Volvo Marca Recomendada

Volvo - Revisão/ assistência

Sandra Almeida apresentou a reclamação
14 de junho 2021
Boa Tarde.
Adquiri no dia 16/12/2019 um volvo XC60 onde realizo as revisões na Auto-Sueco em Almada, mais precisamente na R. Joaquim Pires Jorge 20, Feijó.
O veiculo realizou a revisão no dia 27/04/2021, tendo 42427Km, sendo-me entregue o Check-up do veiculo assinalando somente a necessidade de proceder à alteração dos dois pneus dianteiros por apresentarem um desgaste significativo.
Duas semanas após o veiculo ter realizado a inspecção, acendeu uma luz no painel, que indicava a presença de alguma anomalia a nível de motor e que contactasse a assistência/oficina (como refere no manual da volvo).
Segui as indicações do manual e contactei a auto sueco em Almada, relatando a situação e responderam dizendo que atualmente estavam sobrecarregados de marcações e que se encontravam em obras, sendo impossível um atendimento breve:
Confrontei a funcionaria dizendo que uma vez que se tratava de uma anomalia no motor, talvez fosse necessário averiguar a situação o mais rápido possível, no sentido de evitar futuros estragos que pudessem comprometer o funcionamento/ andamento do veiculo.
A resposta foi exactamente a mesma, e passo a citar:" Pois eu compreendo..., mas como lhe disse nós temos o agendamento completo e encontramo-nos em obras, de forma que é impossível fazer essa marcação."
Confrontei a Sra dizendo que também compreendia o facto de estarem em obras e de terem muitos agendamentos, mas que a situação merece alguma atenção pela anomalia que sugeria e que o facto de estarem em obras era uma situação que me ultrapassava.
Salientei que se surgisse algum problema futuro com o veiculo, pela negação de assistência, a responsabilidade iria ser da oficina.
Após alguns, segundos a Sra reflectiu e agendou para que o veiculo fosse visto para dia 02/06/2021.
Eu questionei o facto de aguardar tanto tempo e necessitar do veiculo para circular, não sabendo se o poderia fazer. A funcionária voltou a responder só mesmo para dia 02/06/2021 as 10:30.
No dia 31/05/2021, recebi uma confirmação do agendamento e no dia 01/06/2021 telefonaram-me a desmarcar porque não era mesmo possível realizar a assistência.
Remarcaram para dia 11/06/2021 as 13:30. Voltei a questionar facto de circular com o veiculo não sabendo se o poderia fazer. Contudo, a minha preocupação,não teve qualquer impacto nos funcionários.
No dia 11/06/2021, desloquei-me à auto-sueco, tal como combinado. Estive à espera 30 minutos que alguém me atendesse. A razão da demora foi porque estavam na hora de almoço e que a funcionária só regressaria às 14.00, desta forma, não entendo o porquê da marcação ser ás 13:30 (até porque também estava na minha hora de almoço e não cheguei a almoçar para cumprir o horário que ficara acordado).
Deixei a viatura e desloquei-me para o meu local de trabalho.
Ficara combinado que quando a viatura estivesse pronta me contactariam pessoalmente (inclusive deixei o meu contacto directo), o que não ocorreu enviaram uma sms para um outro número. Número este que pertence à firma onde trabalho, dizendo "pode levantar a sua viatura, está reparada".
Por volta das 17:00, o veiculo foi-me entregue, no entanto, quando vou para fazer o levantamento do veiculo a Sra apresenta-me uma factura com um valor a rondar os 80,00€.
Respondi à Sra, que essa informação teria que ser dada à empresa, (uma vez que o veiculo é da empresa onde trabalho- esta informação consta no processo da Auto-Sueco) pelo telefone atempadamente uma vez que a viatura não é pessoal e eu não poderia fazer a liquidação do mesmo. A Sra encolheu os ombros e respondeu: "Pois, percebo..."
O que a senhora não percebeu, foi que eu tive que me deslocar até à oficina de taxi e que para regressar teria de fazer o mesmo caso não efectuasse o pagamento.
Acabei por pagar o valor, da minha conta pessoal. Antes de realizar o pagamento perguntei a razão de ter que liquidar aquele montante, uma vez que o veiculo tinha estado a fazer revisão há pouquíssimo tempo e não percebia o facto de não ter sido detectada qualquer anomalia.
A resposta que obtive foi: "Pois... isto acontece de um momento para o outro". Após o pagamento, a Sra informa-me que tinham um orçamento para solucionar a anomalia se a luz voltasse a acender (não se chega a perceber se existe ou não anomalia). O valor do orçamento ronda os 800,00€
Questionei a Sra relativamente a todo o procedimento, pois fiquei abismada quando depois de liquidar o valor que fora pago, a Sra diz-me que esse valor é o do Diagnostico e que nem sequer realizaram qualquer reparação. que a reparação a efetuar estava descrita no orçamento que depois me fora entregue.
Sai das instalações da Auto Sueco de Almada por voltas das 17.00, andei sensivelmente 3Km e a dita Luz acendeu-se de imediato. Regressei à auto-sueco, relatei o sucedido, pedi para falar com a pessoa ou com alguém entendido no assunto, mas a resposta que obtive foi: "Pois...eu pecebo, mas agora já não tenho técnico nenhum que possa ver o seu caso tem que cá regressar um outro dia e provavelmente fazer a reparação que consta no orçamento".
Questionei mais uma vez a funcionária se após terem colocado o carro na máquina tinham circulado com ele, porque se o tivessem feito teriam percebido que imediatamente a luz voltaria a acender. A funcionária informou que os funcionários não circulam com os carros, o que para mim é inédito. Então voltei a questionar se colocassem o veiculo nas ditas máquinas e simulassem o seu andamento iriam perceber que a luz acenderia.
A resposta da funcionária foi: "eu não sei se o carro foi colocado na máquina".
Com toda esta situação venho descrever o meu descontentamento em relação à "suposta" assistência que deveria ter sido facultada pela Auto Sueco de Almada, até pelo que o problema continua por resolver, pois, a funcionária nem se prontificou a fazer uma marcação imediata para solucionar a questão.
Agradeço que a situação seja analisada e que em situações futuras adoptem outra postura.
Penso seriamente em mudar de oficina.
Cumprimentos
Data de ocorrência: 14 de junho 2021
14 de junho 2021
Obrigado pela sua exposição. Vamos analisar a mesma e daremos feedback nos próximos dias, já estamos em articulação com o nosso apoio ao cliente Volvo.

