41.1
  • Praceta Mayer Garção, n° 7
    2820 - 280 Charneca da Caparica
    Quinta Nova
  • geral@adm-global.com

ADM Global - Infiltrações que não verificadas/reparadas pela entidade que recebe quotas e "gere" o prédio

Luis Oliveira apresentou a reclamação
5 de setembro 2023
Bom dia Ex.mos Senhores,

Relativamente ao email do meu irmão, datado de 3 de Janeiro de 2023, existe algum plano de ação ou comentário ?

Na ausência dessa resposta, permitam-me apresentar-me. Sou familiar directo dos residentes na fracção mencionada no email que vos enviei esta manhã, em Azinhaga da Carreta, Nº9. Neste último mês, fui responsável pelo acompanhamento (ou falta dele) deste processo e respectiva vistoria por uma empresa certificada, na ausência de um dos proprietários.

Tomei conhecimento desta situação, pelo email e pelas várias visitas ao imóvel nos últimos anos, com a esperança que esta situação se encontrasse resolvida à data.

O que consigo aferir das vossas respostas aos meus familiares, passo a citar: "problemas de condensação" e " manual de limpeza de fungos" são baseados meramente em conhecimento empírico. Gostaria que me facultassem o relatório sobre os "problemas de condensação" encontrados pelo "perito" do seguro. Se esse "relatório" for baseado em vistoria meramente ocular, como devem calcular, dispenso.

Sobre o manual de limpeza que V.Ex.as enviaram por email à minha familia, por educação e bom senso, não irei tecer comentários ao mesmo.

Visto que V.Ex.as se basearam em método de análise empírica nos últimos anos, permitam-me fazer também uso do mesmo método, como base de principio, na análise deste caso:

Prédio com 4 Fracções;
Arrecadações do último piso não padecem deste tipo de situação (possivelmente a telha está ok e a fazer a devida protecção)
Toda a zona afectada no interior da habitação, advém de uma zona plana, pedonal que não tem protecção direta do sol, chuvas;
Piso 2 (Ambas as fracções são afectadas com claramente vestígios de infiltração de água, no Inverno);
A ADM envia respostas da Seguradora nos últimos anos com visitas oculares sem recurso a material de análise técnico (ex: sondas, ou medidores térmicos);
Esta situação acontece em 50% das fracções do prédio;
Esta situação agrava-se em período de chuvas;
Esta situação nunca afectou as frações acima referidas durante aproximadamente 18 a 20 anos (comprovado por mim que fui residente do mesmo nesse período);
As placas colocadas com "telhas" a fazer peso, permitam-me afirmar que é uma autêntica obra de "Engenharia" (quando falamos em resolução de infiltrações). Tal como reportado, a situação agravou-se depois dessa intervenção;
Neste momento, a área extensa de bolor e fungos, acarreta graves consequências para a saúde dos familiares que habitam nesta fracção. Eu próprio, quando visito o imóvel, consigo sentir problemas de respiração, passado 1h ou 2h de estar no local.

Passado o conhecimento empírico, vamos a factos.

Tomei a liberdade de efectuar as diligências que achei necessárias (e que acredito que os especialistas na gestão de condomínios, poderiam e deveriam ter tomado) e cheguei a algumas empresas certificadas, nesta área de infilitrações. Foram efectuadas visitas com recurso a medidores de campo no passado dia 27 de Julho de 2023, que nos permitiram aferir, com rigor, toda a situação que vem descrita no relatório em anexo e os devidos passos para a resolução da mesma, que passo a citar:

Inspecção:
" Verificado o exterior do edificio constatámos várias patologias que contribuem para que ocorram estas patologias no interior da fracção e que resultam de acumulação excessiva de humidade por vários áreas do edificio, necessitando o mesmo de obras de conservação para evitar o crescente agravamento das mesmas"

"- Falhas de selagem na fachada, com exposição dos panos de alvenaria, o que denota má cobertura da pintura aplicada por si já bastante envelhecida e permeável, provocando elevada absorção de humidade para o interior da fracção, bem como criação de fenómenos de pontes térmicas, agravando toda a proliferação de fungos e bolores - Fissuração exterior - Má selagem entre juntas de pedras e de revestimentos cerâmicos - Abertura das juntas de dilatação"

Intervenção na cobertura
" Esta intervenção além de não trazer nenhum benefício prático, agrava problemas de condensação e concentração de humidades para a fracção inferior, uma vez que toda a água que deveria escoar diretamente nas caleiras, passa a ter empoçamentos, criando áreas propícias ao crescimento de fungos e plantas, conforme pudemos verificar que já acontece ao longo das caleiras,"

(Tal como indicado anteriormente, no email de André Oliveira no dia 3 de Janeiro de 2023).

