ADSE
ADSE Marca Recomendada Marca do Mês
Instituto de Proteção e Assistência na Doença, I.P.

• Praça de Alvalade, n.º 18
    1748-001 LISBOA

ADSE - Falta de respostas a vários contactos meus

Ruth
Ruth apresentou a reclamação
18 de junho 2019
Exmos. Senhores
Venho por este meio apelar à vossa consciência já que, sendo certo que, segundo as notícias vindas a público, têm toda a razão no diferendo com alguns hospitais, a verdade é que os doentes não têm culpa disso.
Tenho 71 anos. Desde o 1º dia de trabalho que obrigatoriamente descontei para a ADSE.
Fui operada a duas hérnias e fiquei bem. Sem bisturi, sem anestesia geral, sem recobro, nada do que é comum, num sistema moderno e pouco invasivo.
Agora tenho um problema grave que tem de ser resolvido só com cirurgia, também na coluna. Para andar, é só à base de anti-inflamatórios e analgésicos, em grande quantidade. Ando nisto vai para um ano. E é claro que o estômago já se recente e começo a ter perturbações devido à ingestão de tanto medicamento.
Só no hospital da Lapa, Porto, é que se fazem estas cirurgias, sendo o meu neuro-cirurgião, Dr. Pedro Nunnes. NÃO É UMA CLÍNICA PRIVADA !
Sei que já foi autorizada a cirurgia às cervicais. Falta agora à zona lombar. Que eu saiba, o hospital em causa não está metido nessas dívidas assustadoras.
Pergunto se, agora que mais preciso, é que a ADSE nos volta as costas ou nos obriga a intervenções por um sistema antigo, bem mais invasivo e cujos resultados de sucesso são diminutos em relação a estes. Penso que aceitar os avanços da medicina é, antes de mais, de louvar, sem ter que ir ao estrangeiro à procura de melhores condições de saúde, se as temos no nosso País.
Acho que não é pedir muito se clamar pelos nossos direitos enquanto cidadãos e utentes dessa instituição desde o início da década de 70, no meu caso.
Estou cansada de sofrer. Começo a desacreditar que tudo se vai resolver, aliás, que já devia estar resolvido. Temos esperado pacientemente e a lista de doentes vai aumentando, o que é lógico. Afinal isto não é propriamente um País de Terceiro Mundo…
Agradeço a vossa resposta já que todos os meus apelos têm sido ignorados e sem direito sequer a uma simples resposta.
Grata e atentamente
Data de ocorrência: 18 de junho 2019