Temos tido de facto com o desconfinamento, um maior afluxo natural de pessoas para check up dos automóveis, às nossas oficinas, mas não no prazo que reporta. Vamos analisar internamente e daremos feedback o mais depressa possível.

Obrigado,

Equipa Volvo.

NOTA INFORMATIVA SOBRE O TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS

A Volvo Car Portugal, S.A., sociedade portuguesa com o NIPC 508 307 562, com sede social Lagoas Park, edifício 14, 4.º piso, 2740-262 Porto Salvo, doravante referida como “Volvo Cars”, “nós”, “nos” e “nosso”, irá, na qualidade de responsável pelo tratamento, tratar os seus dados conforme descrito abaixo.

Tratamos os seus dados pessoais sempre que fizer uma queixa ou colocar uma questão no Portal da Queixa (https://portaldaqueixa.com), por forma a contacta-lo e resolver a queixa/questão colocada. Este tratamento é baseado no interesse legítimo da Volvo Cars em prestar apoio aos seus clientes e potenciais clientes, garantindo a satisfação dos mesmos.

Trataremos os seus dados pessoais, incluindo as comunicações trocadas consigo, até à data de resolução da questão/reclamação por si submetida, conservando os mesmos pelo período de 5 anos, por forma a podermos defender-nos em qualquer ação judicial relacionada com a questão/queixa por si apresentada .

Os seus dados pessoais poderão ser partilhados com empresas do Grupo Volvo Cars e entidades subcontratadas pela Volvo Cars, sempre que estas entidades nos prestarem serviços de tecnologias de informação (p.ex. conservação de dados), bem como serviços de apoio ao cliente, consultoria, apoio jurídico e auditoria.

Os seus dados pessoais (nome completo, endereço de e-mail, número de contribuinte, contacto telefónico e, opcionalmente, a sua morada ) são-nos facultados pela Consumers Trust, Lda., entidade que gere o Portal da Queixa.

Enquanto titular dos dados, poderá exercer vários direitos (direitos de acesso, retificação, apagamento, oposição, limitação do tratamento e portabilidade e direito a apresentar uma reclamação à Comissão Nacional de Proteção de Dados). Para mais informação sobre os seus direitos relativos ao tratamento dos seus dados pessoais e para obter dados de contacto para mais informações e apresentação de reclamações, bem como para obter os dados de contacto do nosso responsável de proteção de dados, por favor visite a nossa política de privacidade de clientes disponível em www.volvocars.pt ou contacte-nos através do e-mail clientes@volvocars.com
15 de junho 2021
Olá Sandra, bom dia.

Tivemos entretanto informação de que já conseguiu junto da Auto Sueco Almada, e também em contacto com o nosso apoio ao cliente, agendar a intervenção necessária para reparação do seu problema.

Ainda assim, se necessário, por favor entre novamente em contacto connosco, estamos sempre ao seu dispor.
Da nossa parte, vamos encerrar esta reclamação, se necessário reabra novamente.

