Transportadora Central do Campo Santana

Transportadora Central do Campo Santana - Itens danificados em mudança de casa

João Carvalho
João Carvalho apresentou a reclamação
18 de setembro 2018

Após efetuarem uns mudança, cobrarem seguro para os itens transportados e terem danificado alguns, nomeadamente um computador e dois quadros,a empresa não se responsabiliza por esse facto.
Após vários contatos dizem sempre que alguém responsável vai ligar, já vai em três semanas de contactos infrutíferos em que nada se resolve e trenó que nada se vá resolver.
Onde e como poderei agir legalmente?

Data de ocorrência: 18 de setembro 2018
A Transportadora Central Campo Santana garante a segurança do transporte de bens, equipamentos e mercadorias que contrata com o cliente. Fazendo parte do processo da transferência de bens e equipamentos de um local para o outro, efectuamos também o embalamento utilizando os materiais mais adequados e convenientes, de acordo com as características dos bens e equipamentos a transportar, para que o transporte seja realizado com a máxima segurança possível. Chegando ao local de destino, todos os artigos são desembalados e avaliado o seu estado na presença do cliente.

Neste caso, o cliente contratou apenas o transporte, sem o embalamento ou acondicionamento dos bens, que ficou a seu cargo e à sua responsabilidade.

Nestas circunstâncias, quando o cliente alerta para caixas contendo equipamentos ou artigos frágeis ou delicados, são tomadas as devidas providências e precauções para evitar que haja quebras ou artigos danificados resultantes do transporte dos mesmos. Neste caso, o cliente, no relatório apresentado pelos trabalhadores afectos ao serviço, não deu quaisquer indicações relativamente ao conteúdo específico de alguma ou algumas caixas que foram transportadas pelo que, o carregamento e transporte foi efetuado sem cuidados especiais.

A transportadora Central Campo Santana, quando o cliente reclamou a quebra do vidro de um quadro disponibilizou-se imediatamente para resolver a situação, tendo em consideração que são situações que podem ocorrer devido à própria fragilidade dos materiais. Contudo o cliente alegou que em relação a isso não havia problema, mas que um computador tinha sofrido danos pelo que apenas pretendia que o substituíssemos. Uma vez que o cliente nunca nos informou da existência do alegado computador aquando da recolha dos bens, não nos era possível garantir ou assegurar o transporte com a segurança necessária para que pudesse chegar ao destino intacto. Não reconhecemos legitimidade ao cliente para reclamar uma quebra de um artigo que não nos foi reportado na devida altura. Inclusivamente, tratando-se alegadamente de um computador pessoal, de utilização diária, conforme nos foi reportado pelo cliente, que lhe faz muita falta, estranhamos que tenha seguido juntamente com a carga de mudanças.

O seguro de transporte de mercadorias garante que, caso por negligência no transporte ou acidente, algum artigo se quebre ou danifique de alguma forma, assumimos integralmente a responsabilidade da sua reparação ou substituição. Não consideramos que tenha havido negligência, quando era da responsabilidade do cliente o embalamento e identificação dos seus bens mais ou menos frágeis e, em última instância, o reporte das características dos mesmos, quando necessário, aos trabalhadores encarregues da deslocação.
João Carvalho
23 de outubro 2018
Bom, tendo em conta que a justificação da empresa é baseada numa mentira, dizendo que eu embalei os materiais, e que eles fizeram apenas transporte, em anexo seguem os serviços contratados, com detalhe da contratação do embalamento. Apenas embalei os artigos da cozinha, curiosamente, nenhum tem danos. Responder com uma mentira demonstra o carácter da empresa e a leviandade com que tratam os itens apesar de nos cobrarem seguro para o efeito.