Electrolux, Lda
    2774-518 Paço de Arcos
  • electrolux.info@electrolux.pt

Zanussi - Equipamento deficiente

Ana apresentou a reclamação
8 de novembro 2023 (editada a 8 de novembro 2023)
Foi Registado em 28/11/2018, 19:49H com sucesso o seguinte produto comprado novo e a pronto: Secador de Roupa Zanussi, Lindo100, Modelo: ZDP7202PZ1 PNC: 916098534. No dia seguinte 29.11.2018 foram apresentadas reclamações dada a mediocridade do funcionamento do referido equipamento.

De salientar que optei pela compra de equipamento desta marca, dada a excelente performance do anterior modelo que ainda se encontra funcional após 20 anos de uso regular e cuja correia de transmissão partiu ao fim de 15 anos de uso.

Foi então criado o Ticket T10703647 a 29/11/2018, 15:59H pelo alegado suporte de cliente Electrolux e solicitadas informações extra que prontamente foram disponibilizadas. O suporte de cliente nada mais adiantou. Silêncio sepulcral.

O tempo foi passando e infelizmente outras prioridades se impuseram tais como doença e falecimento do marido e a fraudemia de 2020.

O equipamento sempre funcionou em condições insatisfatórias e eis que após 4 anos de uso regular a correia de transmissão parte. Não só partiu como se verificou após a retirada dos laterais da máquina que a mesma se foi desfazendo até partir. Comparado ao modelo anterior cuja única avaria foi uma correia de transmissão partida ao fim de 15 anos.

Uma intensa pesquisa online e verifica-se que o equipado veio com um componente inapropriado - em vez de 7 estrias, a correia apresenta apenas 6 estrias - i.e. a correia A05625402 hutchinson 6 PH 1971 Poly.V, em 4 anos de uso regular embora insatisfatório e manutenção de acordo com especificações do fabricante, apresenta-se completamente degradada/desfiada e partida.
Em suma, um componente estrutural medíocre, ou inapropriado, que somente pode ser diagnosticado após falha do mesmo.

Foram apresentadas novas reclamações escritas a 6 e 7 de Novembro passado e de novo a mesma estratégia da corporação, criação de ticket - Ticket: 633693 ] Re: [ Ticket: 633693 ] Secador ZDP7202PZ1 - código 916098534 - SN 83723879 e nenhuma resposta, apesar da urgência e fotos enviadas. Seguirá ainda hoje reclamação no livro de reclamações online.

Para além da performance deficitária, pergunto quais as consequências nas polias e/ou no motor, face ao uso de uma correia mais fina. Silêncio ensurdecedor. Ou seja, as corporações no seu melhor!

Pretendo que a nova correia de transmissão de substituição me seja enviada a custo zero. É o mínimo face ao silêncio e nenhum suporte pós-venda, desde a recepção do equipamento e imediata reclamação escrita.
Data de ocorrência: 8 de novembro 2023
14 de novembro 2023
Exma Sra Ana Pereira
Em resposta à reclamação enviada, informamos o que procura a Electrolux através das políticas de qualidade existentes nas nossas linhas de produção, é que a taxa de avarias seja baixa, no entanto, é de todo impossível garantir que os mesmos não poderão avariar ou sofrer desgaste derivado da sua utilização.
As máquinas vieram equipadas de fábrica com este tipo de correias (A05625402) com o código de peça 140056254026, como tal é correto o que veio com a máquina, no entanto e por impossibilidade de se conseguirem obter junto do fornecedor exatamente esta mesma referencia, desde fábrica foi criada uma substituição de peça para (A05625401) com o código de peça 140056254018 e que tem a mesma funcionalidade, tanto a correia (A05625402) como a (A05625401) foram aprovadas pela fábrica para utilização na máquina.
Para este caso concreto, a causa da deterioração da correia poderá estar relacionada com o desgaste próprio da utilização, as correias normalmente podem rebentar devido ao desgaste, não provocando por si só danos em outros componentes, no entanto os componentes todos eles também sofrem desgaste. Para seu conhecimento, informamos que o grupo Electrolux notifica os seus clientes e consumidores sempre que são detetadas falhas de qualidade com componentes, por forma a poder fazer a retificação dessas mesmas falhas sem encargos para o cliente, no entanto este não foi o caso. Uma vez que a secadora já se encontra fora do período da garantia, a Electrolux não pode assumir qualquer responsabilidade