Conclusão:
"Perante o levantamento efetuado, podemos concluir que o edificio necessita de obras de conservação completas e urgentes ao nível das fachadas e uma revisão ao nível da cobertura, conforme referido.

Sem a intervenção exterior o agravamento das patologias no interior da fracção 2.ºEsq continuará a verificar-se, com todos os problemas que acarretam, nomeadamente degradação do estuque nos tetos e paredes afetadas, elevada contaminação de fungos e bolores e respetivos problemas de saúde que acarretam para os moradores

A intervenção a efetuar no interior da fracção passará sempre por uma descontaminação completa das áreas afectadas, seguida da reparação de estuques e respetivas pinturas"

Sendo a minha área de formação e profissão de ciências e números, acabo por não conseguir perceber, como podemos chegar a esta situação (fotos em anexo) permitam-me, vergonhosa e com grave risco para a sáude dos meus familiares. Diria até, que é um atentado a qualquer pessoa que tenha de inalar toda a matéria contaminada, proveniente do exterior, durante estes últimos anos.

Face ao exposto, exijo uma resposta célere a este email com o respectivo plano de acção a ser tomado até 31 de Agosto de 2023. Caso contrário, seremos obrigados a accionar todos os meios legais, para que esta situação seja resolvida de uma vez por todas.
Data de ocorrência: 17 de agosto 2023
ADM Global
21 de agosto 2023
Bom dia Sr. André,

Contextualizando a sua reclamação, no seguimento da interpelação do seu irmão, a 03/Jan/23 foi dado feedback que estavam a ser recolhidas propostas para a impermeabilização do edifício com aplicação de sistema ETICS em uma das fachadas, foi igualmente dito que o apartamento se apresenta num estado avançado de contaminação por fungos, patologia comum no edifício devido a pontes térmicas, mas que no caso do apartamento em questão tomou dimensões maiores, possivelmente por o apartamento se encontrar desabitado e não ser arejado.

No mesmo email foi igualmente recomendado por nós a limpeza dos fungos / descontaminação pois a situação piora quando não são tomadas medidas para mitigar o problema, por cortesia foi igualmente enviado um manual de limpeza de fungos em que expõem a natureza do problema, na generalidade é comum os proprietários confundirem infiltrações com condensações.

Respondendo diretamente à sua reclamação: sim o diagnóstico foi feito de forma empírica, assim como o diagnóstico da empresa de engenharia que não executou qualquer tipo de medições de humidade (porosidade) (justificadamente, pois o tempo encontra-se seco), o feedback oferecido pela empresa de engenharia contratada por v/ exas vai ao encontro da nossa opinião (empírica) dos problemas, as fachadas precisam urgentemente de ser impermeabilizadas.

Apenas em situações devidamente justificadas enviamos técnico ou recorremos a empresas de engenharia pois reclamações com humidades são o nosso dia a dia, muitas das situações são infundadas ou não são da responsabilidade do condomínio (andar para andar), primeiro tentamos perceber o problema - existe uma triagem - e apenas em situações devidamente justificadas partimos para este tipo de despesas.
Tendo em conta o histórico do seu prédio, solicitar uma nova opinião técnica na nossa opinião seria má utilização de recursos do prédio.

Partindo para a solução apresentada, queira pf consultar a ata 14 no ano de 2018 onde foi apresentada proposta para resolução dos problemas e os proprietários decidiram criar uma quota extra de cerca de 5 anos para o pagamento desta obra.
O proprietário, sr. Arlindo de Oliveira esteve presente, assinado a ata, tendo por isso consentido que o problema não teria solução antes do final de 2023 (Q3), mais acrescento que os valores praticadas na área da construção desde 2018 aumentaram significativamente não sendo a proposta adjudicada na altura válida, quando foi respondido ao seu irmão, sr. Luís de Oliveira, que estaríamos a recolher orçamentos o que na verdade queremos dizer é que estão a ser recolhidas propostas atualizadas no sentido do tema ser novamente falado em assembleia e criada nova quota extra para acerto, pois em 2023 não se consegue pintar todo o prédio e aplicar sistema ETICS por 15.000 €.

