6.5
2 Insys 53.7
3 Brother 47.8
Acer6.5
Computer Ibérica, S.A.U.

Acer - Não resolução de avaria/problema mesmo em estado de garantia

Mónica apresentou a reclamação
6 de novembro 2019
Exmos Senhores,
Desde já os meus melhores cumprimentos.
Este assunto é respeitante à factura: AUD009/018912 e, bem assim, aos
Tickets com os ID: 9803996S & 9794897S.

No dia 02/09/2018, pelas 23:35 horas, adquiri um computador Acer SP513-52N-55 por 799.99€, na Loja Worten do Centro Comercial Colombo.

No dia 18/10/2019, dirigi-me à worten de Telheiras, a fim de colocar o computador na garantia, por se encontrar com as seguintes anomalias:
- Falta de leitura da impressão digital/fingerprint;
- Portas/entradas USB sem detectar Pen Drives e quaisquer outros cabos de ligação;
- Ruído excessivo da ventoinha e consequente aquecimento do computador;
E, por último, mas bastante relevante sem a qual não conseguimos trabalhar: Não detecta o Wi-fi, apresentando, dessa forma, anomalia na placa wireless.

Enviado para o local competente para ser arranjado e detectarem as possíveis avarias e solucioná-las ( TPM PT Deccare Porto, em Vila Nova de Gaia).

No dia 22-10-2019, recebi mensagem a informar que no seguimento do processo WO-05427189, o artigo já se encontraria reparado e pronto a levantar na loja Worten de Telheiras onde o deixei.

No seu Ticket com o ID: 9794897S, referenciava que havia sido substituída a ventoinha (Fan - 23.GRN1.001) e, afirmando que verificaram o bom estado de funcionamento do mesmo não tendo detectado outra anomalia além desta.

Ao chegar a casa, experimentei o que, para mim teria maior importância: O Wi-Fi.
1 - instalaram-me os browsers Modzilla e Firefox em língua Russa (Não pedi para fazerem instalação de qualquer um deles e, além do mais, não é aconselhável fazer instalação de browsers que não venham com o respectivo sistema operativo. Acresce que, obviamente, sendo portuguesa, não percebi absolutamente nada, nem consegui sequer mexer na internet, tendo de pedir a alguém de informática que me ajudasse por conhecer já, não a língua, mas os sítios onde teria de se ir para poder fazer o teste de internet e fazer a respectiva ligação).
2 - Ao experimentar, pude constatar que o problema da internet/placa wireless persistia.

Neste seguimento, enviei um email para a própria representante da Acer (Deccare Porto), que passo a citar:
"Boa tarde Exmos Senhores,
Antes de mais quero agradecer a vossa atenção para este nosso assunto.
No passado dia 02/09/2018 adquirimos um equipamento através da Worten, cujo equipamento tem os seguintes dados: Marca/Modelo - ACER SP513-52N; S/N – NXGR7EB002752065AF6600
Entretanto já há bastante tempo que se verificava a resposta negativa no desempenho deste equipamento, sendo que na passada data 10-10-2019 dirigi-me à Loja Worten Telheiras para colocar o equipamento em reparação (uma vez que o mesmo encontra-se ainda abrangido pela a garantia). Passo a citar os problemas mencionados na abertura do processo:
· Ruído no Cooler/Ventoinha do equipamento
· Placa Wireless sem força de sinal (Reconhece as redes mas sem força de sinal absoluto)
· Portas USB (Com diversos dispositivos USB (Discos Externos/Pen’s/Cabos USB ligação Telemóvel) todos eles com diversas falhas e desconexão constante
· Impressão digital (Em cada 10 tentativas de reconhecer a impressão digital reconhece 2 )
Entretanto poderão confirmar através do vosso próprio relatório, de que a única solução dada para estas anomalias detectadas, apenas foram detectados o S.O. corrompido e Drivers, para além da Ventoinha que foi substituída.
Em anexo poderão encontrar diversos testes efectuados novamente com o equipamento a 50 centímetros de distância do Router (anexos “Acer” + “Acer2”) onde no anexo “Acer” nem sequer já consigo aceder ao site. Poderão também encontrar em anexo (“lenovo1” + “Lenovo2”) outro equipamento à distância sensivelmente 3 metros do mesmo equipamento Router onde existe uma grande diferença no sinal.
Após a Reinstalação do Sistema Operativo, faço uma nota que foram instaladas versões do browser Mozzila Firefox em versão Russa (não percebendo o contexto), juntamente com o browser Opera (são ambos procedimentos dispensáveis à reparação e/ou tentativa de reparação em um equipamento.
Confirmo também de que o ruído relativamente à ventoinha foi ultrapassado, mas todos os restantes pontos mencionados como anomalia, encontram-se no mesmo estado. Sendo que necessitamos de uma solução viável.
Peço desta forma de que tenham alguma atenção para este caso, pois este equipamento é utilizado pelo o nosso departamento jurídico do qual é uma ferramenta de trabalho indispensável. Não podendo de todo sofrer diversas tentativas de reparação. Sendo que nós seremos os lesados sem o equipamento para a colega trabalhar.
Irei uma vez mais assumir a deslocação às instalações da Worten para deixar novamente o equipamento para reparação/análise. Mas faço o pedido/nota de que não poderemos assumir constantemente este defeito no equipamento. Do qual sugiro talvez a troca da placa Wireless.
Anexo também os relatórios da Deccare e da Worten, para servir como prova/consulta ao processo.
Nº Processo DECCARE – 5427189
Nº Processo Worten – WO-05427189".

