Roupa Interior, Lingerie e Biquínis

Women'Secret - Devolução de artigo - dados sensíveis solicitados pela empresa

Ana Lourenço Vaz Pinto
Ana Pinto apresentou a reclamação
7 de fevereiro 2023
No dia 11 de janeiro do ano corrente efetuei uma compra na loja on line da Women'Secret.
No dia 20 de janeiro recebi o seguinte e-mail:
"Contactamos contigo desde a loja online de Women'secret. Lamentamos comunicar-te que o produto 35946179604 que pediste na tua encomenda 11534852 está esgotado e como tal, efetuaremos a devolução do importe pela mesma forma de pagamento utilizada.
É possível que possas encontrar o artigo em alguma das nossas lojas. Em caso de teres feito o pagamento com Multibanco, receberás um e-mail com um link onde serão solicitados os dados da tua conta bancária, necessários para poder realizar o reembolso. Para compensar os inconvenientes causados, facilitamos um código de envio grátis para a tua próxima compra online."

Respondi, diversas vezes por e-mail e uma por telefone, que não vou fornecer os meus dados bancários por e-mail , por considerar tratar-se de informação sensível, tendo sugerido que fosse emitido um vale no valor do artigo em falta, em vez de procederem à devolução do valor por transferência.
Até ao momento, não obtive feedback, apenas vários e-mails da empresa a insistir no envio dos meus dados bancários.

Inclusive, no contacto telefónico com o contact centre, cuja chamada teve um custo de 1 euro, ocorreu um erro e a primeira chamada foi atendida por uma pessoa que alegou nada ter a ver com a WS, não se querendo identificar, nem sequer indicar o contact centre onde então estava a trabalhar. Disse-me inclusive que eu tinha ido parar ao seu computador e não sabia como. Fiz "redial" e fui então atendida por uma funcionária da WS, que após ouvir o relato da "chamada" anterior disse que eu me teria enganado a discar o número, péssimo começo de uma conversa cujo objetivo era reclamar sobre o serviço da marca, tendo eu informado que tinha feito redial. A pessoa com quem falei, a mesma que assinou o último e-mail que recebi sobre o assunto, disse que aquela é a politica da empresa e que não existem alternativas para a devolução.
Ora, sendo a falha da empresa que me deixou efetuar o pagamento sem primeiro verificar se o artigo existia e tratando-se de dados sensíveis, como o meu NIB, não me parece seguro ter o NIB indicado um e-mail.
Data de ocorrência: 11 de janeiro 2023