Nbrand, Lda
  • A Urban Obras é uma rede nacional de obras e arquitetura, especialista em todo o tipo de obras, remodelações, reabilitações e decoração, com mais de 12 anos de experiência.

Com o apoio de equipas de profissionais altamente especializados, a Urban Obras apresenta um conjunto de valências inovadoras e integradas, distinguindo-se pelo atendimento e acompanhamento personalizado, exclusividade, criatividade, profissionalismo e bom gosto.

Apaixone-se pela sua casa! Sinta-se orgulhoso do seu escritório! Torne a sua loja no espaço que sempre idealizou!

Invista nos seus sonhos valorizando o seu património.

A Urban Obras trata de tudo por si. Contacte-nos!

• Rua Cidade de Bristol 177
    4250-135, Porto
  • geral@urbanobras.pt

Urban Obras - Incumprimento contratual

Inês Domingos apresentou a reclamação
1 de março 2023
Não é a nossa primeira obra com a Urbanobras Lisboa Sul, mas nesta segunda experiência tivemos uma desilusão com a empresa e com todos os colaboradores envolvidos. A obra foi entregue há 6 meses e continuamos com problemas, sem estimativa de resolução e atualmente sem qualquer tipo de comunicação.
Como o arquiteto que visitou a casa pra remodelar e apresentou o orçamento não comunica com a engenheira/arquiteta que acompanha a obra, todas as visitas iniciais onde é discutido a visão para a remodelação não servem de nada.
Durante a execução da obra, a equipa teve de ser trocada porque não aparecia ninguém na obra.
Segue uma lista de problemas que encontrámos durante a obra, muitos dos quais ainda aguardam solução.
- suite planeada ao cm por falta de espaço:
• Foram apresentadas soluções de carpintaria que acabaram por invalidar a utilização dos móveis existentes por engano do arquiteto
• Nicho da TV e nicho do wc da suite discutidos nas visitas à obra não eram do conhecimento do engenheiro que acompanhou a obra nem do mestre de obra. Foram vistos como “trabalho adicional”. Nicho da TV apesar de todo o planeamento não ficou centrado à cama.
• Wc da suite projetado ao cm para acomodar um lavatório duplo. Apesar disso, torneiras foram colocadas descentradas ao móvel do lavatório. Tiverem de ser colocadas novamente.
• Foi detetada uma fuga de água resultado da má colocação das torneiras.
• Roupeiro da suite tem 6 gavetas e várias prateleiras. Um mês após a entrega da obra uma das gavetas começou a empenar. Numa das visitas um carpinteiro cortou 2mm e corrigiu o problema. Passado pouco tempo todas as gavetas começaram a empenar. A solução apresentada foi orçamentar novo roupeiro, após pagarmos 2.700 euros por este. Agora dizem que não se pode cortar gavetas, só em fábrica.
- Casa com TV e internet em 4 divisões. Não foi contratado caixa ATI nem recomendado durante a orçamentação. A casa foi entregue com um buraco na parede da sala onde saem todos os cabos. Dizem que é “normal”, fazem assim em “todas as casas”.
- Entre as camadas de afagamento do chão pintaram as paredes. Por baixo da última camada de verniz ficaram pingos de tinta branca. Foi corrigido 6 meses depois da entrega da obra, com a desmontagem/montagem e deslocação de toda a mobília por nossa conta.
- Portas interiores foram colocadas apesar de terem as medidas erradas. Profundidade da aduela mas também largura das portas, o que resultou em trabalho adicional. Visualmente as portas têm 2cm de distância para a parede.
- A troca das medidas das portas fez com que a porta da lavandaria viesse com uma largura inferior a 60cm, o que fez com que as máquinas não entrassem. Para entrar a máquina tiveram de retirar a porta por completo e voltar a colocar. Ainda assim ficou decidida a substituição da porta para acomodar mudanças de máquina no futuro. 3 meses depois da obra vieram colocar uma nova porta diferente das restantes da casa e pintada em vez de lacada. 3 meses depois ainda não há estimativa de substituição da porta.
- Após reclamação por falta de qualidade dos acabamentos de uma parede com várias janelas, colocaram massa e pintaram novamente. Um dia após a correção, a parede começou a fazer bolhas. Atribuíram o problema à humidade e não à má execução. A parede sobreviveu 3 meses sem bolhas.
Estes são apenas alguns dos problemas. Batentes de portas em falta, fechaduras (de portas novas) que nunca funcionaram, paredes mal pintadas, vários silicones mal colocados, uma bancada de cozinha com defeito, e várias outras pequenas coisas que, acumuladas, nos fazem arrepender de termos escolhido a UrbanObras Lisboa Sul para fazer a nossa remodelação.
Fizemos 2 obras de remodelação e demos mais outras 3 a ganhar à empresa. Seria expectável termos mais respeito do que o que tivemos e continuamos a ter. A partir de agora, iremos alertar todas as pessoas que conseguirmos para este tipo de tratamento aos clientes por parte desta empresa.
Data de ocorrência: 1 de março 2023
1 de março 2023
Estimado cliente Inês Domingos,