Melhores cumprimentos
15 de novembro 2023
A trafulhice da Electrolux/AEG/Zanussi, afirma-se desde o primeiro dia em que registei o produto, logo após a chegada e no dia seguinte a primeira reclamação pelo desempenho deficiente. Consequentemente um ticket apenas na resposta automática. Nem mais uma comunicação pois sabiam de antemão que o problema residia na correia INAPROPRIADA. Uns reles cêntimos na origem seria o custo deste COMPONENTE que obviamente multiplicado por muitos milhões de secadores representará muitos milhões de LUCRO. São estas as actuais políticas de qualidade das corporações que já não dependem de clientes mas, de subsídios e incentivos dos contribuintes atribuídos pelos governos e banca. Até os accionistas estarão em 3º lugar depois da distribuição de lucros pelos respectivos CEOs. É esta a bandalheira da promiscuidade entre público e privado. Segue nova reclamação!
30 de novembro 2023
Exma Sra Ana Pereira,

Não consideramos ter existido falta de acompanhamento uma vez termos criado serviço de reparação [T10703647] encerrado com a informação :Cliente contactada 10/12/2018 informa que não podia para o agendamento, cliente tentativa de contacto 13/12/2018 não atendeu, cliente contactada 17/12/2018 diz que M.L.R já funciona bem.

Não identificamos falta de conformidade , nem no serviço de apoio ao consumidor, nem no fabrico do aparelho, para o qual garantimos o fabrico de peças para a reparação do bem.

Melhores cumprimentos

5 de dezembro 2023
À medida que mantenho e insisto nas minhas reclamações e exigência (reembolso do pagamento de uma correia de tracção adequada ao equipamento que deveria ter equipado o mesmo na origem), maiores são as provas de má fé desta corporação, tal como já vem acontecendo com outras corporações, desde 2020, que não se contentam em contornar a legislação em vigor, fugindo às responsabilidades inerentes, como chegam ao ponto de forjar correspondência e/ou comunicações, tentando ficticiamente provar a falta de resposta a um cliente/reclamante que no dia imediato ao registo do equipamento e uso do equipamento expôs, em vão, o medíocre desempenho do equipamento comprado novo, o qual veio equipado com uma correia inadequada.

A estratégia é sempre a mesma: Evitar o mais possível qualquer resposta/apoio no período de garantia regulamentada por lei e acima de tudo, aldrabar componentes que não estejam à vista - como o caso de um miserável (em termos de custo) embora importantíssimo componente, como é o caso de uma correia de tracção/transmissão, cujo custo na origem, para o fabricante ascenderá a alguns cêntimos e que após o período de garantia renderá à corporação muitas centenas de euros em “manutenções técnicas” e/ou “extensões da garantia/seguros”, onde se inclui a venda da tal “peça adequada” (que não equipou à partida o equipamento) com enorme lucro!

Quando reclamei não ter havido qualquer resposta às minhas reclamações de 2018, para além da emissão de um ticket e de uma resposta automática em Nov 2018, foi forjada a posteriori um alegado contacto... ou vários... telefónicos. Via fixo ou móvel?

E eu que desconhecia que o tal ticket afinal era um serviço de reparação! Portanto, AGORA até admitem que haveria lugar a reparação. Ou substituição, digo eu!

