Recebeste um email sobre um reembolso de imposto? Pode ser fraude!

O alerta foi emitido pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT). Está a circular um novo email fraudulento relativamente a um suposto reembolso  de um imposto aos contribuintes. Atenção a isto!

Recebeste um email sobre um reembolso de imposto? Pode ser fraude!

Há um novo email fraudulento a circular em nome da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT). De acordo com o alerta enviado, a entidade clarifica: "A Autoridade Tributária e Aduaneira tem conhecimento de que alguns contribuintes estão a receber mensagens de correio eletrónico supostamente provenientes da AT, referentes um eventual reembolso, nas quais é pedido que se carregue num link", refere a mensagem publicada no Portal das Finanças.

Nesse “falso email”, o contribuinte é informado de que tem direito a um “reembolso de 250 euros” e que deve enviar um formulário através de um link fraudulento. A entidade alerta ainda que esse email é falso e que deve ser ignorado, uma vez que o objetivo é levar o consumidor a links maliciosos.
 

Emails ou mensagens fraudulentas: o que ter em conta

Se recebeste este email por parte da Autoridade Tributária e Aduaneira, ignora e denuncia a situação no Portal da Queixa, de forma a alertar outros consumidores para o sucedido.

 

Normalmente, estes tipos de esquemas fraudulentos baseiam-se em duas opções: informando o consumidor de que ganhou algo (como é o caso) ou criando no mesmo uma necessidade, como o aviso de uma multa ou de um pagamento em falta, que poderá ser liquidado no link sugerido – que acaba por originar a fraude.

Quando a burla acontece em nome de uma entidade credível, é sempre mais difícil de detetar. No entanto, é importante que pesquises e te informes antes de qualquer passo. Antes de clicar em algum link, pesquisa mais informação em plataformas como o Portal da Queixa ou nos sites próprios da marca a fim de entender se a informação que recebeste por email é real.

Em caso de dúvida, contacta diretamente a marca ou a entidade antes de qualquer passo em falso.

AT é a entidade que mais responde no Portal da Queixa

Com 4 milhões de visualizações, a AT é uma das entidades públicas que mais pesquisas tem no Portal da Queixa. Igualmente, é a entidade que mais responde e resolve, obtendo novamente a distinção de Marca Recomendada 2024.

Atualmente, a Autoridade Tributária e Aduaneira conta com um Índice de Satisfação de 86.5/100, apresentando ainda uma Taxa de Resposta de 100% e de Solução de 93.6%.  


Comentários(0)

Mais soluções.

Em cada email.Todas as semanas no teu email as notícias, dicas e alertas que te irão ajudar a encontrar mais soluções para o que necessitas.