Informamos que recebemos a sua reclamação 89468223, no dia 2023-03-01, que mereceu a nossa melhor atenção.

A situação que nos reportou foi reencaminhada para o departamento responsável. Encontrámo-nos a desenvolver todos os esforços para o contactar o mais breve possível.

2 de março 2023
Exma. Senhora Inês,

lamentamos desde já a situação que nos reporta. No entanto, cumpre-nos informar que a sociedade comercial Urban Obras Portugal não pode assumir qualquer responsabilidade decorrente dos contratos celebrados entre os franqueados.

Os nossos ateliers são jurídica e financeiramente independentes. Não obstante, já demos conhecimento da presente reclamação ao atelier em questão, pelo que o mesmo se encontra a desenvolver todos os esforços para a resolução da sua situação, pelo que pedimos que aguarde um contacto por parte do mesmo.

3 de março 2023
Enquanto não for contactada pela empresa em questão - Urbanobras - Lisboa Sul, não vale a pena tentarem fechar esta reclamação. Promessas de contacto tenho desde Agosto, ações poucas. Logo, o incumprimento contratual mantém-se, assim como todas as questões de falta de qualidade que não foram resolvidas.
Mas o mais importante é ficar à vista a total desresponsabilização da empresa de franchise, é importante que quem pense em contratar a empresa no futuro fique ciente disto: não há qualquer tipo de compromisso nem qualquer preocupação com o cliente final.
7 de março 2023
Exma. Senhora Inês,

A Urban Obras Portugal, enquanto Master Franchising, é responsável por zelar pela boa imagem da sua marca no mercado.

Uma das nossas políticas é a total satisfação dos nossos clientes. Desta forma, cumpre-nos informar que após qualquer reclamação recebida, são feitas as diligências necessárias com o atelier em questão no sentido de acelerar a resolução da reclamação recebida.

Nesse sentido, uma vez que já recebeu uma resposta por parte do Atelier Urban Obras Lisboa Sul, pedimos que responda e entre em contacto com as pessoas que coordenaram a sua obra, uma vez que estão a ser desenvolvidos todos os esforços para resolver as situações que reportou que não estão resolvidas ou que se encontram ao abrigo de garantia de obra.

Continuamos a supervisionar o estado/andamento da sua reclamação e insatisfação, pedindo que utilize o endereço de email qualidade@urbanobras.pt, para futuras comunicações e de forma a que nossa interferência e acompanhamento neste processo seja mais próximo.
7 de março 2023
De facto já recebemos contacto por parte a Urbanobras Lisboa Sul. No entanto, tal como das outras vezes aguardamos data de resolução das várias questões identificadas. Como tem sido hábito, não há prazo para resolução dos problemas, sendo que a desculpa mais recorrente é de que ligam todos os dias para os fornecedores e não conseguem obter uma resposta ou uma data. Para mim, cliente final uma resposta assim não tem qualquer utilidade, vão adiando consecutivamente a resolução dos problemas pendentes e sempre por "motivos alheios".
Quando não existe uma relação de confiança com os fornecedores porque não são fornecedores fixos é isto que acontece, e no final quem paga é o cliente final. Promessas de que na semana seguinte se resolve não servem, quando estão há meses a adiar. Esta reclamação só poderá ser fechada quando efetivamente os pendentes se resolverem e por isso aguardemos.
21 de março 2023
Copio a última comunicação com a empresa em questão:

Vamos então endereçar os temas ponto a ponto:

Pedra da bancada de silestone junto à janela com um polimento irregular – Em Novembro, quando foi identificado o problema na bancada e após a avaliação feita pela marca, dei nota à Urban/Joana que só poderiam levar a bancada caso trouxessem já a nova para substituir. Na visita do instalador, este recusou-se a dar uma data de substituição, foi extremamente mal educado, e abandonou a casa simplesmente virando as costas. Tendo em conta que estamos há meses a aguardar uma resolução do problema por parte do instalador que não “tem tempo”, não vou deixar que leve a pedra e fique novamente 3 / 4 meses para se apresentar com a nova pedra. A desculpa de precisar de levar esta bancada para tirar medidas não é razoável, porque para trazerem esta pedra tiraram medidas aos móveis sem bancada. Agora até podem tirar medidas à bancada colocada e replicar. Aliás, o comentário do instalador “mas vocês nem precisam desta bancada, é só para tirar café, não é uma coisa essencial” já demonstra o que aí viria se nós deixássemos que ele levasse a bancada…

Nem vou entrar mais por este tema, pois aguardo relatório da Silestone, que a mim me disse que o problema era do instalador e não da pedra.

Afagamento do chão da sala e hall de entrada – resolvido. Mas, tivemos de ser nós, a nosso cargo, a mover todas as mobílias e tudo o que tínhamos na sala e a espalhar pela casa. Por um problema que nos era inimputável. Demonstra apenas a falta de cuidado e qualidade do trabalho.

Limpeza do vidro da janela da suite – a executar em conjunto com a troca da porta da lavandaria. Problema identificado há mais de 6 meses, sem data de resolução prevista. Adicionalmente, foi-nos dito que o produto iria resolver. Mas quem sabe se é mesmo esse o problema? Quem nos diz a nós que não é preciso substituir os vidros? Enquanto não vierem à casa, experimentar o produto, a suposição de que o mesmo resolve este problema é meramente exploratório.

Dobradiça da cozinha com ferrugem e portas desalinhadas – resolvido. Demonstra apenas a falta de cuidado e qualidade do trabalho.

Intercomunicador com funcionamento deficiente - verificado por empresa da especialidade, a pedido da Urban Obras, confirmando-se o que já tínhamos informado. Não há nenhuma deficiência de instalação mas sim da coluna do prédio conforme foi repetidas vezes dito pelos nossos parceiros e confirmado por vizinhos – resolvido. Sobre este tema, importa realçar que nunca vos dissemos que todos os intercomunicadores do prédio funcionavam, logo é mentira o que foi referido pela Joana no seu último email, conforme já tive oportunidade de lhe dizer. Tivemos informação do condomínio que alguns intercomunicadores funcionavam.

Reforço do varão do roupeiro do final do corredor – resolvido

Revisão de silicones do duche e banheira – a executar em conjunto com a troca da porta da lavandaria. Sem data de resolução prevista.

Tinta a descascar e bolhas sobretudo junto a janelas – verifica-se um fenómeno de condensação junto das janelas e peitoris de significado relevante que está a provocar estes danos nas pinturas executadas. De notar que esta questão é totalmente alheia à execução da obra, sendo um problema da construção do edifício e não da qualidade da pintura interior;