Muito obrigado,

15 de julho 2021
Bom dia.
Tal como é do conhecimento da Volvo no dia 11/06/2021, deixei o meu veiculo no concessionário do Feijó, na auto-sueco, para resolver uma anomalia no veiculo 40-UJ-41. Quando fui levantar o veiculo, circulei com o mesmo uns 5Km e voltou a dar sinal da mesma anomalia. Entretanto, contactaram-me da marca Volvo, para perceber o que se estava a passar e eu relatei o sucedido. O Sr. que falou comigo deu-me a opção de eu ir colocar o meu veiculo em Palmela ou Lisboa para que o problema fosse solucionado na hora. Informei o Sr. da Volvo que também fora contactada pelo concessionário do Feijó e que eles estavam a analisar a situação e que iriam agendar a reparação o mais breve possível, estando o concessionário só aguardar as peças necessárias á intervenção. Remarcaram para dia 12/07/2021 (um mês depois...sendo que se tratava de uma anomalia no motor). Contudo, no dia 12/07/2021, deixei mais uma vez o veiculo no concessionário do Feijó e no final desse mesmo dia recebera uma mensagem a dizer para ir levantar a viatura, pois já se encontrava reparada. No final do dia fui levantar o veiculo. regressei a casa(cerca de uns 5 Km) e estacionei. No dia seguinte, liguei o veiculo e para meu espanto, surge novamente a mesma anomalia.
Dá para acreditar? Três vezes que já me dirigi para resolver o problema e o carro vem exactamente na mesma!!
Na mesma não...com a agravante que ontem enquanto circulava inúmeras vezes o carro assinalou necessidade de arrefecimento e aparece uma ventoinha, situação que em condições normais nunca ocorrera.
Contactei o concessionário a solicitar o relatório dos trabalhos que foram realizados e a resposta que obtive foi que o responsável de oficina estava de férias e que o mesmo só poderia ser elaborado pelo próprio, tendo que aguardar até ao seu regresso. Solicitei uma copia da factura e disseram que não era possível facultar a factura porque como o veiculo estava abrangido pela garantia eu não poderia ter acesso à factura. Entendo que não me possam passar factura, isso é óbvio, mas podem facultar uma cópia da factura, até porque o veiculo é meu e como proprietário do mesmo tenho o direito a ter acesso a todo e qualquer trabalho que seja realizado no mesmo. Outra das respostas que me foram dadas quando informei o concessionário de como estava o veiculo, foi que a luz poderia acender por inúmeras razões , que até poderia ser uma outra anomalia...(a questão é que eu paguei um diagnostico ao veiculo em que foi detectada uma determinada anomalia; anomalia essa que fora orçamentada).
No final da conversa a Sra que me atendeu o telefone disse-me para passar no concessionário para avaliarem a situação. Confesso que não estou de todo interessado em regressar ao local, já caminhamos para a quarta tentativa,
são quatro dias impossibilitados de trabalhar...e até porque esta situação já se arrasta desde meados de Maio.
Agradeço que analisem a situação, pois parece-me que algo não está a funcionar no dito concessionário.
15 de julho 2021
Boa tarde Sandra.

Em primeiro lugar, apresentamos as nossas desculpas pelo que reporta acima.
Vamos agilizar para que o problema lhe seja efetivamente resolvido de forma permanente, e com a maior comodidade para si.
Prefere que a intervenção seja realizada novamente na Auto Sueco Almada ou tem disponibilidade por exemplo, para vermos a situação na SGS-Car, em Palmela?

Do nosso lado recomendamos sempre que seja feito na Auto sueco Almada, dado que têm já lá o histórico das outras intervenções.

Para sua maior comodidade, poderemos disponibilizar-lhe uma viatura de substituição.

Mediante a sua resposta, vamos agilizar com o concessionário uma data e hora viável para a recebermos, é possível?

Obrigado.

19 de julho 2021
Bom dia Sandra.

Conforme conversa na sexta-feira, vamos então confirmar a intervenção noutro concessionário, iremos confirmar-lhe telefonicamente durante o dia de hoje. Obrigado.

19 de julho 2021
Olá Sandra, vai ser contactada pela Auto Sueco Almada, de forma a resolver definitivamente esta situação, de qq forma estamos a acompanhar.
Dê-nos por favor novamente feedback, quando possível. Do nosso lado vamos fechar esta reclamação, mas aguardamos o seu feedback.

Obrigado.

Equipa Volvo.
Sandra Almeida avaliou a marca
1 de julho 2021

Em relação à marca Volvo, a minha opinião é positiva, contudo, quanto ao funcionamento do concessionário auto-sueco no Feijó a minha opinião é negativa. Só agendaram à reparação do veículo para dia 12 de Julho de 2021, quando a anomalia foi detectada em inícios de Maio!!