ADSE
ADSE Marca Recomendada Marca do Mês
Instituto de Proteção e Assistência na Doença, I.P.

• Praça de Alvalade, n.º 18
    1748-001 LISBOA

ADSE - Junta médica manda doente trabalhar com avaliação do médico do trabalho "inapto definitivamente"

Maria Elisa Lopes de Almeida
Maria Almeida apresentou a reclamação
21 de setembro 2020
No dia 7-9-2020, fui a uma Junta Médica da ADSE cuja presidente, perante um relatório que me dá como totalmente e definitivamente incapaz de trabalhar e uma avaliação do ´Médico do Trabalho de " Inapta Definitivamente", a médica em causa mandou-me trabalhar no dia 28-9-2020 e cito " não dá aulas vá fazer outra coisa, nós aqui não somos burocratas para resolver o seu problema, sempre a ver relatórios iguais, a senhora não vem cá mais, vá ao ministério vá onde quiser, tem até ao dia 28 para resolver a sua vida, pense bem!" Já em casa confirmei que a mesma Junta em 2018 me tinha enviado para a Junta Médica da CGA por me ter considerado com incapacidade permanente, agora manda-me trabalhar.
Posteriormente, a 17-9-202, entretanto estive pior e impossibilitada de sair de casa, dirigi-me à ADSE às 14h, depois de ter feito pedido por escrito, no dia anterior, para ser atendida e dizer o motivo, ninguém me chamou, tive que ir e bater à porta de uma sala vazia com duas funcionárias que só trabalham para atendimento ao público, apresentei o problema e tive como resposta que não era ali que se tratava do assunto, ainda perguntei onde seria mas não obtive resposta, pedi o livro de reclamações das juntas médicas, a funcionária mandou-me esperar na rua enquanto ela ia falar com a chefe, passado algum tempo mandou-me entrar e disse-me que o livro de reclamações estava no 1ºandar e não saia de lá e eu não podia subir porque só subia quem tinha Junta Médica, pedi o livro de reclamações da secretaria, lugar onde me encontrava, mandou-me novamente para a rua, havia uma outra funcionária na secretaria, eu não percebi porque é que eu tinha que ir para a rua e desta vez voltei e pedi para me sentar, não posso estar muito tempo em pé, numa sala tão grande e vazia como aquela a outra funcionária mandou-me sentar no canto da sala, como se eu tivesse peste, a certa voltou a funcionária e a chefe que se dirigiu a mim com ar ameaçador e disse " o que é que a senhora quer?" ao que eu respondi que já sabia que eu queria o livro de reclamações, não podia subir ao 1º andar mas ali estava no rés-do-chão, demorou um pouco a responder e depois disse que não me podia dar o livro por causa da Covid 19 eu só podia fazer a reclamação online, o livro não estava disponível, eu ainda argumentei dizendo que era ilegal, eu não tinha mais ninguém estava sozinha com duas funcionárias e a sua chefe. O que é que eu podia fazer?
Data de ocorrência: 21 de setembro 2020