Ao receberem o e-mail, responderam lamentando a reincidência e informando a exposição do assunto ao departamento técnico, referenciando, ainda, que ficariam a aguardar o equipamento, novamente nas suas instalações.

Nesta senda, voltei à Worten de telheiras para que me pudessem arranjar o computador, tendo aberto o Ticket com o ID: 9803996S.

No dia 6 de Novembro de 2019, recebo a informação de que a reparação WO-05623866 já estaria concluída aguardando levantamento na loja worten de telheiras.

Qual não foi o meu espanto que, ao receber o meu computador, na descrição da folha de reparação constava "efectuadas todas as actualizações do Windows disponíveis até à data, efectuados testes ao wifi e portas ubs em apresentar falhas/perda de ligação e o fingerprint encontra-se a funcionar correctamente. Anomalia detectada não era defeito mas consequência e uso inadequado. O SAT reserva-se ao direito facturar futuros casos idênticos".

Ora questiono, em primeira mão:
a) O que entendem por uso inadequado?

Segundo:
b) Como provam o mau uso?

Terceiro:
c) se entenderem o "uso inadequado" a instalação de browsers que não fazem parte do sistema operativo, então meus senhores, informo que a culpa vos é imputável porque o vosso centro de assistência é que fez as respectivas instalações, sem autorização, sem fundamento e de forma desadequada e totalmente não recomendada.

Acresço o facto de vos ter sido proposta a troca da placa wireless e vos foram enviados prints da respectiva situação.

Informo que também irei enviar um vídeo, com o respectivo computador com anomalias e outro de características semelhantes, no entanto de outra marca, a proceder ao teste, com a mesma rede, à mesma hora, ao mesmo tempo, e a diferença de sinal dos mesmos.

É absolutamente intolerável, injustificável e desprezível a forma como vocês tratam destas situações.

O meu computador está na garantia e, como tal, tendo direito à respectiva reparação, pretendo saber qual a resolução que os senhores pretendem dar a este problema. Caso contrário, ver-me-ei forçada a agir de outras formas e, inclusive, a pedir a devolução do valor que despendi e ser ressarcida de todos os anos que V.Exas me causaram no âmbito do trabalho, da sociedade, da empresa e, mormente do sector jurídico que se viu com bastantes entraves e inconvenientes para poder trabalhar, muitas das vezes não o conseguindo fazer.

Aguardo uma resposta e uma solução para esta questão
Data de ocorrência: 6 de novembro 2019
14 de novembro 2019
Por analogia e, em paralelismo com a reclamação número - 33336719, do portal em apreço, informo que a situação ficou resolvida pelos representantes a marca.
Mónica avaliou a marca
14 de novembro 2019