Sapatarias - Lojas Online
INDICAL, LDA

Universo do Sapato - Troca nos 14 dias recusa

Miguel apresentou a reclamação
4 de novembro 2022
Boa tarde, no dia 28.10.2022 comprei para o meu filho umas botas para o inverno da marca Beppi no Mundo do Sapato de Lousada.

Até hoje sempre foi uma marca boa mesmo sendo mais cara.

O meu filho usou-as e logo no primeiro dia (de chuva) a cor começou a sair e foi a evoluir.

Uma semana depois voltamos a loja para pedir uma troca já que a lei europeia dos 14 dias estava em vigor.

Tal não foi a nossa surpresa quando a colaboradora Sra Juliana Nunes nos informa que não a trocas, teríamos que esperar até 4 semanas para ter resposta do fabricante se havia defeito.
Explicamos que isso seria entre a loja e o fabricante, mas que como cliente não iria ficar 1 mês sem botas estando no inverno e sendo compradas para agora. Além disso, legalmente estava nos 14 dias.

A colaboradora explicou serem as diretivas da loja, pedi para falar com um responsável, que como sempre não estava presente.
Ligou para o Sr. Mauricio Pinto que confirmou que não trocavam nos 14 dias, mesmo tendo defeito de fabrico.

Resumindo, fiquei com as botas para não ter de comprar outras e fui borlado já que para uma empresa de várias lojas, estas não aplicam uma lei que além de Portuguesa é Europeia e feita na França.

Obrigada por fiscalizarem e dar coima, de maneira que outras pessoas não sejam vitimas como eu.
Data de ocorrência: 4 de novembro 2022
9 de novembro 2022
Vimos por este meio prestar os devidos esclarecimentos, tidos por nós convenientes, relativamente à reclamação supra mencionada.
No caso em apreço, o Exmo. Sr. Miguel Crespo reclamou, demonstrando o seu descontentamento quanto ao facto de não efetuarmos a troca solicitada, defendendo que a mesma devia ser feita.

Como agente autorizado de todas as marcas que representamos, no momento da receção de uma reclamação, procedemos ao respetivo registo interno e reencaminhamos, esta, para o produtor de forma a proceder a uma avaliação do controlo de qualidade, averiguando a possível existência de deficiência das matérias-primas e/ou falha na conceção do produto.

O Exmo. Sr. Miguel Crespo, recusou-se a efetuar este registo de forma que o controlo de qualidade da marca pudesse avaliar e tomar uma decisão.

O nosso procedimento da troca respeita na totalidade, em todos os nossos estabelecimentos, os seguintes requisitos:

- O produto tem de apresentar as mesmas condições à data da compra;
- A troca tem que ser solicitada no prazo de quinze dias;
- O cliente tem de apresentar a respetiva fatura;

O pedido de troca solicitado pelo Exmo. Sr. Miguel Crespo, relativamente ao produto mencionado na reclamação, não foi aceite, uma vez que o produto não apresentava as mesmas características aquando do ato da compra, dado que o produto apresentava sinais de prévia utilização, facto que impossibilita a recolocação do produto à venda.

Estamos, desde já, à disposição de V. Exª para qualquer esclarecimento adicional que, sobre este ou outro qualquer assunto, entenda por conveniente.

Sem mais para o momento, subscrevemo-nos,

De V. Ex.ª(s)

Atenciosamente,
9 de novembro 2022
Boa tarde, o produto foi entregue nos 14 dias, se o seu estado tem defeito em 2 dias, claro que não estaria como novo ou com uso normal...

Um produto BEPPI não fica neste estado em dias de uso, mas começo a pensar que seja uma copia por isso demorar 1 mês para que o fabricante responda (Beppi é Espanhola um envio demora no máximo 2 3 dias para cada lado), neste prazo são os senhores que tem que ver com a marca e não o cliente a ficar 1 mês a espera do artigo ou troca.

NUNCA ouvi tal, trabalho a 25 anos como gestor de uma loja de eletrónica e sou também consumidor, sempre foi aplicada a lei de troca reembolso nos 14 dias. Além do mais quando um artigo aparenta ter defeito, a própria entidade pede desculpas e faz um gesto ao cliente. Neste caso os senhores não respeitam nada nem ninguém (como podem ler outros casos aqui presentes). Não escutam o cliente nem a lei. A minha reclamação será fechada somente quando a ASAE der resposta, já que o dialogo convosco é impossível.
16 de novembro 2022
Bom dia Exmo. Sr. Miguel,

O nosso procedimento de troca respeita na totalidade, em todos os nossos estabelecimentos, os seguintes requisitos:

- o produto tem de apresentar as mesmas condições à data da compra;
- a troca tem que ser realizada no prazo de quinze dias;
- o cliente tem que apresentar a respetiva fatura.

Assim, aquando da receção do produto na loja verificamos que o produto não cumpria um dos requisitos acima indicados, uma vez que apresentava sinais de uso.

Sempre que um produto apresenta sinais de uso, facto que impossibilita a sua recolocação à venda, os nossos colaboradores efetuam uma reclamação interna para encaminhar o produto à marca, para que esta possa analisar e dar o seu parecer quanto à existência ou não de defeito de fabrico ou até mesmo nas matérias-primas utilizadas.

Tal reclamação não nos foi possível, uma vez que o Exmo. Sr. Miguel, não quis dispor do produto para que a marca pudesse analisar e dar o seu parecer.

De acordo com o disposto da alínea 2, do artigo 4º, do Decreto de Lei nº 67/2003, de 8 de Abril, o fornecedor tem 30 dias para se pronunciar sobre a falta de conformidade do artigo.

Sem mais para o momento, subscrevemo-nos,

De V. Exª.
Atenciosamente,
Universo do Sapato.
30 de novembro 2022
como podem ver em 2 dias perderam a cor
Miguel avaliou a marca
30 de novembro 2022

A marca não assume que em 2 dias é impossível ter as botas neste estado sobretudo para a marca Beppi. Afirmam ser devido ao uso... E os 14 dias não foram aceites derivados a isso. E não percebem que esperar 1 mês em pleno inverno sem o calçado é anormal, já que sendo para uma criança no próximo inverno deixam de servir. Tive que guardar o artigo neste estado, lendo os vários casos aqui presentes e a maneira como me falaram em loja é pratica corrente. Espero que as autoridades competentes leio este caso (livro de reclamações) e que sejam castigados. Pelo menos a má fama já existe e com a concorrência atual, espero que fechem...