Universidade do Minho
Universidade do Minho7

Universidade do Minho - Apropriação indevida de valor de inscrição de mestrado

Adão Carvalho apresentou a reclamação
24 de abril 2023
No passado dia 18-04-2023, ao efetuar o pagamento da minha inscrição no Mestrado de Gestão de Recursos Humanos, na Universidade do Minho, (FR 2023.FR 10009308), a aplicação MB Way registou um erro e, por isso, tive de efectuar um novo pagamento (40 + 40 euros das duas tentativas de pagamento) tendo ficado concluída a minha inscrição na segunda tentativa.
No entanto, depois de consultar a aplicação do meu banco, verifiquei que tinha sido debitado o valor das duas tentativas de pagamento (40 + 40 euros) e não, apenas, o valor da tentativa que ficou confirmada, o que significa que a Universidade recebeu 40 euros a mais pela mesma inscrição. (Anexo a esta reclamação o movimento bancário da minha conta que regista a cobrança das duas tentativas de pagamento (40 + 40 euros)).
Ao contactar os serviços académicos da Universidade do Minho, foi-me dito que tinha, em meu nome, registada uma inscrição no Mestrado referido "no valor de 40 euros". Quanto à restante quantia, teria de contactar o meu banco para a "devolução do pagamento por parte da SIBS".
Seguindo essa orientação, dirigi-me à dependência do Santander de Vila Nova de Famalicão e expus a situação.
O meu gestor de conta analisou os movimentos da minha conta e confirmou que foram registados dois pagamentos no valor de 40 euros cada, total de 80 euros, para a entidade "Uminho Getway", sendo, segundo ele, inteira responsabilidade da Universidade a devolução do valor recebido indevidamente e não do banco.
Foi, ainda, sugestão do meu gestor de conta apresentar uma reclamação, caso a Universidade não fizesse a devolução do valor em questão.
Fazendo minhas as palavras dele, confio na credibilidade e reputação reconhecidas da Universidade do Minho para a resolução adequada desta situação, sendo devolvido o valor que a Universidade recebeu indevidamente e que, como para tantos outros jovens adultos deste país, representa uma quantia que me impede dizer, simplesmente, que foi um erro no sistema e fingir que não aconteceu.
Data de ocorrência: 24 de abril 2023
8 de maio 2023
Continuo a aguardar resposta por parte da Universidade do Minho e, consequente, resolução da situação exposta.
23 de maio 2023