Worten
Worten Marca Recomendada Marca do Mês
88.0
Worten - Equipamentos para o Lar S.A.
  • World Trade Center
    Av. Vitor Figueiredo, Nº 4-J
    2790-255 Carnaxide

Worten - Descontentamento relativamente aos serviços

Susana Rocha
Susana Rocha apresentou a reclamação
18 de março 2015

É com pesar e descrédito, relativamente à empresa Worten, que me vejo obrigada a fazer esta exposição de descontentamento relativamente aos serviços e informação de produtos ali vendidos. Primeiro foi uma smart tv que cerca de 4 meses após a compra e apesar da pouca utilização (pois estava colocada na sala de estar), apresentou lesões no display começando a surgir uns riscos de alto a baixo e deixando posteriormente de apresentar imagem e funcionar corretamente, naquela altura foi para a garantia que lhe aplicou um painel novo, cerca de dois anos após reparação o mesmo aparelho volta a ter problemas no display, desta vez apresentou um risco na diagonal e deixou de apresentar imagem, tendo posteriormente rachado internamente pelo mesmo risco. Como se havia feito garantia adicional, participou-se à Worten a avaria. Dias depois estabeleceram contacto telefónico para apresentaram um orçamento de 900 euros para reparação uma vez que o aparelho estava rachado e a garantia não cobria. Que estava rachado já havíamos constatado, o que não percebemos foi o motivo da rachadura pois não houve nenhum manuseamento impróprio do aparelho, como aliás os técnicos tiveram oportunidade de observar, o aparelho não apresenta qualquer sinal ou marca de impacto (a lesão até é interna), assim obviamente que não aceitamos nem o orçamento nem a resposta e solicitamos uma justificação para o dano, contudo a empresa manteve a postura: o
aparelho está rachado, a garantia não cobre e para finalizar no intento de manter a fidelização do cliente ofereceram um desconto de 10% na compra de um novo aparelho.

Bem de seguida foi a vez do cp portátil começar a dar sinais de problemas, também este comprado na worten, começou a indicar que não detetava a bateria, o problema acentuou-se e como ainda estava na garantia, fiz a participação do problema, depois da situação da smart tv, já nem fiquei surpreendida quando me contactaram a indicar que o problema era da bateria e o orçamento era de cinquenta e tal mais iva ou seja sessenta e tal que no último contacto passou para setenta e tal por causa dos portes que não haviam sido mencionados anteriormente, curiosamente quando o computador fazia o seu trabalhinho e detetava a bateria, carregava-a e funcionava na normalidade. Contudo apesar de não estar convencida com a resposta, decidi solicitar informações acerca da bateria proposta ao que me indicam que será uma compatível com o pc, questiono se é da marca e se não há opção de uma bateria com mais capacidade (até porque verifiquei que há equipamentos cuja bateria tem garantia de um ano) mas voltam novamente com a resposta que a bateria foi a proposta pelo fornecedor e que o periodo de vida da bateria depende da sua utilização (como se respondesse à minha pergunta).

Para finalizar em cheio, com o problema do cp portátil (que é minha ferramenta de trabalho) decidi adquirir um hibrido, vi que a worten estava com uma campanha de desconto de 30% online, mas para não comprar o aparelho sem o ver decidi ir à loja, perguntei se estavam a praticar a mesma promoção ao que me foi dito que se tratava de um erro do site e que o desconto oficial é de 20%, aproveitei para colocar algumas questões sobre o mesmo (ram 2gb, capacidade de armazenamento 64+500gb,etc..) e pensando que se tratava de um bom aparelho passo para a efetivação da compra, quando o funcionário me indicou que só existia na loja o que estava em exposição, fiquei renitente, contudo o funcionário continuou: deixe consultar o stock, dizendo que haviam poucos (não me recordo agora o nº, mas recordo que de facto eram poucos) para cento e tal lojas e continuou: se comprar online receberá certamente um que também está em exposição talvez até no Colombo. Posto isto, decidi não arriscar em receber o do Colombo e adquirir o da exposição em loja, aproveitando para dizer bem se não estiver bem ou não gostar tenho sempre os quinze dias, ao que o funcionário me respondeu que nestes aparelhos tem se considerar que não está a funcionar bem (aproveitando o contexto para introduzir a garantia extra ou seguro).

Uma vez na caixa o funcionário volta com a questão: Então não vai querer fazer garantia extra ou seguro, posteriormente, desta vez uma funcionária, perguntei se houvesse alguma questão se me poderia dirigir a uma loja de maior conveniência para mim, ao que respondeu afirmativo. Mais uma vez para meu pesar comecei a utilizar o aparelho sem ativar licenças durante um período experimental e
no decorrer da utilização básica como aceder a conteúdos online o aparelho apresenta páginas em branco que após tentar o recarregamento ou novo acesso já apresentam o conteúdo, também o teclado do display não responde por diversas vezes quando tento acionar, sendo necessário acionar o icon 4 a cinco ou mais vezes, a acrescentar a isto verifico que o aparelho que supostamente teria
para armazenamento 64+500gb afinal só tem 49,1 vindo só com 27,4gb de espaço livre e ainda não ativei o office. Com estas discrepâncias todas e estando dentro dos 15 dias, foi à loja de minha conveniência fazer a devolução do aparelho, que me foi negada de imediato sendo inclusive mostrado os avisos afixados dos aparelhos que não se aceita devolução (como se o cliente fosse obrigado a olhar para cartazes afixados, até gostava de saber quantas pessoas vão ao médico e antes, durante ou depois do atendimento verificam os certificados do mesmo), bem mas eu lá expos a situação, que o colega havia dados a informação...segue-se que para haver alguma
possibilidade tive de fazer uma reclamação escrita na loja, que originou um futuro contacto perguntando se o funcionário da loja havia verificado a anomalia e oferecendo como única possibilidade de resolução, neste processo transparente, a entrega do aparelho em loja para ir para um técnico colaborador da Worten para que este valide a minha perceção, e quanto tempo isto demorará!! cerca de 15 dias. Excelente compro um aparelho pois preciso deste como ferramenta de trabalho e fico com o dinheiro empatado, sem aparelho e sem perceber onde ficou o
interesse pelo cliente, mais quando me contactaram em reposta à minha reclamação e questionei sobre o porquê da não aceitação da devolução uma vez que foi confirmar ao site o prazo e condições de devolução, informaram-me que se tivesse efetuado a compra online como havia pensado fazer, teria esse direito porque o cliente não vê o artigo como na loja (a mim também me parece que na loja nenhum
cliente tem oportunidade de ver o artigo como em casa.
É lamentável que uma empresa que trabalhou tanto para conseguir uma considerável carteira de clientes estrague agora esse trabalho provocando tantos transtornos e passando uma imagem capitalista sem interesse nem respeito pelos seus clientes.

Data de ocorrência: 18 de março 2015