E no entanto, NINGUÉM ME CONTACTOU, por escrito e/ou telefonicamente. Como estive demasiado ocupada em finais de 2018 e 2019, sendo apanhada de surpresa, como muitos de nós, com o annus horribilis de 2020, acabei por reparar o modelo antigo e utilizá-lo mais assiduamente, sobretudo atoalhados, enquanto o modelo novo foi usado para peças de roupa mais leves. O que mais me indigna é que um modelo antigo cumpre a sua função sem os desgastes verificados nas novas gerações de equipamentos. E não me venham com a estória dos consumos energéticos inferiores porque não passa de outra ilusão.

Para além do facto de eu não prescindir de uma regra fundamental que há muito sigo e que se resume a apenas aceitar comunicações escritas com qualquer corporação, a Electrolux “diz” que sim, que comunicou comigo verbalmente e está dito! O cliente não tem razão, paga e não bufa! É assim, a canalhice em todo o seu esplendor, nesta corporatocracia. Fácil, barato e dá milhões aos mesmos!

Claro, que não chega apresentar-se um print de um alegado registo, de uma alegada (ou várias?) chamada telefónica em “pretuguês”, com o Cliente - eu - alegadamente com o objectivo de um alegado agendamento que muito convenientemente até foi cancelado, dado que a alegada M.L.R - a Máquina de Lavar Roupa - já funcionava bem. Deveras hilariante! Tudo, onde se inclui o “lapso” - em vez de secador, passou a máquina de lavar roupa.

Imagine-se os clientes a pagarem às corporações da mesma forma, não em notas mas, em anedotário! O mundo seria bem mais agradável!

Voltando ao cerne da questão, reitero:
1. Na foto enviada pode-se visualizar a diferença entre a correia velha (verde) e a nova (azul), entretanto comprada em Espanha e entregue na residência em 24 horas e a preço bem mais competitivo![ Factura já apresentada na reclamação anterior.] Comparem-se ambas as correias e é bem visível a diferença na largura.

2. O secador veio equipado incorrectamente com uma correia mais fina, menos 2 mm, com refª A05625402 hutchinson 6 PH 1971 Poly.V[ Correia de tracção de ciclo fechado de borracha 7PH1971, largura de 9 mm e 6 nervuras, circunferência de 1971 mm.], resultando num desempenho medíocre da máquina e num desgaste rápido da própria correia de tracção.

3. Deveria ter sido equipado com a correia A05625401 hutchinson 7 PH 1971 Poly.V[ Correia de tração de ciclo fechado de borracha 7PH1971, largura de 11,2 mm e 7 nervuras, circunferência de 1971 mm.], a qual supostamente equipou todos os secadores Electrolux/AEG/Zanussi,... menos o meu!?

4. Comprada e recebida de Espanha a nova correia apropriada, A05625401[ Correia de tração de ciclo fechado de borracha 7PH1971, largura de 11,2 mm e 7 nervuras, circunferência de 1971 mm.], com o código de peça 140056254018 e que, alegadamente, substitui as peças 140056254026, ou 1366033007, conforme o vosso site[ https://shop.electrolux.pt/lavar-roupa/secadores-roupa/correias/correia-de-transmissao-de-secador-de-roupa/p/140056254018 ].

5. Acresce salientar que todos os códigos de peças mencionados no ponto anterior se referem a correias de 7 nervuras e não de 6.

6. Qualquer delas deveria ter equipado o meu secador novo, em vez da A05625402 de 6 nervuras.

7. Repito: Não há correias de 6 nervuras recomendadas para este modelo, em conformidade com o seguinte diagrama disponível: “functional parts 602”[ https://tinyurl.com/y3cc37e2 ].

«O período de garantia legal terminou em 28/11/2021.»
Quanto à GARANTIA, a v/incompetência é tal que nem sabem o que dizem. Consultem a mesma disponível em pdf, aqui[ https://www.zanussi.pt/siteassets/regional-assets/emea/portugal/support/warranty-information/condicoes-gerais-da-garantia-2023.pdf ].

