Perturbações nas linhas da UNIR. Portal da Queixa recebe duas centenas de reclamações

Os novos autocarros da UNIR arrancaram a operação em Dezembro, mas os primeiros dias da nova rede de transportes da Área Metropolitana do Porto não estão a ser fáceis. Atrasos, filas de espera que duram horas, falta de autocarros, alteração de carreiras e veículos sem informação do destino, motivam as duas centenas de reclamações já reportadas no Portal da Queixa.

Paira um clima de insatisfação sobre a UNIR, a nova rede de transportes da Área Metropolitana do Porto (AMP) que está a operar em 17 concelhos desde o início de dezembro. Ao Portal da Queixa chegaram inúmeros relatos de utentes que apontam problemas sentidos em vários pontos da rede.

Entre 22 de novembro e 6 de dezembro, os passageiros publicaram na plataforma cerca de 200 reclamações dirigidas à UNIR. A contestação começou antes do início da circulação dos novos autocarros, assim que os consumidores tiveram acesso à informação sobre as linhas e horários e reclamaram supressões de linhas. Foram 13 reclamações em novembro e já foram contabilizadas mais de 180 queixas em dezembro, sendo que, o maior volume de ocorrências foi registado no dia 5 deste mês, segundo dia oficial (útil) de operação da UNIR (61 reclamações), mais 7% do que no dia anterior (4 de dezembro), onde se observaram 57 queixas.
 

Atrasos, falta de autocarros e de informação

A gerar os principais motivos de reclamação dos passageiros estão: os atrasos, ou seja, o incumprimento dos horários programados dos autocarros, a gerar 72% das reclamações. Na origem de 22.6% das queixas, está a falta de autocarros, o segundo motivo mais reportado. Segue-se a alteração de carreira (3.2%), referente a casos onde há mudanças sem aviso. A conduta inapropriada do condutor do autocarro também foi denunciada em 2.2% das reclamações registadas pelos utentes.
 

Casos no Portal da Queixa

Pedro Andrade foi um dos passageiros que manifestou a sua indignação contra os atrasos dos autocarros da UNIR. Na reclamação registada no Portal da Queixa, relata duas situações em datas distintas. No dia 2 de dezembro, descreve: “Desde as 7.05 da manhã até às 08:48 para apanhar um autocarro.” Já no dia 4 de dezembro, reporta: “Desde as 06:35 até as 8:20 para apanhar um autocarro.”

Américo Braga também partilhou o seu descontentamento face ao serviço da UNIR: “A atividade desta empresa rege-se pela total incompetência e falta de ética. É inadmissível que sejam suprimidos horários, alteradas rotas, não se antecipe e informe os novos horários e outras trapalhadas”, escreve na queixa.

Recorde-se que, a UNIR começou a operar no dia 1 de dezembro, feriado de sexta-feira, substituindo os serviços efetuados pelos cerca de 30 operadores privados rodoviários na AMP. No Porto e nos concelhos vizinhos, o serviço da STCP (Sociedade de Transportes Coletivos do Porto) mantém-se inalterado. Perante o avolumar de constrangimentos registados, a marca gerida pela AMP já fez saber que prevê a normalização do serviço a partir de janeiro de 2024.
 

© PRODUÇÃO DE CONTEÚDO | Notícia


Comentários(0)

Mais soluções.

Em cada email.Todas as semanas no teu email as notícias, dicas e alertas que te irão ajudar a encontrar mais soluções para o que necessitas.