Universidade do Minho

Universidade do Minho - Universidade só quer nosso dinheiro

Marina Teixeira
Marina Teixeira apresentou a reclamação
3 de maio 2021
Sou estudante brasileira da UMinho (PG40372), me inscrevi no ano letivo e em 28/9/20 solicitei inscrição a tempo parcial, que levou mais de 2 meses para ser analisada. Nesse tempo, perdi o emprego e fiquei sem condições financeiras para me manter, razão pela qual em 04/01/21 efetuei um pedido de ANULAÇÃO da minha inscrição, o qual foi negado, então solicitei nova análise no dia 15/1/21, outra no dia 8/2/21, outra no dia 22/2/21 e outra no dia 1/3/21, cada qual com uma justificativa diferente para a negativa. Somente na resposta da penúltima solicitação (22/2/21) me informaram que eu deveria ter pago uma taxa ABSURDA de 20 euros para que a universidade ANALISASSE a minha solicitação extemporânea, o que o fiz (mesmo sem ter emprego), para obter a resposta, quase 2 meses depois novamente, de que "Apesar de sensível aos problemas financeiros invocados, indefiro, por delegação de competências, o pedido de anulação da inscrição no corrente ano letivo de 2020/21 por não se enquadrar nos prazos e condições estabelecidos no artigo 19º do Regulamento Académico e no artigo 7º do Regulamento de Propinas, nem se verificar enquadramento da situação da aluna na Deliberação CG - 05/2019, a qual regulamenta os pedidos de desistência fora de prazo decorrentes de situações de justo impedimento."Ora, estamos vivendo uma pandemia, sou imigrante, a universidade sequer quis dialogar ou entender a minha situação. Somente consegui um emprego agora, no fim de abril, mas desde outubro/2020. quando fiz a inscriçao na universidade, não usufrui de NADA da infraestrutura, minha orientadora sequer falou comigo, eu simplesmente NÃO CURSEI. Estou recebendo cartas de cobrança em casa, sendo que até agora achei que minha situação estava em análise. Como podem coagir uma aluna dessa forma? Eu expliquei minha situação, solicitei a anulação da inscrição, só porque perdi o prazo POR CULPA DA UNIVERSIDADE, devo pagar O ANO LETIVO TODO MESMO SEM TER CURSADO? Quero a anulação da inscrição e das propinas.
Data de ocorrência: 3 de maio 2021