Serviços de emergência médica: Conheça os casos mais reclamados?

Mau atendimento telefónico, nega de ambulância em caso de emergência,...estes são alguns dos casos mais relatados pelos portugueses no Portal da Queixa, acerca do serviço do INEM.

Serviços de emergência médica: Conheça os casos mais reclamados?

O Portal da Queixa já recebeu mais de 70 reclamações dirigidas ao INEM, o instituto nacional de emergência médica em Portugal.

A maioria dos casos são relativos a situações de necessidade de assistência médica, nomeadamente:

• mau atendimento telefónico
  • negar transporte
  • acesso a dados sobre ocorrências

Mau atendimento telefónico

Na altura do contacto são realizadas perguntas para avaliação do estado clínico dos envolventes, o tipo de situação e outros factores relevantes à equipa de emergência. A insatisfação de Ana Pires vai de encontro com a forma como é feito este atendimento telefónico pois, para além das inúmeras questões apresentadas, foi-lhe pedido o diagnóstico específico da avó dde 91 anos que não conseguia responder se tinha dores ou não.

Disse à senhora que a minha avó tem 91 anos, estava sem se conseguir mover, sem falar, só a tremer e a começar a apagar-se. Eu a ver a minha avó a apagar-se e a senhora a dizer que não tinha motivos para enviar uma ambulância. Entretanto a minha avó perdeu os sentidos e decidi agir com as minhas próprias mãos, porque continuar naquela chamada telefónica sem nexo nenhum não iria ajudar a minha avó.

Na reclamação de Andreia Barros, o problema refletiu-se também no atendimento telefónico mas mais para o final da chamada, pois após um pedido para serem rápidos obteve resposta que considera desaquada para a situação.

A senhora num tom exageradamente provocante responde: Minha senhora somos o INEM não andamos devagar... Ao que eu respondo: Eu sei mas como deve calcular estamos nervosos e a situação assim o exige... Ela diz: Não podemos ir pelo ar... Eu respondi: É escusado responder dessa forma... E a senhora desliga me o telefone na cara....

Negar Transporte

Depois de feita a triagem os operadores dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) indicam a melhor forma de proceder, enviando – se necessário – os meios de socorro adequados.

Lembre-se que as ambulâncias do INEM deverão ser apenas utilizadas em situação de risco de vida iminente.

Na reclamação feita por Diogo Romão, este informa que ao ligar para o 112 informaram que apesar das duas visitas de emergência da companheira ao hospital, onde fora informado que se não houvesse melhorias esta teria de se dirigir novamente a um hospital para se submeter a uma operação, não era considerado urgente. No mesmo telefonema, informaram que teria de entrar em contacto com os bombeiros da zona ou a linha saúde 24.

Após várias tentativas falhadas de entrar em contacto com a saúde 24, consegui falar com os bombeiros que me explicaram que por ser de madrugada não tinham ambulâncias disponíveis e que teria de ligar novamente para o 112 para pedir uma ambulância.
Volto a ligar para o 112 e voltam a negar-me uma ambulância por o caso "não ser grave".

Acesso a Dados sobre Ocorrências

Na página do INEM é possível ver uma informação acerca do direito ao acesso a dados referentes ao pedido de auxílio, registados nos CODU.

A preservação e conservação dos dados clínicos/nominativos obtidos no âmbito da assistência prestada, são da responsabilidade do INEM, podendo ser facultados ao respetivo titular e/ou a terceiro, nos casos legalmente previstos. O seu acesso, designadamente a documentos administrativos nominativos que incluam dados de saúde, encontra-se regulado pela Lei N.º 46/2007, de 24 de agosto, que aprovou a Lei do Acesso aos Documentos Administrativos (LADA).

Contudo, na reclamação apresentada por Aurea, a mesma levanta questões quanto ao direito ao acesso a estes dados:

Há um ano e alguns meses, solicito ao INEM informações ao minuto e as gravação telefónica, da chamada para o 112, referentes a uma ocorrência, em março de 2016 (originou um óbito).Algum tempo enviaram-me um documento com rasuras e factos que não correspondem à verdade que recusei. Reforço o meu pedido todas as semanas, através de e-mail e telefonicamente, não tendo qualquer resposta.

Consulte mais reclamações ao INEM no Portal da Queixa na seguinte ligação:

Comentários(0)