Como abrir uma conta bancária? Procedimentos necessários!

Atualmente, já é possível abrir uma conta bancária sem sair de casa. Fica a saber quais são os procedimentos e documentos necessários quer para aberturas de conta online ou em formato presencial.

Abrir conta no banco já não é um processo demorado é cheio de burocracia. Hoje em dia, até online é possível abrir uma conta bancária e os documentos necessários para o fazer são relativamente simples de obter.

Para saber que tipo de conta abrir, pesquisa sobre o que oferecem as diferentes entidades bancárias. Há opções para adolescentes, jovens adultos, para quem domicilia o ordenado e outras que constituem uma espécie de pacote de serviços.

Antes de tomares uma decisão, informa-te, procura e compara diferentes bancos e opções.
 

Quero abrir conta no banco. O que devo fazer?

Já existem bancos que permitem a abertura de conta através do website ou da aplicação para o telemóvel. Informa-te previamente se banco onde queres criar abrir conta tem esta modalidade ou se terás de o fazer presencialmente. Às vezes, é solicitado um valor mínimo para abertura, mas este varia consoante a instituição.

Regra geral, os passos são os seguintes:

Abertura presencial, ao balcão: este é o método tradicional. Deves deslocar-te a um balcão de um banco e solicitar a abertura de uma conta. O processo é feito diretamente com o colaborador do banco. Em termos de documentos, são os mesmos exigidos numa abertura de conta on-line

Abertura de conta on-line ou pela App: Há instituições bancárias que já facilitam a abertura de contas sem necessidade de deslocação à sucursal. Outras permitem que dês início ao processo on-line. Deverás finalizar o mesmo no banco, para assinar os documentos ou tratar de outras questões. Pesquisa mais informação antes de tomar uma decisão e procura saber quais os bancos que disponibilizam a abertura de conta online.  

Tem ainda em conta que muitos bancos têm outro tipo de condições para esta modalidade que não se verifica na abertura ao balcão. Para além de ter de ser maior de idade (mais de 18 anos), deve respeitar as seguintes regras:

  • Ter nacionalidade portuguesa e não dupla nacionalidade;
  • Ser residente em Portugal e não possuir domicílio fiscal noutro país;
  • Ser o beneficiário efetivo da conta;
  • Não ser uma pessoa politicamente exposta ou titular de cargo público e não ter familiar próximo que exerça ou tenha exercido um cargo dessa natureza.
     

Documentos necessários

É muito simples abrir conta no banco. A lista é bastante reduzida e resume-se a três tipos de comprovativos: de identidade, de morada e de situação profissional. Conheça-os:

  • Documento de Identificação: Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade, Passaporte ou Autorização de residência no território nacional;
  • Comprovativo de morada: Cartão de Cidadão se possuir o PIN de morada, uma fatura de despesas domésticas dos últimos três meses (telecomunicações, água, eletricidade), ou Cartas da Direção Geral de Contribuições e Impostos;
  • Comprovativo da situação profissional: Declaração da entidade patronal ou recibos de vencimentos recentes ou cartão profissional. 

Há ainda outros que podem ser exigidos caso a morada fiscal seja diferente da morada de residência. 

  • Certificado de Residência Fiscal emitido por entidade oficial do País onde a pessoa reside, ou
  • Nota de Liquidação de Impostos (como: IRS, IUC, IMI) e uma Declaração/Correspondência emitida pela Autoridade Tributária, ou 
  • Documento emitido pelo Estado com indicação expressa e inequívoca de morada fiscal
     

Antes de abrir conta, pesquisa a categoria "Bancos" no Portal da Queixa

Antes de escolher o banco onde vais abrir conta, consulta o ranking da categoria “Bancos” no Portal da Queixa:

Banco Montepio – Índice de Satisfação de 81.2%

ActivoBank – Índice de Satisfação de 80.4%

Banco Primus – Índice de Satisfação de 76.1%

Santander – Índice de Satisfação de 72.7%

Banco Best – Índice de Satisfação de 67.8%

Caixa Geral de Depósitos – Índice de Satisfação de 65.2%

Lembra-te que, se estiveres em situação de desemprego não terás o comprovativo da entidade patronal nem recibos de vencimento. No entanto, podes abrir uma conta bancária. Em vez desta declaração, deverás ter de apresentar um comprovativo da inscrição o Centro de Emprego ou, caso não estejas inscrito, um atestado na Junta de Freguesia que comprove a tua situação económica.


Comentários(0)

Mais soluções.

Em cada email.Todas as semanas no teu email as notícias, dicas e alertas que te irão ajudar a encontrar mais soluções para o que necessitas.