Electrolux, Lda

Zanussi - Diagnóstico errado e assistência técnica terrível

Rui Barradas
Rui Barradas apresentou a reclamação
29 de fevereiro 2024
Após problemas com a máquina de lavar loiça, entrei em contacto com a assistência técnica da Zanussi (210 155 607). Prontamente, enviaram o técnico Carlos Manuel (969 103 840) para avaliar a situação. O diagnóstico custou 30€. A conclusão do diagnóstico foi de que o problema da máquina estaria ao nível do módulo de potência e o reparo iria custar cerca de 200/300€.

Com base nesta informação, e visto que tinha urgência em resolver a situação, avancei para a compra de uma máquina nova (650€). Após instalação da nova máquina, verificou-se que o problema se mantinha.

Assim sendo, cheguei à conclusão de que o problema não era da máquina como inicialmente indicado pelo técnico.

Chamei um canalizador que rapidamente trocou a torneira que fornece água para a máquina e o problema ficou inicialmente resolvido (tanto a nova máquina, como a máquina antiga passaram a funcionar).

Assim sendo, devido ao diagnóstico errado e incorreto que foi realizado pelo técnico (e que custou 30€), acabei por ser induzido a comprar uma máquina nova de forma totalmente desnecessária e mandei uma máquina completamente operacional para abate.

Para não falar das horas / dias que perdi em medições, deslocações, e todo o trabalho de retirar a máquina antiga e instalar a nova.

Após esta situação, contactei novamente a assistência técnica da Zanussi para reportar o problema e efetuar uma reclamação. Ficaram de me ligar num prazo de 48h, algo que não aconteceu. Passado alguns dias, voltei a contactar a assistência técnica (210 155 607) para dar seguimento à situação e fui atendido por um senhor com "28 anos de experiência" que não me deixou explicar a situação. Na chamada, este técnico foi rude, arrogante, mal educado, mal formado e ainda me disse que estava a passar-lhe um atestado de estupidez, quando apenas era meu intuito reportar a situação. É absolutamente LAMENTÁVEL a postura deste técnico, que no final ainda me desligou o telemóvel na cara.

Gostaria de saber quem vai assumir responsabilidades pela situação, pelos custos monetários, tempo e esforço que estiveram inerentes ao diagnóstico errado. Gostaria também de apresentar uma queixa formal para com o técnico que me atendeu a chamada, o tal de "28 anos de experiência" mal educado.
Data de ocorrência: 28 de fevereiro 2024