Ágora - Cultura e Desporto do Porto, E.M., S.A.

Ágora - Parque estacionamento jardins do palácio cristal | máquina de pagamento fica com nota | não há apoio técnico e não é devolvido o troco

Filipe A Rodrigues
Filipe Rodrigues apresentou a reclamação
5 de setembro 2022
Domingo, 04/09/22, desloquei-me à feira do livro nos Jardins do Palácio Cristal.

Deixei o automóvel no parque de Estacionamento Público do Palácio de Cristal sito na Rua Jorge Viterbo Ferreira, s/n, 4050-313 Porto. Gerido pela Ágora - Cultura e Desporto do Porto, E.M., S.A.

Após efectuar o pagamento de 2.5€ na máquina para o efeito (com nota de 5€), não foi fornecido o troco devido.
Desloquei-me à caixa central de pagamento (Artigo 11.º do Regulamento do Parque de Estacionamento do Palácio de Cristal) para relatar o sucedido e presenciei um serviço surreal.

Na caixa central de pagamento fui informado que nada havia a fazer nesta situação e que teria de enviar um email para o endereço dos contactos, de forma a posteriormente resolver a situação por email.

Informaram-me ainda que no recinto só estavam seguranças e que não tinham acesso ao equipamento, nem fazia parte da jurisdição deles.

Exigi contacto telefónico de um serviço técnico ou de alguém responsável com quem pudesse falar de forma a resolver a situação - foi-me negado.

Atrás de mim acumularam-se mais duas pessoas na mesma situação.
Enquanto esta situação ocorria percebi que um dos seguranças foi pela retaguarda resolver o problema da máquina (desmentindo a informação fornecida pelo colega) - sendo que o problema era falta de carregamento da máquina com dinheiro. Esta situação deixou clara a falta de organização, manutenção e seriedade no local.

Após apontar a situação supracitada ao segurança com quem estava a falar (pois se eles têm o dever de repor os trocos na máquina, não podem afirmar que são completamente inimputáveis) a posição tornou-se mais hostil. Além da ausência de um pedido de desculpas, o segurança disse-me que não tinha obrigação de falar comigo e estava a fazer-me um favor. Situação completamente inadmissível! De notar que o mesmo mentiu logo na primeira interação que teve comigo, ao afirmar que eles não tinham qualquer tipo de contacto com a máquina.

Neste seguimento aproveito para relembrar o 2º do Artigo 10º do Regulamento do Parque de Estacionamento do Palácio de Cristal:
"2. Aos utilizadores do Parque são exigidas relações de cortesia e boa educação."

Sublinho que o mesmo deveria ser exigido aos colaboradores.

Nota:
Caso os seguranças não possuam formação para resolver estas situações (facto completamente compreensível) deveria estar presente um técnico ou colaborador que pudesse dar a cara pela Ágora Porto durante o horário de expediente de forma a resolver conflitos ou falhas técnicas. No mínimo deveria haver um número telefónico para resolução de problemas.
Relembro que este parque é propriedade da Câmara Municipal do Porto, sendo um parque de dimensões consideráveis numa zona central do Porto.
Data de ocorrência: 4 de setembro 2022
Filipe Rodrigues
19 de setembro 2022
A aguardar pelo troco, que foi recusado no recinto, desde 04/09/22.
Filipe Rodrigues
10 de outubro 2022
Continuo a aguardar pelo troco, cuja ressarção foi recusada no recinto. Desde dia 04/09/22.

Próximo passo é preenchimento de livro de reclamações online.
Filipe A Rodrigues
Filipe Rodrigues avaliou a marca
27 de dezembro 2022

Ignoraram todos os meus contactos e não devolveram o dinheiro.