Parece-me que não está recordada do que aconteceu neste caso. A execução dos acabamentos por parte da Urban nesta parede foi extremamente deficiente, a parede tinha falhas e os cantos não estavam bem feitos. Quando foi efetuada a primeira troca da porta da lavandaria, a equipa esteve a mexer na parede, lixou, corrigiu e colocou duas camadas de tinta sem deixar secar. O que aconteceu foi que após um dia as bolhas apareceram. Ainda nem tínhamos entrado na altura mais húmida do inverno, foi no dia seguinte à sua execução. A Urban pode agora alegar que a parede é muito húmida, existem problemas na construção, o que até pode ser verdade, mas não invalida o deficiente trabalho que foi feito na parede. Basta observar com atenção para verificar que muitas zonas não levaram sequer tinta, têm ainda a massa meio amarelada usada para corrigir as imperfeições. Por isso, até pode escorrer água por causa da condensação. Mas não foi a condensação que criou as bolhas, que apareceram antes da água começar a escorrer. E agora não é só água, como algumas partes não foram sequer pintadas e água passa pela massa amarela e escorre amarelo também. Para além disso, já vos foi referido por várias vezes, não pedimos para serem pintadas as pedras por baixo das janelas. E agora, estamos com essas partes (também) cheias de bolhas. Mais uma vez falta de qualidade na execução. Adicionalmente, quando tivemos os 6 na obra, a Adriana comprometeu-se a nos recomendar uma solução de tinta mais resistente e apropriada para este tipo de situações. Passaram-se meses, continuamos a aguardar essa recomendação.

Gavetas de cómoda e portas que não abrem ou raspam – foi verificado pelo fornecedor que estas peças se danificaram por excesso de humidade que fez dilatar a madeira.

De facto, a Urban pode novamente alegar a falta de qualidade na construção do edifício, o que é um facto dado que estamos a falar de um prédio com mais de 60 anos. Mas contratámos uma empresa para a reabilitação do nosso apartamento com um arquiteto e dois engenheiros e em nenhuma das inúmeras reuniões que tivemos de planeamento de obra, nos foi referido que deveríamos equacionar outro tipo de soluções devido à orientação solar da casa. A sugestão de que as gavetas afinal deveriam ter uma estrutura semelhante às das gavetas da cozinha teria sido bastante útil na fase de planeamento. Como não somos da área não o sugerimos no planeamento, mas diria que seria a função de um arquiteto ou engenheiro que estivesse a planear a remodelação.

Quando esteve cá uma equipa carpinteiros, inclusive desmontou uma das gavetas e tentou resolver o problema ajustando as medidas da gaveta.

Temos um armário desenhado pela Urban completamente inutilizado por má aconselhamento da empresa de obras. Demonstra apenas a falta de cuidado e qualidade do trabalho.

Em relação aos batentes, podiam-nos ter dado a vossa interpretação há mais tempo e nós teríamos resolvido o assunto. Ouvi pela primeira vez da Joana esta semana.

No que diz respeito ao planeamento vs. execução, ao longo da obra nunca nos foi dada possibilidade de correção. Por exemplo, quando questionámos se o nicho da TV estava centrado tendo em conta todas as medidas que tinham para o quarto, a resposta foi que não sabiam mas que agora já não dava para mudar. Quando perguntámos se a caixa dos fios da televisão e internet ia ficar assim na sala, disseram que o fazem assim em todas as obras e como não tínhamos pedido caixa ATI iria ficar assim. Quando verificámos que os erros das medidas das portas tinham levado a falhas no alinhamento das transições entre pavimentos também já não havia nada a fazer, aliás pagámos extra para ter taco antigo colocado com padrão que acabou por ficar sem padrão por causa destas falhas. Quando questionámos se tinham a certeza que a cama e mesinhas de cabeceira cabiam tendo em conta a abertura das portas do armário, foram verificar, reconheceram o erro posteriormente mas nunca nos foi feita a proposta de fornecer mesas de cabeceira novas.

Por fim, vamos dando nota de mais problemas que comunicamos individualmente à Joana/André mas que acabam por não ficar registados e que não temos sequer a certeza se serão resolvidos: porta do escritório/cozinha não tem os parafusos todos; porta do corredor não fecha à chave num dos sentidos; rodapé da sala com uma bolha enorme (não é de humidade, é junto a uma parede interior).

