetes para o voo TO7608, mais tarde no mesmo dia. E assim fiz, às 15:30, comprei bilhetes para novo voo. Depois de ter comprado os bilhetes, às 16:11, recebo a informação de que o voo original (TO7606) ao qual nos tinham negado a entrada na porta de embarque tinha afinal sido adiado e posteriormente cancelado. Tendo já contraído uma despesa desnecessária e com todo o inconveniente provocado pela falta de informação entre a equipa do aeroporto e a equipa Transavia, procurei, através dos meios disponibilizados pela Transavia, solicitar o reembolso da despesa desnecessária que tive na aquisição de novos bilhetes, relembrando que tomei a decisão de adquirir novos bilhetes por falta de informação, esclarecimento e qualidade de serviço no apoio ao cliente por parte da Transavia.
Passados alguns dias, recebi a resposta da Transavia com a proposta de reembolso:

Valor dos bilhetes do voo cancelado = 140€
Valor despesa com bilhetes adicionais = 578€
Valor a reembolsar = 587 - 140 = 438€

Imediatamente concordei com a proposta e solicitei o processamento do reembolso conforme proposto.
Até aqui, tudo parecia estar a correr dentro da normalidade.
A indignação voltou quando me deparo com uma transferência de apenas 298€ (em vez de subtrairem apenas uma vez o montante de 140€, subtrairam 2x140€) e, por isso, alertei o assistente de apoio ao cliente para esse lapso. Depois de ter sido aceite a correção e ter recebido indicação que seria feita a transferência dos restantes 140€, passaram-se mais de 10 meses.
Durante estes 10 meses, perdi a conta à quantidade de emails trocados com falsas promessas de ordem de transferência, pedidos de confirmação de dados bancários, recusas de cedência de comprovativos dessa mesma transferência e até recusa de escalar o tema para algum interlocutor que tivesse visibilidade sobre a operação bancária.
Posto isto, e já sendo muito paciente, apresento a minha queixa, relativamente à Transavia, no sentido de, finalmente, reaver o montante em falta, que foi inicialmente proposto pela companhia aérea.
Data de ocorrência: 4 de janeiro 2024