Ensino Superior
  • Reitoria da Universidade de Coimbra
    Paço das Escolas
    3004-531 Coimbra
  • sg@uc.pt

Universidade de Coimbra - Cobranças indevidas (sob coação) de propinas de doutoramento

AIsabel Tavares apresentou a reclamação
29 de novembro 2022
Entreguei a minha tese de doutoramento no âmbito da prorrogação dos prazos de entrega a 31Dez2020 (submissão do plataforma da UC) devido à pandemia do COVID-19.
Em Março de 2021, a UC veio dizer-me que eu não tinha feito o pedido de provas publicas de doutoramento e recusou-se aceitar a submissão da tese.
Sob a chantagem simples seguinte "ou muda a data da capa da tese para junho de 2021 e paga as propinas respectivas no valor 600€ (e mais os emolumentos de 45euros), ou não defende a sua tese" - fui obrigada a mudar a data da capa da tese para uma data falsa e pagar indevidamente propinas referentes a um periodo em que não usufrui de qualquer serviços da UC. Desde Abril de 2021 que tenho tentado resolver a situação e a UC/Serviços Académicos não dá qualquer resposta. Já escrevi por duas vezes ao Senhor Reitor e continua tudo na mesma. Sem considerandos adicionais, a UC deve-me dinheiro que cobrou indevidamente de forma autoritária e abusiva.
Data de ocorrência: 1 de novembro 2022
14 de dezembro 2022
Agradecia que resolvam este assunto, obrigada.
11 de janeiro 2023
xma. Senhora
Aida Isabel Tavares

Acusamos a receção desta mensagem, que mereceu a nossa melhor atenção. Lamentamos a demora a responde, no entanto, a Universidade de Coimbra tem vários canais oficiais para gerir elogios, sugestões e reclamações, nomeadamente o “Livro Amarelo” e um formulário eletrónico disponível na página web, sendo que o Portal da Queixa não é um dos canais oficiais.

No entanto, e não estando em causa a resposta à sua reclamação, a mesma encontra-se em análise pelos serviços responsáveis, pelo que tentaremos ser o mais céleres possíveis.

Lamentamos eventuais transtornos e reiteramos o compromisso na melhoria contínua dos nossos serviços.

Cordialmente,
Gabinete de Promoção da Qualidade | Reitoria da Universidade de Coimbra
18 de janeiro 2023
Exma. Senhora
Aida Isabel Pereira Tavares

Depois de recolhida a informação junto dos serviços responsáveis, informamos V. Exa. de que foi possível constatar que a sua situação se enquadra no n.º 5 da Deliberação n.º 14/2021, pelo que há lugar à restituição de 620,92€.
Para o efeito foi despoletado o requerimento financeiro 161535NON-GF01 (a 13/10/2022), que se encontra no momento a aguardar aceitação / conclusão por parte do Serviço de Gestão Financeira.

Cordialmente,
Gabinete de Promoção da Qualidade | Reitoria da Universidade de Coimbra
AIsabel Tavares avaliou a marca
8 de fevereiro 2023

Do ponto vista cientifico, a UC é top, mas do ponto de vista administrativo, falta alguma eficiencia.