Ponto adicional, não mencionado até agora: estamos há 3 semanas a aguardar um orçamento de Ar Condicionado para a nossa casa. O que nos surpreende, visto que já pedimos a 3 empresas diferentes entretanto, e já recebemos orçamentos, alguns até revistos, por parte de todas. Qualquer uma das empresas que esteve na nossa casa a orçamentar a instalação questionou a pré-instalação da Urban para o Ar Condicionado. Se fosse só uma, nós ainda duvidávamos. Mas como foram três, sem qualquer relação entre elas, gostaríamos de ter o vosso orçamento também. Principalmente, gostaríamos de saber como é que a máquina exterior, que alimenta 5 aparelhos interiores, será colocada no exterior do prédio e em que sítio. Sem data de resolução prevista.

Quanto à nossa disponibilidade ao longo de todo o processo, tem sido enorme dado que ambos recorremos muito ao teletrabalho e alterámos diversas vezes os nossos planos profissionais para acomodar as vossas datas de intervenção.

O recurso às queixas já teve um ponto positivo que foi finalmente conseguirmos obter uma resposta da Adriana. Mas o principal motivo das nossas queixas foi deixar claro a todos os que pensem em recorrer à Urban Obras Lisboa Sul o tipo de problemas que poderão ter de enfrentar ao longo da obra e após a sua finalização. Tal como referi na queixa online, não podemos dar este assunto por terminado dado que não temos data nem prazo de resolução para nenhum dos pontos levantados acima.

____

Desde esta última comunicação: foram arranjadas as portas interiores; foram reforçados silicones; foi retirada a aduela da porta da lavandaria estando o tijolo à vista sem data de previsão de chegada da nova porta.

Mantemos a queixa aberta para que seja possível acompanhar o timing de resolução.
5 de abril 2023
Updates:

- Há um mês com a porta da lavandaria retirada sem previsão de chegada de uma nova (ver foto).

- Bancada silestone: reconheceram que o problema não era da pedra mas sim da instalação. A confiança no senhor é tanta que até sugeriram devolver o dinheiro da pedra só para terminar o assunto. Não aceitámos e aguardamos desde 27 de Março uma indicação para data de troca da bancada.

Como tal, tudo se mantém como anteriormente. Sem previsão de data de resolução.
20 de abril 2023
Continuamos a aguardar comunicação por parte da empresa Urbanobras. A desculpa é sempre a falta de resposta de fornecedores e por isso é tão importante escolher empresas de remodelação que tenham uma relação estável e de confiança com fornecedores.

A porta da lavandaria que foi colocada em novembro de 2022 e logo na altura se identificou que teria de ser corrigida por ser diferente de todas as outras da casa, continua a ser "feita" pelo carpinteiro, sem previsão de data de entrega.

A bancada de cozinha, para a qual já foi finalmente reconhecido pelo Sr. da pedra que o engano era dele (Sr. Barreira para quem estiver interessado não contratar com ele Silestone), continua a aguardar uma data de troca da pedra.

Felizmente cativámos o último pagamento à Urban, mas há limites. Vamos começar a pedir orçamentos a outros fornecedores e descontar deste último pagamento, caso contrário não sei quando teremos os nossos problemas resolvidos. Nem Urban franchise, nem empresa, ninguém diz nada.
18 de maio 2023
Na semana passada vieram trocar finalmente a bancada da cozinha.

Foi-nos enviada novamente a última fatura para pagar e foi-nos pedido para adjudicarmos com os carpinteiros que fizeram todas as portas da nossa casa, a porta da lavandaria. Mas teríamos de ser nós clientes a adjudicar o trabalho. Após denunciar esta atitude com o departamento de qualidade da Urban, recebemos indicação que afinal iriam fazer a porta noutro fornecedor e que para a semana virá cá alguém tirar medidas.

Vamos avançar com o pagamento parcial da fatura sempre com o receio que ninguém vá fazer nada a esta porta que está assim desde novembro de 2022. Não há qualquer justificação para este atraso na colocação da porta. Tenho cimento à vista, azulejo partido no chão numa zona de passagem numa casa com 2 crianças, conforme se pode ver pela fotografia de início de Abril.

