ADSE
ADSE Marca Recomendada Marca do Mês
Instituto de Proteção e Assistência na Doença, I.P.

• Praça de Alvalade, n.º 18
    1748-001 LISBOA

ADSE - Obrigação de envio de documentação por correio

Luis Luz
Luis Luz apresentou a reclamação
29 de maio 2020 (editada a 29 de maio 2020)
Recebi um e-mail da ADSE informando-me que teria que enviar uma prescrição médica relativa a uma consulta e enviar a mesma por correio normal.
Tendo em conta a situação de Pandemia, pedi, por e-mail, essa prescrição à minha médica de família. Esta enviou-ma para o meu e-mail e reencaminhei a prescrição, por e-mail, para a ADSE.
Recebi a resposta da ADSE informando-me que não aceitavam o envio da prescrição daquela forma. Teria que fazer o envio, tal como estava no e-mail que me tinham enviado inicialmente, ou seja, por correio normal, pois era esse o protocolo.
Insisti, informando que a própria ADSE enviou a todos os seus beneficiários um e-mail, no início da pandemia, onde referiam que iria ser privilegiado o contacto e o envio da documentação por via eletrónica, e tendo já a mesma digitalizada, não via qual o problema, nesta situação de Pandemia, do protocolo ser flexibilizado, pelo que voltei a enviar a prescrição por e-mail.
Hoje recebo a resposta da ADSE informando que: "Em resposta ao seu contacto reitera-se a nossa resposta anterior uma vez que não está previsto o envio de documentos solicitados por ofício por qualquer outra via."
Irei então agora imprimir a prescrição enviada pela minha médica de família (o centro de saúde da minha zona de residência, solicitou a todos os utentes que evitem ao máximo deslocarem-se ao mesmo, a não ser em caso de óbvia necessidade, e não me parece que lá ir pedir o original se enquadre nessa situação) e irei de seguida fazer algo que, na atual situação de Pandemia, seria perfeitamente evitável, ou seja, vou aos CTT fazer o envio de algo, que já foi enviado duas vezes por e-mail para a ADSE, mas que não é aceite pois o protocolo nestes casos, é o envio por correio normal e nada há a fazer relativamente ao protocolo!
Data de ocorrência: 29 de maio 2020