Sites de Reservas de Alojamento

Airbnb - Fatura com contribuinte

António Marcos
António Marcos apresentou a reclamação
11 de dezembro 2023
Começo por referir que acho completamente surreal que uma empresa da dimensão do Airbnb tente fugir ao fisco.
Já é a segunda vez que recusam fornecer uma fatura completa com o meu número de contribuinte que está inserido na plataforma.
Eu fiz um pagamento de 330 € na plataforma Airbnb, emitem-me um recibo de 330 € sem contribuinte e quando acedo à fatura com contribuinte aparece um valor de 40 €.
Eu paguei este serviço ao Airbnb, o Airbnb é obrigado a fornecer-me uma fatura do montante completo, eu não tive qualquer transação comercial com o proprietário da casa, logo não tenho que ter qualquer interação com ele, quando tudo foi tratado com a plataforma Airbnb.
Nunca tive qualquer problema parecido com o Booking, claramente é uma isto não pode ser legal e era bom que a Autoridade Tributária fiscalizasse estas grandes plataformas por isto é um abuso.
Data de ocorrência: 11 de dezembro 2023
António Marcos
António Marcos avaliou a marca
29 de janeiro 2024

Marca que faz claramente fuga ao fisco, recebendo a totalidade do dinheiro pago pelo alojamento e emitindo apenas uma fatura das "taxas", ficando o cliente a "arder" no montante maior da fatura, referente ao real valor pago. Vergonhoso um gigante como Airbnb ter este tipo de esquemas em Portugal, e as autoridades fiscais a ser coniventes com estas praticas, enquanto qualquer pme tem que assumir todos os encargos e mais alguns. No fundo... Portugal.