Vamos continuar a descrever esta odisseia que está a ser lidar com a Urbanobras Lisboa Sul.
25 de maio 2023
Estimada cliente Inês Domingos,

A situação que nos reportou foi reencaminhada para o departamento responsável, sendo que foi comunicado que a situação encontra-se resolvida em parte, e que a restante, conforme foi explicado, estão a dar seguimento para concluir o mais breve possível!

Sabemos que já fizeram mais obras de remodelação/reabilitação com a Urban Obras e que ficaram extremamente contentes com o resultado, nesse sentido confiamos no Atelier em questão e sabemos que irão resolver o que está em falta.

26 de maio 2023
A reclamação não pode ser fechada enquanto existirem apenas promessa de resolução.
Uma porta "encomendada" em Novembro de 2022 que ainda não está colocada nem produzida em Maio de 2023. São estes os timings que quem contratar a Urbanoobras Lisboa Sul tem de ter noção.
Logo, apenas quando a porta for colocada iremos encerrar a reclamação.
26 de maio 2023
Estimada Inês Domingos,

Compreendemos a situação, vamos então aguardar para a resolução definitiva para fecharmos a reclamação.

23 de junho 2023
Desde Março, continuamos a aguardar porta, correção de paredes a descascar.
Bom dia Exma. Senhora Inês,

Temos conhecimento que as situações estão a ser tratadas pelo Atelier em questão.

26 de junho 2023
Temos indicação que a porta será colocada esta semana, mas ainda não há agendamento de um dia. No entanto, não temos qq indicação que serão efetuados os seguintes trabalhos pendentes:

- arranjo de parede estragada aquando da substituição da bancada da cozinha com defeito
- retirada da pintura nas pedras das janelas que estalou e foi colocada sem autorização. Não se pinta este tipo de pedra pq naturalmente com a humidade vai estalar (a pedra é uma ponte térmica)
- arranjo do azulejo do chão levantado aquando da retirada da porta
- arranjo da pintura que estalou um dia depois de ter sido pintada (pintada sem deixar a massa por baixo secar) na parede das janelas da cozinha
Bom dia Inês,

Já enviamos a informação ao Atelier da Urban Obras para darem tratamento e seguimento ao que informou.

3 de julho 2023
No dia 30 de Junho foi finalmente instalada a porta. A porta é claramente de qualidade superior às restantes portas colocadas na casa. O carpinteiro foi simpático e ofereceu-se para tentar arranjar a porta da cozinha (que não fecha), mas acabou por chegar à conclusão que esta não estava bem montada. Acabou por dizer que as portas deveriam ficar instaladas de forma a não bater. Posso dispomibilizar vídeos de várias portas diferentes, que batem. Quando há uns tempos detetámos este problema foi referido em conversas com a Urban, a resposta é a mesma de sempre: “É sempre assim, não dá para fazer nada”. São portas novas….

Esta é a nossa segunda remodelação e na primeira optámos por manter as portas antigas. Desta vez para não termos portas que não fechavam ou ficavam folgadas, optámos por portas novas lacadas em toda a casa. Mas não encostam bem, com correntes de ar fazem barulho… “É sempre assim”. Excepto se tivessem sido feitas com este carpinteiro.

A porta está colocada mas trabalhos de massa e pintura ficaram para uma data a definir. Mandámos email à Urbanobras Lisboa Sul, mas ainda sem resposta.

Por fim, quando chegaram para montar a porta questionei quando vinham fazer os outros 2 trabalhos pendentes: 1 – parede da cozinha com pintura a estalar; 2 – retirar tinta das pedras por baixo das janelas.

