Reclamações relacionadas com compras online sobem 5% este ano. Os cuidados a ter no Dia das Compras na Net.

Hoje assinala-se o Dia das Compras na Net. O número de adeptos de e-commerce continua a crescer em Portugal, mas também as queixas dos consumidores relacionadas com as compras online.

Dia de Compras na NET

Hoje assinala-se o Dia das Compras na Net. O número de adeptos de e-commerce continua a crescer em Portugal, mas também as queixas dos consumidores relacionadas com as compras online. Desde o início do ano, foram registadas no Portal da Queixa mais de 13.300 reclamações, uma média de 35 queixas por dia. Feito o alerta, é altura de reforçar a confiança dos consumidores nas compras online e relembrar as boas práticas de compras seguras na internet.

O Dia das Compras na Net (DCN) é uma iniciativa promovida pela Associação para a Economia Digital (ACEPI), que todos os anos agrega diferentes lojas online e marketplaces, para um dia único de promoções e descontos na internet. As promoções são bem-vindas, mas há cuidados a ter online, até porque as queixas relacionadas com o e-commerce não param de subir.

Até 18 de outubro deste ano, foram registadas no Portal da Queixa 13.393 reclamações relacionadas com compras online, um crescimento de 5% em relação ao período homólogo de 2021.

De acordo com a análise efetuada, os principais motivos de reclamação reportados pelos consumidores são: problemas com o reembolso, a gerar 4.932 das queixas (37%); os atrasos com as entregas somam 3.673 reclamações (27%); problemas com encomendas (defeitos, encomendas erradas, extravio), a acolher 2.722 reclamações (20%). O motivo de fraude/burla foi apontado em 1.620 queixas (12%). Na origem de 446 reclamações (3%), estiveram outros motivos.

No estudo às reclamações relacionadas com a categoria comércio eletrónico foram abrangidas as seguintes categorias: Tecnologia e Eletrónica de Grande Consumo; Sites de Reservas de Viagens; Equipamento Desportivo - Comércio a Retalho; Vestuário Homem e Senhora e Marketplaces Internacionais.

Como fazer compras seguras na Internet?

Perante o aumento do número de reclamações geradas no âmbito do e-commerce, e porque é essencial que as compras online sejam feitas em segurança e com confiança, o Portal da Queixa - que ergue como bandeira a literacia digital - reforça nesta data, junto dos consumidores, algumas DICAS sobre boas práticas de consumo na internet

Número de compradores online em Portugal cresce acima da média da UE

Há cada vez mais adeptos do e-commerce em Portugal, que compram com mais frequência e gastam mais online. O smartphone ultrapassou o computador como equipamento mais usado e o domicílio mantém-se em primeiro como local de entrega. Os dados são do mais recente estudo “Economia Digital em Portugal”, apresentado esta semana pela ACEPI.

Os resultados revelam também que 13% dos portugueses fizeram compras online mais de cinco vezes nos últimos três meses, com 65% a gastarem até 300€ no mesmo período. A categoria mais comprada continua a ser “Roupa, calçado e acessórios”, com um crescimento significativo nas “refeições entregues ao domicílio ou levantamento em loja”.

O meio de pagamento preferido dos compradores em Portugal é a referência bancária e o local de entrega mais solicitado é o domicílio. Na escolha de uma loja online é, por isso, dada muita importância à entrega gratuita.

O estudo revela ainda que em Portugal os compradores são mais jovens do que se considerarmos a média da UE. A facilidade de compra e a flexibilidade de horários são as principais razões para optar pelo e-commerce, segundo os inquiridos. Já as principais barreiras estão relacionadas com os hábitos, mas mais de 40% referiu também problemas de segurança e confiança.

 

© PRODUÇÃO DE CONTEÚDO | Notícia

 

 


Comentários(0)

Mais soluções.

Em cada email.Todas as semanas no teu email as notícias, dicas e alertas que te irão ajudar a encontrar mais soluções para o que necessitas.