Trip Now Viagens
Trip Now Viagens e Turismo, Unipessoal Lda
  • Largo João Tomás da Costa, n.º 74,
    4900 - 509 Viana do Castelo
  • gerencia@tripnow.pt

Trip Now Viagens - Falta de informação sobre necessidade de visto para embarcar em viagem

Diana Silva
Diana Silva apresentou a reclamação
3 de março 2023
Sou cliente da Agência de Viagens Trip Now desde 2015. Desde essa data, já contratei serviços com à Trip Now que ascendem ao montante de mais de 6.800€. A minha entidade empregadora, por sugestão minha, também já contratou serviços com esta empresa, no montante de mais de 1.100€. Adicionalmente, em algumas das viagens que contratei à Trip Now, fui acompanhada de vários amigos que, por sugestão minha, compraram também essas viagens e estadias através desta Agência. Sou uma cliente com histórico com esta Agência de viagens tendo cumprido sempre as minhas obrigações e, até há pouco tempo, não tinha motivos de reclamação.
Contudo, em 2022, procedi à compra do pacote da minha lua de mel na Trip Now: Viagem do Porto para o Cairo (Egipto), com estadia, e depois viagem para Beirute (Líbano) e respetivo regresso, tendo enviado à Trip Now todos os documentos solicitados (passaportes: o meu português e o do meu marido libanês).
No dia 03/11/2022, a Trip Now enviou-me por email o comprovativo de reserva da viagem com o NIB para pagamento e fatura, valor que paguei por transferência bancária.
No dia da partida (12/12/2022) no aeroporto do Porto, no balcão de check in da Turkish Airlines, eu e o meu marido fomos informados da impossibilidade de ele embarcar para o Egipto por haver necessidade de autorização/visto prévio por ser de nacionalidade libanesa, informação que desconhecíamos e que não nos foi prestada pela Trip Now, responsável por nos comprar os bilhetes de avião e estadia no Cairo, desta viagem combinada.
De acordo com a alínea c) do nº 1 do artigo 15º 'Obrigações de Informação' do Decreto-Lei 17/2018 de 8 de março, que estabelece o regime de acesso e de exercício da atividade das agências de viagens e turismo, a Agência de Viagens tem as seguintes obrigações, que passo a citar:
" 1 — Antes da venda de uma viagem, a agência de viagens e turismo deve informar, por escrito ou por qualquer outra forma adequada, os clientes que se desloquem ao estrangeiro sobre a necessidade de:
a) Documento de identificação civil;
b) Passaportes;
c) Vistos e prazos legais para a respetiva obtenção;"
Parece-me claro que a obrigação de informação sobre a necessidade de visto não foi cumprida pela Trip now, não tendo eu, como cliente, recebido nenhuma informação por parte da Agência de Viagens sobre esta necessidade relativamente ao meu marido, passageiro de nacionalidade libanesa.
Sob enorme pressão tivemos de resolver e alterar os planos de viagem naquele exato momento (1 hora antes do voo partir) com a Turkish Airlines e com a Trip Now, correndo o risco de perder todas as viagens.
Tivemos apenas uns minutos para decidir se ficaríamos no Porto sem embarcar no primeiro voo, perdendo a lua de mel e toda a viagem planeada entre 12 de 31 de dezembro 2022, ou proceder à respetiva alteração da viagem, optando por outro destino e comprar TODAS as restantes passagens aéreas dos voos de regresso, que foram perdidas pelo facto de não embarcarmos no voo para o Egipto.
Optamos por embarcar e substituir os dias que iríamos ficar no Cairo, por dias em Istambul e depois seguir para Beirute.
Durante a estadia, a agência de viagens enviou-nos os valores que teríamos de pagar adicionais (estadia no novo destino de lua de mel e trocas de todos os voos), os quais foram pagos.
A reclamação que pretendo apresentar é a seguinte:
Tendo em consideração que solicitei a uma agência de viagens a compra de uma viagem e estadia num país terceiro, e tendo em conta o Decreto-Lei acima mencionado, que indica expressamente a obrigação da Agência de Viagens em informar os clientes da necessidade de visto, venho por este meio solicitar a responsabilização da Agência de Viagens por todos os constrangimentos ocorridos, solicitando a devolução da verba que paguei respeitante à viagem inicial ao Egito e que não consegui que me fossem devolvidos bem como os valores adicionais que tivemos de pagar relativamente às viagens de regresso (que estavam interligadas à viagem de ida e que foram perdidas) e que tivemos de comprar novamente devido ao facto de não termos embarcado no voo inicial.
Obrigada.
Data de ocorrência: 12 de dezembro 2022