Em relação à parede da cozinha, fui confrontada com uma nova teoria. Agora reconhecem que de facto a tinta estalou porque a massa não tinha secado, mas a culpa é minha. Minha porque quando me contactaram para agendar os trabalhos, eu avisei que tinha uma festa com crianças em casa no fim de semana e, como tal, ou terminavam tudo nessa semana ou agendávamos para a semana seguinte e podiam demorar o tempo que quisessem. Calculo que a Urban faça algum tipo de planeamento de trabalhos, porque disse que tinham tempo suficiente para fazer nessa semana. Quando na quinta feira colocaram a massa (em novembro), para terminar o trabalho tinham de pintar na sexta. E pintaram sem secar porque eu os pressionei para tal, logo, segundo a Urban a culpa é minha e não da falha no planeamento nos trabalhos. Ou humidade ou pressão para pintar, pode ser por uma coisa ou outra, diz a responsável. A culpa nunca é da Urban.

No que diz respeito à tinta na pedra das janelas, é um tema que estão a tentar que caia no esquecimento. Quem vem cá a casa diz que não tem autorização para fazer esse trabalho. Eu também não lhes dei autorização para pintar, muito menos numa tinta que não está preparada para humidades. Não há qualquer defesa possível. Na fase de orçamento falei muitas vezes com o arquiteto responsável da minha preocupação com humidade e condensação de água nessas pedras e como poderia ser evitado. Acabámos por não fazer qualquer tratamento às pedras. Mas obviamente que pintar no interior uma ponte térmica como são estas pedras antigas por baixo das janelas, só poderia correr mal.

Segundo a Urbanobras Lisboa Sul, 2 ou 3 coisas numa remodelação total não é nada de especial. É uma questão de ler esta queixa do início ao fim para percebermos que não estamos a falar de 2 ou 3 coisas, mas sim de uma prática continuada de falta de qualidade e brio num trabalho de remodelação.
5 de julho 2023
Bom dia Inês,

Agradecemos o envio da atualização do ponto de situação relativamente a esta reclamação.

Já enviamos a informação ao Atelier da Urban Obras para darem seguimento e conclusão aos trabalhos que refere que ainda se encontrem em aberto.

20 de julho 2023
Finalmente, vieram finalizar os acabamentos da porta e corrigir a parede das janelas da cozinha. O senhor que veio trabalhar olhou para a parede das janelas e disse: "Não deixámos secar pois não?". Ou seja, sabia bem o que tinha sido feito.

Para além disso, questionei se não iam retirar a tinta das pedras das janelas. Quando veio o responsável da obra, mostrei-lhe como estavam as pedras. Ele comentou que não tinha instruções da Urban para retirar e que para o fazer as minhas filhas não poderiam dormir cá em casa porque o produto é muito forte. Aconselhou-me a insistir com a Urban para que as pedras não ficassem neste estado. Diz que não é comum pintar-se pedras, porque estas pedras ganham humidade e muito menos pintar com a tinta da parede.

Temos ainda este problema pendente que ninguém fala dele, porque a Urban não tem feito comunicações oficiais, apenas marcações de trabalho via whatsapp. A única comunicação formal que recebi foi a faturação final, que tinha ficado combinado ser feita após a colocação da porta.

Será feito o pagamento final e vamos ativar a garantia. O que vai acontecer é que a Urban vai dizer que a humidade não está coberta pela garantia. Mas o erro foi pintar sem autorização! Depois de ter sido discutido vezes sem conta com o arquitecto responsável pelo orçamento a possibilidade de impermeabilizar as pedras, exatamente pelo facto de eu saber que estas pedras ganham humidade. Acabou por não se fazer impermeabilização das pedras e fizeram ainda pior, que foi pintá-las. A desculpa, a de sempre: fazemos isto em todas as casa, nunca deu problemas.

Apesar de avançarmos com o pagamento quero uma resposta formal da Urban, obras ou responsável pela qualidade do franchise (que tem muito trabalho aqui com a Lisboa Sul), do que vai ser feito para retirar a tinta das pedras das janelas.

