Institutos Públicos
1 IEFP 89.2
2 IMT 88
3 IMPIC 73.8
AICEP23.5
Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, E. P. E.

AICEP - Programa norte 2020 - destruidor de empresas

Claudina Machado
Claudina Machado apresentou a reclamação
20 de julho 2023
Os fundos Europeus quando chegam a Portugal, não só demoram anos a serem, "distribuídos e entregues" às empresas que a eles se candidataram como as entidades selecionadas, neste caso a AICEP, não reune as condições necessárias para atender a todos os pedidos das empresas, nomeadamente no que toca aos reembolsos, a média de espera no caso da minha micro empresa foi entre 6 e 7 meses.
Através do artigo "Apoio do PT2020 anulados em 391 empresas por falta de execução dos projetos” no jornal de negócios, apercebi-me que algo muito errado está acontecer, pois até ao momento já há 391 empresas “vitimas” de processos e sistemas de avaliação muito obtusos e prejudiciais para as empresas beneficiárias de incentivos europeus neste caso através do PT2020.
Sou a fundadora e gestora da Bellabito Fashion Unipessoal Lda, micro empresa beneficiária de fundos do Programa Portugal 2020 que foram anulados e através deste artigo percebi que, como gestora não sou a única vitima.
O artigo publicado no Jornal de Negócios on line do dia 2 de Maio de 2023 às 09:49 fez-me recordar da luta inglória de David contra Golias onde me encontro, e de onde talvez não tenha salvação possível contra uma morte anunciada.
No artigo podemos ler “ Isto porque as autoridades de gestão dos incentivos às empresas estão há pelo menos nove meses consecutivos a anular projetos sem execução” questiono o que esta afirmação quer dizer exatamente?
Isto porque, no caso da minha microempresa o rácio da execução física e financeira foi CUMPRIDO, tinha que ser mais de 70 % e obtivemos 87 % !!
O artigo refere ainda “ Estas anulações podem surgir por três razões: o projeto não cumpriu as regras definidas no contrato assinado aquando da atribuição do incentivo comunitário” pergunta: a realização de um projeto de internacionalização de uma empresa, deve ser comparado à linha de produção e montagem de uma indústria de automóveis, de computadores ou qualquer outro equipamento em que se espera que saia perfeito no final da linha de montagem?
Como se pode verificar, estou numa situação em que os nossos interlocutores, neste caso Aicep e PT2020 descartaram completamente todos os argumentos que apresentamos contra o bom sucesso do projeto. Consideramos que não estão a fazer uma análise assertiva e realista do desempenho e conclusão do projeto tendo a minha microempresa sido penalizada ou melhor lesada, com a devolução TOTAL dos incentivos !
Esta posição das autoridades da gestão Aicept e PT2020, permite-me concluir que desconhecem por completo o mundo real dos negócios e as dificuldades com as quais, as empresas sejam elas de pequena ou grande dimensão, se deparam constantemente com fatores externos que impedem o sucesso dos projetos aos quais se propuseram e que, tudo fizeram para que esse sucesso fosse atingido, estou obviamente a falar da minha microempresa.
Com um sentimento de revolta, impotência e angustia concluo que a promoção dos incentivos através de apoios comunitários, em vez de serem um instrumento para ajudarem as empresas alavancarem os seus negócios, são a arma perfeita para além de uma grande ratoeira que muitas das empresas acabam por cair e nunca mais se levantam desta armadilha.
Recorro a esta plataforma porque acredito que é imperativo denunciar esta injustiça, é necessário fazer algo para mudar estes critérios que afetaram para já 391 vitimas, será que nós gestores estamos tod@s errad@s? Duvido profundamente disso.
Aproveito para remeter a contestação da decisão final enviada em seu devido tempo.
Data de ocorrência: 20 de julho 2023