Money Mules: cuidado com as ofertas de trabalho falsas!

Prometem salários acima da média, flexibilidade e oportunidades de crescimento na carreira imperdíveis. As ofertas de trabalho falsas nem sempre são evidentes para quem procura trabalho. Ao Portal da Queixa já chegaram vários casos de Money Mules que vale a pena conhecer.

Money Mules Portal da Queixa

Ser Money Mule é crime! Muitos desconhecem o conceito ou do que se trata, assim que importa começar precisamente por aqui: ser cúmplice deste tipo de crime organizado, na maioria das vezes de forma inconsciente, tem consequências muito graves.

Ao Portal da Queixa têm chegado algumas reclamações de consumidores que deixaram os seus trabalhos por ofertas supostamente perfeitas, mas que alegadamente parecem ser fraude. É importante não cair nesta rede e saber reconhecer este tipo de esquema.

Entende melhor do que se trata e como podes identificar este tipo de ofertas de trabalho!

Money Mules: Sabes do que estamos a falar?

Uma “Money Mule” – ou Mula de Dinheiro – é uma pessoa que transfere dinheiro obtido ilicitamente entre diferentes contas bancárias, muitas vezes entre países distintos, recebendo sempre uma "comissão" em troca da transação efetuada.

O recrutamento pode ser feito de várias formas, mas normalmente acontece através de ofertas de trabalho falsas, em que o candidato é aliciado com promessas de um “trabalho perfeito”. Para tornar a burla mais credível, podem até criar um site falso de uma empresa existente, com um endereço web parecido.

Normalmente, o público-alvo deste tipo de burlas são emigrantes recém-chegados e à procura de emprego, desempregados e estudantes em dificuldades económicas.

Lesados reclamaram no Portal da Queixa

Ao Portal da Queixa têm chegado várias reclamações de consumidores lesados por estas supostas fraudes. É o caso de algumas reclamações relativas à empresa Ranpier

“Fui contactada por esta empresa com o intuito de iniciar uma formação para integrar a empresa, sem muitas informações iniciei a formação a qual se processava de uma forma muito estranha, começamos por trocar contactos no Telegram.”, escreve Ana Lage

Manuel Linhares junta-se: “Fui alertado pela reportagem da RTP no dia 03/03/2023, para algo que já tinha sucedido comigo no passado dia 13/10/2022, quando fui contactado pela Ranpier para trabalho. Achei todo o processo muito estranho, não cheguei a ser abordado para recetação de dinheiro ou algo ilegal, mas quero juntar-me à denuncia desta empresa.”

A suposta empresa Hi-Lo Logistic Services também foi alvo de reclamações na plataforma. É o caso das reclamações de Ana Beatriz ou de Benicio Alves: “Recebi um proposta de emprego por e-mail, dizendo que havia recebido meu currículo pelo indeed para a vaga de Gerente de atendimento em contrato de 3 meses e salário muito bom.”

De destacar que, recentemente, Pedro Barros Lourenço, fundador do Portal da Queixa e CEO & Founder da Consumers Trust, alertou em entrevista no programa da RTP, “A Prova dos Factos” que “estamos apenas a olhar para a ponta do icebergue”. Nada mais certo tendo em conta as reclamações que começam a surgir na plataforma.

Indicadores-chave que deves ter em conta

A literacia digital é fundamental para conseguir identificar este tipo de ofertas de trabalho. É importante saber reconhecer este novo esquema que parece estar a ganhar grandes proporções também em Portugal.

Assim, e antes de responderes a uma oferta de trabalho, tem estes cinco pontos fundamentais em conta que te indicam que pode tratar-se de uma fraude:

- Email não solicitado por parte da empresa ou contacto através das redes sociais com promessas de dinheiro fácil;

- Oportunidade de emprego em que se oferece uma elevada quantia, total flexibilidade e poucos ou nenhuns requisitos profissionais ou literários;

- Funções laborais não especificadas, excepto uma muito importante: a utilização da conta bancária própria para efetuar transações avultadas de dinheiro;

- Todo o processo de recrutamento e de contacto profissional é feito online e através de chat;

- Má comunicação, com erros ortográficos e gramaticais.

Estes indicadores-chave são fundamentais para conseguires identificar este alegado esquema. Igualmente, pesquisa sempre pela empresa no Portal da Queixa antes de tomar qualquer decisão.

Comentários(0)

Mais soluções.