A trafulhice desconstruída: Dentro do período da garantia[ https://eportugal.gov.pt/cidadaos-europeus-viajar-viver-e-fazer-negocios-em-portugal/direitos-do-consumidor-em-portugal/garantia-de-produtos-comprados-em-portugal ] calaram-se e pós garantia, mentem, forjam comunicações que nunca existiram e desviam atenções do essencial, da MÁ FÉ!

Em suma, mantenho as minhas reclamações e exigência de reembolso do pagamento da nova correia e não dou o assunto por terminado. Sem mais,
15 de dezembro 2023
Exma Sra Ana Pereira,

Já foram respondidas as questões quanto à peça A05625402 anteriormente.
As condições de garantia eram as vigentes na data da compra do aparelho, não são as condições de garantia atuais.
Muito obrigada
Esta resposta tem um anexo privado
15 de dezembro 2023
Mantenho a minha reclamação. Não existe em nenhum lado, excepto nas vossas respostas, que uma correia de 6 estrias seja recomendada para este secador. EM NENHUM LADO. TODOS OS FORNECEDORES DE PEÇAS DE ORIGEM PARA ESTE MODELO RECOMENDAM 7 ESTRIAS E NÃO 6, COMO TENHO RECLAMADO. O facto de terem - sabe-se lá porquê - equipado de origem um secador com uma correia mais fina, resultou na má performance e no desgaste precoce da dita correia.
É evidente que não é preciso ser-se engenheiro para perceber a má fé da ELECTROLUX/Zanussi ao não assumir este componente como inapropriado.<<<
Todas as desculpas esfarrapadas dadas até agora SÓ provam essa mesma MÁ FÉ, onde se inclui um telefonema inventado, como alegado comprovativo de uma inexistente assistência/apoio ao ciente a uma reclamação escrita após recpeção, registo e uso do equipamento, A QUAL APENAS RECEBEU UM Nº DE TICKET E NADA MAIS. Como as mentiras têm perna curta, APREDENTAM AGORA UM FALSO REGISTO de telefonema e um inventado agendamento para visita de técnico (reconhecem agora haver lugar a assistência técnica) mas, que alegadamente EU DECLINEI DADO QUE A MÁQUINA DE LAVAR ESTAVA OPERACIONAL!
Depois têm a lata de me "informar" que a garantia expirou em finais de 2021. Hilariante.
Será que sabem ler? REPITO: «O período de garantia legal terminou em 28/11/2021.»
NUNCA CUMPRIRAM COM A GARANTIA e MENTEM COM TODOS OS DENTES!
Esta resposta tem um anexo privado
31 de dezembro 2023
Continuarei em 2024 as minhas reclamações contra a má fé da Zanussi/Electrolux, relacionada com uma má performance de um equipamento comprado novo em Novembro de 2019 e cujas reclamações escritas imediatas após recepção do equipamento não obtiveram qualquer resposta por parte do constutor, á excepção de uma resposta automática e um número de ticket. Somente em 2023 percebi afinal que o SECADOR foi na origem equipado com um componente inadequado, uma correia de transmissão de 6 estrias em vez de 7!
A má fé não se ficou apenas pelo componente inapropriado, ou pelo nulo tratamento da minha reclamação inicial, foi ainda mais longe: Além de negar responsabilidades pela falta de apoio técnicos, não cumprindo os requisitos de qualquer garantia, têm o descaramento de forjar um registo de contactos NUNCA HAVIDOS.

Votos de um ano novo cheio de reclamações.
29 de janeiro 2024
A marca não assume a ma fé no que refere à utilização de uma correia inapropriada de 6 estrias em vez de 7 estrias como recomendado por todos os fornecedores de peças, além da própria marca.
Ana avaliou a marca
29 de janeiro 2024

Recomendo a todos os consumidores que fujam da marca Electrolux e Zanussi. Em tempos que já lá vão seriam marcas com algum prestígio, hoje não passam de sucata!