19.2

ADENE - Impedimento na emissão de certificados energéticos

Salvador Amaral
Salvador Amaral apresentou a reclamação
25 de janeiro 2021
Desde o dia 01-01-2020 que não é possível fazer o pagamento de taxas para emissão de novos certificados energéticos, devido a problemas informáticos da entidade gestora - Adene. A partir do dia 10 criaram uma possibilidade de pagamento por transferência bancária, que manifestamente não resulta. Tenho pagamentos feitos no dia 14 e 15, e até ao momento os certificados não foram libertados.
Sem este documento, nenhuma escritura pode ser feita, e os imóveis não podem ser anunciados nas plataformas. Não é difícil imaginar as repercussões de tudo isto. Obviamente para quem trabalha nesta atividade, os prejuízos são enormes. Não só pela dificuldade em faturar trabalhos que não podem ser realizados, como no próprio relacionamento com clientes, com quem houve acordo de prazos.
Posso entender as dificuldades que levaram à necessidade de fazer melhoramentos na plataforma. Não consigo entender que os mesmos tenham sido feitos, sem qualquer tipo de preparação,
A acrescer a tudo isto, a informação dada pela Adene é nula. Não há até ao momento nenhuma informação acerca da data em que o problema vai estar solucionado. Serão horas, dias, semanas, ou meses?
Data de ocorrência: 25 de janeiro 2021