Vamos também ativar a garantia nos seguintes pontos:
- falta chave da porta da lavandaria
- interruptores estores elétricos estão trocados. Em todas as divisões estão diferentes.
- porta da cozinha não fecha (senhor que montou porta da lavandaria diz que está mal montada).
- sensor do roupeiro do quarto do meio não funciona igual aos outros quartos. Já reportámos diversas vezes a situação. A desculpa: os senhores vêm do Norte.
- Há uma bolha no rodapé da sala. Também já reportado diversas vezes. Cai sempre no esquecimento.
- prateleiras do roupeiro do final do corredor estão a soltar-se.
- Já temos falhas nas juntas do chão da cozinha e de um dos WCs.
- Já temos falhas no chão de taco de madeira, já sabemos que o chão é antigo e que eventualmente poderia acontecer. Mas passado um ano parece-me falta de qualidade na aplicação, até porque na casa anterior em que fizemos exactamente a mesma coisa, só passados 4 anos as juntas começaram a levantar. A prova de que é falta de qualidade na aplicação é que num dos quartos tivemos de colocar taco completamente novo. Nesse quarto, as juntas também já estão a abrir...
24 de julho 2023
Boa tarde Inês,

Já enviamos a informação aqui escrita no portal ao Atelier da Urban Obras para darem seguimento.

29 de agosto 2023
Recebemos finalmente uma resposta formal da Urbanobras Lisboa Sul, a pedir que retirássemos a queixa online.

Naturalmente não o iremos fazer porque só assim conseguimos que resolvessem os problemas da obra. Todas as comunicações são partilhadas. Não há escolha de factos, tudo o que acontece pode e deve ser aqui relatado para que qualquer pessoa que pense em contratar a empresa perceba que tipo de problemas pode vir a ter.

É esse o principal objetivo deste site.

Quanto aos temas pendentes:

-pedra das janelas: entrámos num impasse porque dizem que foi autorizado pelo cliente… mas tendo em conta que:

- conforme discutido com o arquiteto, tínhamos experiência de humidades e condensação nas pedras da nossa outra casa, também remodelado pela Adriana e não pintada. Aplicamos anti mofos todas as semanas no inverno e chegámos a aplicar um isolante na parte exterior.
- Discutimos com o arquiteto a eventual substituição da pedra para evitar esta situação
- Discutimos com o arquiteto a eventual impermeabilização da pedra, que acabou por não se verificar

Não me parece muito lógico que se coloque sequer a hipótese que depois disto tudo tenhamos autorizado a pintura da pedra, ainda para mais com uma tinta sem qualquer tratamento para a humidade. A realidade é que não autorizamos nada. O que aconteceu foi chegar a casa e ver a pedra pintada e receber a resposta tipo: “ah mas nós fazemos isto em todas as casas”.

- taco do chão: vão avaliar. Sim, o taco é antigo e decidimos mantê-lo. Mas tivemos de substituir por taco novo numa divisão e este já tem fissuras nas juntas, o que para mim indicia trabalho mal feito. Ou seja, se o trabalho foi mal feito no taco novo é natural que também tenha sido mal feito no taco antigo porque a casa foi envernizada toda ao mesmo tempo.

Não temos acordo em relação à pintura das pedras, entrámos numa situação do diz que disse. É um risco que se pode correr com a Urbanobras Lisboa Sul.
30 de agosto 2023

25 de setembro 2023
Bom dia Inês,

Agradecemos o envio da atualização do ponto de situação relativamente a esta reclamação e consequentemente o encerramento da mesma.

Salientamos que estivemos a acompanhar a situação de muito perto, inclusive com a troca de emails que houve.
Agrademos o seu ponto de vista.

Inês Domingos avaliou a marca
21 de setembro 2023

O responsável do franchise apenas assegura a resposta imediata às minhas questões aqui no portal, não tem qualquer intervenção. O franchisado, neste caso, a Urbanobras Lisboa Sul apenas começou a tentar encontrar soluções para os meus problemas após a abertura desta queixa, por isso diria que no final o Portal da Queixa serviu o seu propósito. Chegámos a acordo na maioria das coisas, que serão arranjadas nos próximos 30 dias (esperemos). No entanto, é preciso relembrar o negócio em causa: queremos uma remodelação chave na mão sem problemas mas é essencial que os franchisados tenham fornecedores de qualidade e não escolham apenas o mais barato, para se evitar os problemas que tivemos. O responsável do franchise também deveria ter algum controlo para assegurar níveis mínimos de qualidade.