Como compras online?

O e-commerce tem crescido exponencialmente, mas nem todas as lojas online são seguras. Como saber se compras em locais seguros? Amanhã celebra-se o Dia de Compras na Net e lembramos alguns pontos fundamentais a ter em conta.

Compras na NET

O e-commerce está presente na vida de todos os consumidores e são poucos os que nunca compraram online. O avanço da tecnologia trouxe-nos novos hábitos de consumo, cada vez mais digitais. Tal obrigou a uma rápida transição digital para as marcas, mas também para os consumidores, que devem saber exatamente o que compram e se o fazem de forma segura.

Perante o visível aumento de burlas online e tentativas de phishing, como fazes as tuas compras online? Sabes quem lojas online compras e se são seguras? Pesquisas sobre as marcas antes de comprar? Responde a estas perguntas e percebe qual o teu nível de literacia digital no que diz respeito a compras na internet.
 

O dispositivo de onde compras online é seguro?

Quer compres através do teu computador, telemóvel ou tablet, deves fazê-lo apenas quando o teu dispositivo móvel estiver protegido com um antivírus. Não te esqueças que clicar em links duvidosos pode infetar o sistema e fazer com que sejas um alvo fácil para roubo de dados bancários ou outro tipo de informação pessoal. Protege os teus dispositivos e tem muita atenção a endereços web maliciosos.


Utilizas conexões seguras para comprar online?

É importante aceder à internet desde conexões seguras. E, sobretudo quando partilhares informação pessoal, como dados bancários, morada, não o faças desde redes de internet públicas ou abertas, uma vez que ficas mais suscetível a que um hacker possa interceptar os teus dados.
 

O site ou loja online cumpre os principais critérios de segurança?

Verifica sempre o endereço web, se antes do endereço existe um cadeado – que significa conexão segura através da certificação SSL – se a loja apresenta endereço físico, se dispõe de política de devolução. Evita aceder a sites a partir de links desconhecidos, optando por inserir diretamente o endereço. É muito importante pesquisar mais informação e saber qual é a reputação digital da marca e da loja online – reclamações, opiniões, classificação – antes de tomar qualquer decisão.
 

Estás a par das condições de venda e política de cancelamento?

Pode parecer exagero, mas não é. Ler os termos e condições das lojas online e respetivas políticas de privacidade é importante. Segundo a legislação em vigor, todas as lojas online devem apresentar informações completas de identificação de empresa ou vendedor. Assim, num site de compra segura, nunca pode faltar:

- Nome ou denominação social
- Endereço geográfico em que se encontra estabelecido e endereço eletrónico
- Registo comercial
- Número de identificação fiscal

No que diz respeito à política de cancelamento ou devolução, certifica-te de que esta está bem explícita no site. Por norma, dispões de 14 dias para devolver um artigo, mas convém sempre confirmar. Se a loja online não tiver essa informação visível, desconfia!
 

Os métodos de pagamento são seguros?

Desconfia sempre de métodos de pagamento desconhecidos. Os mais seguros – e usados – os pagamentos com cartão digital. Em Portugal, usa-se ainda o Multibanco, MBWay e MBNet. No caso do MBWay, e devido às burlas que se têm praticado através da entidade, nunca forneças o teu código a nenhum vendedor particular ou site online. Em compras seguras, o único que te irão pedir é o número de telefone associado. O pagamento será sempre validado por ti, dentro da própria aplicação do MBWay.
 

Guardas os comprovativos das tuas compras?

Todas as lojas online estão obrigadas por lei a emitir uma fatura sobre a compra. É importante que a tenhas sempre contigo, como prova da compra, caso algo não corra bem. Se não receberes a fatura, é importante averiguares imediatamente o motivo. Uma vez mais, pesquisa sempre antes sobre a marca antes de tomar uma decisão.
 

Estás a par dos teus direitos enquanto consumidor?

O direito ao arrependimento visa à proteção dos consumidores em negócios celebrados à distância, simplificando assim o processo de devolução ou troca de produtos, ou mesmo de cancelamento de serviços. Uma vez recebida uma encomenda, tens 14 dias para proceder à sua devolução, se assim o entenderes, sem qualquer necessidade de justificar o motivo pelo qual o fazes.

As burlas online são cada vez mais sofisticadas e difíceis de identificar, assim que o teu melhor trunfo é pesquisar. Pesquisa e compara marcas antes de comprar, e vê qual o seu Índice de Satisfação e reputação. Igualmente, o movimento social #NãoSejasPato é uma grande ajuda para te ajudar a comprar de forma mais consciente.

O Portal da Queixa é, sem dúvida, a plataforma que unifica toda a informação sobre marcas e que te pode ajudar a tomar melhores decisões de compra, não deixes de reunir toda a informação que necessitas antes de qualquer decisão. 


Comentários(0)

Mais soluções.

Em cada email.Todas as semanas no teu email as notícias, dicas e alertas que te irão ajudar a encontrar mais soluções para o que necessitas.