48.8
  • info@unicambio.pt

Unicâmbio - Transferência de dinheiro para o Brasil

Jorge Pires apresentou a reclamação
14 de julho 2019

No dia 12/07/2019 por volta das 13:50 a minha esposa entrou em contacto com a UNICÂMBIO (eu estava ao lado), através do número de telefone (+351) 21 342 97 60 para saber o porquê de eu ter enviado 208,73 reais ( no dia 05/07/2019 ás 12:21:17) para o Brasil e lá ter chegado 204,21 reais como mostram os extractos em anexo.

Para o nosso espanto, a minha esposa recebeu a seguinte resposta da atendente: "Sim os clientes deveriam ser informados no momento do envio de que o que vai receber na conta no Brasil não é aquilo que está no comprovante do envio, e sim o valor do câmbio no dia do recebimento na conta"....
DETALHE: O VALOR FOI RECEBIDO NA CONTA NO MESMO DIA.

Isto é simplesmente INADMISSÍVEL, a UNICÂMBIO não é nenhuma empresa novata no mercado, pois já está a atuar em Portugal há muitos anos e nunca enviou essa informação aos clientes, quer seja por mensagem de texto (SMS), Email, Chamada, Informativo nas lojas, e nem mesmo pelos atendentes.
Já tivemos pelo menos 3 amigos de nosso circulo pessoal que trabalharam na Unicâmbio e nem nunca através deles soubemos o que ficamos a saber hoje, nem qualquer informação ou alerta neste sentido de enviar um valor e chegar outro...

Não informar aos clientes uma informação importante como esta, além de infringir o direito do consumidor, talvez por medo de perder clientes para outras agências de envio (que fazem chegar exactamente o que se envia), demonstra uma certa má fé ao nosso ver...
Porque sinceramente o único sentimento que tanto eu tenho quanto a minha esposa, é o de termos sido enganados, pois pagamos por um serviço, e é como se tivéssemos sido impingidos a pagar duas vezes pelo serviço (mais ou menos assim....uma parte para a Unicâmbio e outra para o Western Union), embora queremos acreditar que a Western Union não tenha nada a ver com essa articulação, pois há muitos anos conhecemos e usamos os serviços da Western Union e nunca aconteceu isso...

A atendente pediu desculpas, mas desculpas não reparam danos, não apagam a vergonha, não apagam a má impressão, nem paga contas dos clientes, desculpa EVITA-SE, é só agir correctamente, pois todo cliente tem o direito de ser informado, e toda empresa, entidade e estabelecimento tem a OBRIGAÇÃO DE INFORMAR!

A nossa indignação não se dá apenas pelos 4,52 reais em si, mas sim por nos sentirmos lesados, pois nunca nenhuma empresa fez isso comigo ou com a minha esposa, nem mesmo as que já fecharam (independente do motivo de terem fechado), pois todas ás vezes que precisamos enviar dinheiro, sempre lá chegou exactamente o que vinha descriminado no recibo, assim como estando eu ou a minha esposa no Brasil já precisamos que fosse enviado e recebemos exactamente o que constava no recibo de quem enviou.

Vamos alertar as pessoas por vários meios, pois certamente muitos desconhecem esse comportamento e que possivelmente já tenham sentido-se lesados porém nada fizeram por achar ser perda de tempo.... é assim que o mal prevalece e cresce, pelo silêncio dos bons, que muitas vezes desconhecem os seus direitos!

Tamanha é a nossa indignação, e espero que alguém tome as devidas providências, pois se isto vem acontecendo em longa data (como referiu a atendente) então consideramos a situação ainda mais grave, pois quanto a Unicâmbio não terá faturado com este comportamento ao deixar as pessoas na ignorância de uma informação do qual é de DIREITO DO CONSUMIDOR?
Merece apuração!

Sem mais e com os melhores cumprimentos

Data de ocorrência: 14 de julho 2019
Unicâmbio
22 de julho 2019
Exmo. Senhor Jorge Pires,

Gostaríamos de agradecer o seu contato que mereceu a nossa melhor atenção.

Relativamente ao assunto exposto informamos que já lhe transmitimos a nossa resposta, na sequência da sua reclamação realizada diretamente aos nossos serviços.

Dado o conteúdo da nossa resposta conter informação sensível, abstemo-nos de transcrever a resposta neste portal, pelo fato do mesmo ser público, garantido assim a salvaguarda da sua privacidade.

Todavia mantemo-nos disponíveis através dos nosso contatos : 800 50 60 66 ou através do email: servicodereclamacoes@unicambio.pt

Gratos pela sua melhor compreensão e apresentamos os nossos melhores cumprimentos,
Filipa Lilaia
22 de julho 2019
Relativamente a vossa resposta pronta:
1 - Todas as vezes que usamos o Western Union, sempre chegou no Brasil exactamente o que enviamos, NUNCA o contrário!

2 - NUNCA um atendente deu-nos algo para ler e assinar, e sim para assinar, sempre ás pressas, e assim é com todos os clientes... portanto pode sempre constar no formulário o que vos convém que conste, o cliente nunca tem tempo de ler, quer para enviar, quer para receber.

3 - NUNCA um(a) atendente informa quem quer que seja sobre o IOF no Brasil, quem sabem que não sabe, continua na ignorância, em nenhuma das vezes que lá estive falaram-me disto ou sequer vi algum atendente da Unicâmbio informar as pessoas, eu já sabia porque há mais de 20 anos uso a Western Union.

4 - A minha assinatura no formulário de envio apenas no intuito de afirmar que enviei (ou que recebi), os demais acrescentos e condições que eu e 99,99% das pessoas certamente desconhecem ficam por vossa conta, que colocam em letras quase impossíveis de ler o que bem convém, e eu jamais assinaria algo ciente de que seria lesado, e que suspeitaria da má de terceiros!

5- Pelas explicações padrão no email enviado , continuo a pensar o mesmo de quando escrevi o primeiro email, e para comprovar tudo o que disse acima, basta que alguém faça umas filmagens... uma coisa é certa, eu certamente jamais voltarei a usar a UNICÂMBIO para envio de dinheiro, e ponto final.

E assim encerro o assunto, completamente insatisfeito!

Sem mais,

Jorge Pires avaliou a marca
9 de janeiro 2021

NÃO voltarei a usar, nem indicar!