Institutos Públicos
1 IEFP 89.2
2 IMT 88.1
3 IMPIC 73.8
AICEP23.5
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, E. P. E.

AICEP - Inov contacto - falhas de comunicação e barreiras desnecessárias à candidatura

Gabriel Costa Branco
Gabriel Branco apresentou a reclamação
16 de janeiro 2023
Desde que comecei a faculdade que pensava em candidatar-me ao programa INOV quando terminasse o curso e mal terminei foi exatamente o que fiz. Ainda me faltava apresentar a tese para acabar o curso, mas calculei que a AICEP compreenderia a situação visto que o programa foi desenhado para jovens NEET (not in employment, education, or training) e não fazia sentido ficar um ano nessa situação para me poder candidatar só por apresentar a tese 1 semana depois do prazo. Submeti a minha candidatura dentro do prazo inicial (17 de novembro) com uma imagem do site da minha faculdade para mostrar que estava no último ano do curso, com a intenção de mal acabasse o curso enviar um certificado à AICEP.

O prazo foi estendido até dia 6 de dezembro, o que me deu tempo para apresentar a tese, mas não tinha ainda recebido a certidão de conclusão da faculdade, pois as minha nota final ainda não tinha sido lançada então liguei à AICEP para confirmar e disseram-me que tinha mesmo de ter um certificado, nem que fosse da licenciatura (fiz um mestrado integrado). Falei com a minha faculdade e como a certidão de conclusão da licenciatura tinha um custo avultado e não fazia sentido tendo em conta que dentro de dias poderia pedir a do mestrado, escreveram me uma declaração oficial a dizer que tinha acabado o curso e que só faltava lançar a nota.

Dia 6 de dezembro, recebi a informação de que as candidaturas estavam adiadas para dia 16, o que me deixou mais descansado porque dava mais tempo à minha faculdade para emitir a certidão correta. De qualquer forma, enviei mail à AICEP dia 9 de dezembro com a declaração em causa para os informar da situação. Não recebi qualquer resposta, logo continuei à espera da certidão de conclusão.

Dia 14 de Dezembro recebi a minha certidão de conclusão então coloquei na minha candidatura e enviei à AICEP por email. Responderam-me no mesmo dia a dizer que precisavam que anexasse à minha candidatura a certidão de registo do grau, que solicitei ao mesmo tempo que a certidão de conclusão mas que é emitida pela universidade e não pela faculdade e pode demorar 90 dias úteis a chegar. No mesmo dia, voltaram a enviar-me um email a dizer que podia pedir um documento oficial emitido pela faculdade, onde constasse a data de conclusão do curso e a média final obtida. Respondi a explicar que a certidão de registo de grau poderia demorar até 90 dias úteis e expliquei que a certidão de conclusão que anexei cumpria todos os critérios apontados (visto ser um documento oficial emitido pela faculdade, onde consta a média, a data de conclusão do curso e a classificação obtida) e perguntei se seria possível aceitar provisoriamente a candidatura sob a condição de enviar a certidão de registo assim que fosse emitida.

Ainda no dia 14 de dezembro, recebi uma chamada da AICEP, em que me disseram que o documento presente na candidatura agora (certidão de conclusão) estava correto e que afinal só havia problema com o primeiro documento (imagem do site da minha faculdade).

Dia 21 de dezembro, voltaram a contactar-me da parte da AICEP, dizendo que a minha candidatura não se encontrava válida por incumprimento de requisitos obrigatórios, pelo que seria anulada até dia 31 de dezembro caso não cumprisse com os requisitos. Continha um screenshot da minha certidão de conclusão onde mencionava o pedido da certidão de registo de grau e dizia que só essa seria válida. Queixei-me da falta de comunicação interna visto que já me tinham confirmado por telemóvel que o documento servia e repeti o porquê de não conseguir a certidão de registo de grau em tempo útil. Tentei voltar a falar com a faculdade e disseram-me que não conseguiam mesmo acelerar o processo e que o documento certo devia ser mesmo o que eu já tinha, porque até para inscrição na minha ordem profissional esse é o documento necessário.

Transmiti essa informação de novo à AICEP no dia 26 de dezembro e perguntei se não podiam considerar mesmo a candidatura. Nunca obtive resposta.
Data de ocorrência: 31 de dezembro 2022
Gabriel Costa Branco