Posto isto a assembleia de condóminos está para breve, aguardaremos a sua presença para que em conjunto com os demais proprietário se consiga chegar a uma solução expedita para o problema.

Atentamente,
22 de agosto 2023
Os estragos do 2ºAndar Esquerdo tiveram origem numa apreciação, relatório técnico (desconhecemos a base de certificação do mesmo) de peritos que identificaram condensação, negando a reparação da situação reportada.

Até ao momento, nenhuma intermediação foi feita pela empresa que "gere" o prédio por forma a ajudar o cliente ou a prestar um serviço exímio, de qualidade.

O cliente tem um relatório de 27 de Junho de 2023 a seu cargo e a seu pedido com a identificação de patologias graves e a respectiva solução de reparação, que nada têm haver com a indicação que a ADM-Global apresentou anteriormente, tão pouco com as deduções que foram feitas pelos mesmos, as quais não as solicitámos.

Queremos que tomem as diligências necessárias, como intermediários, para solucionar esta situação de uma vez por todas.

Como referido diversas vezes, a empresa não deu qualquer resposta ao email de 03/Jan/23 sobre o AGRAVAMENTO da situação que acontece de dia para dia e que se agrava todos os anos. O meu irmão solicitou nova verificação de peritos. A mesma foi ignorada.

Deixo aqui o email do proprietário (Arlindo Oliveira), o qual aguarda a respectiva apreciação da vossa parte.

"Boa tarde Rúben,

Para clarificar o último email do meu filho (que me tem representado na minha ausência), quero só deixar claro que o tema da pintura e obras gerais na assembleia não dependem da resolução desta situação reportada.

Essas obras são algo a ser feito obviamente, mas que em nada implicam com a solução (com carácter de urgência) da situação observada no meu apartamento, onde temos claramente um relatório técnico oficial e certificado, sobre a origem e causa dos problemas.

Reforço também a indicação dada no relatório sobre as placas "protectoras" colocadas, que se encontram a degradar ainda mais o problema, as quais vocês devem tomar as devidas diligências para as removerem de imediato (ainda antes das próximas chuvas).

Para finalizar, obrigado pelas vossas opiniões, mas como cliente pretendo uma resposta oficial, face à que recebi no passado, isto é, em acta vocês indicam que têm uma resposta oficial, julgo de entidades competentes sobre indicação de condensação entre outros. O parecer de reparação do apartamento foi por isso, negada.

O vosso trabalho, seria contrapor ou igualar o parecer com outros estudos técnicos. Tal situação nunca se verificou.

Dessa forma, o meu filho, decidiu por bem, encontrar soluções para encontrar a origem do problema (volto a referir que se degrada de dia para dia, nomeadamente, com chuva). Este relatório contrapõe a vossa última exposição.

Assembleias extraordinárias e reparações gerais ficam para as respectivas assembleias.

Agradeço solução definitiva para os estragos da infiltração no 2ª Andar Esquerdo que continuam a aumentar.

Obrigado,

Arlindo Oliveira"
Esta resposta tem um anexo privado
1 de setembro 2023

Venho recordar que continuamos a aguardar o vosso parecer relativamente à seguintes questões:

* Resposta oficial ao email de 03-01-2023 enviado pelo familiar André Oliveira, onde indica claramente que a situação se agrava.
* parecer ao relatório credenciado enviado por nós no mesmo de Agosto de 2023, que contrapõe o suposto relatório da seguradora que se negou a realizar as reparações na fracção 2º Esquerdo.
* Data para a retirada das placas que agravam o problema (reportado em Janeiro o qual foi ignorado) e referenciado agora no estudo credenciado por nós suportado.

Serão efectuadas as reclamações diárias necessárias até esta situação seja tratada com o devido respeito e brio profissional.

Luis Oliveira avaliou a marca
25 de setembro 2023