7.2

Alcatel Portugal - Equipamento apresentava uma avaria a nível do hardware

José Eduardo
José Eduardo apresentou a reclamação
1 de junho 2022
No dia 25/01/2022, comprei, na Loja Box do Auchan (Jumbo) de Castelo Branco, um telemóvel de marca Alcatel 1SE, com o número de IMEI: 354829112869221 e 354829112869239, factura nrº 02802922010000/008918.
Passados dois ou três dias, verifico que o equipamento apresentava uma avaria a nível do hardware, com 70/80% de carga, desligava-se com alguma frequência e depois só reiniciava após se ter mantido premida o botão on/off durante uns 30 segundos ou mais.
Como estava novo, dado o problema nem sequer me foi possível dar-lhe uso. Coloquei o telemóvel dentro caixa, juntamente com tudo aquilo que tinha vindo de origem (telemóvel, carregador, cabo, manuais, plásticos), desloquei-me à loja onde o comprei, BOX Auchan (Jumbo) em Castelo Branco. Ali, disseram-me que não podiam proceder à troca do mesmo, porque a partir do momento em que o cliente o liga e lá introduz dados pessoais, a troca deixa logo de ser possível, então encaminharam-me para o Balcão de acolhimento, alegando que era ali que ia poder resolver o problema. Da primeira vez a funcionária ligou-lhe um carregador, depois insistiu várias vezes mantendo a tecla premida e ele lá arrancou, aproveitou então para me incutir a ideia de que ele tinha era falta de carga! No dia seguinte, verifico que o problema subsiste, coloco novamente tudo na caixa e volto novamente ao balcão de acolhimento do Jumbo – Auchan, digo-lhes que o equipamento continua com o mesmo problema, que afinal não é falta de carga, porque ele com 70% de carga continua a desligar-se, mas eles voltam a dizer-me que não podem proceder à troca, limitaram-se a preencher um formulário, recolheram-no e enviaram-no para o reparador oficial da marca TAMET, Electrónica, sita em São Mamede de Infesta. No dia 15/02/202, um técnico da empresa deu-o como reparado e escreveu: “DOA não aceite. Anomalia não verificada. A bateria encontrava-se totalmente descarregada”.
Passados uns dias, apercebo-me que o telemóvel continua na mesma, desliga-se com 79% ou até mais de carga, por tal facto no dia 15/03/2022, o telemóvel volta a ir para o reparador oficial TAMET, no 15/03/2022 outro técnico da empresa volta a dar o equipamento como reparado, faz-lhe um “factory Rest” e escreve: “Após verificação técnica foi detectada anomalia. Foi uma nova versão de software. Aconselhamos o cliente, actualizar as aplicações nativas do equipamento; para isso deve aceder a play store, seleccionar “gerir apps e dispositivos” actualizar as aplicações instaladas”.
Acabei por o receber e deixar ficar na caixa, porque já tinha quase a certeza de que ele não ia funcionar bem. No dia 30 de Maio voltei a ligá-lo, passadas umas horas, volto aperceber-me que ele continua avariado, porque encontrando-se com níveis de carga a rondar os 60/90%, desliga-se sozinho e depois volta a reiniciar, facto pelo qual está repetidamente a pedir-me para introduzir o código PIN do cartão SIM.
Hoje dia 01/06/2022, voltei novamente a contactar com o serviço pós-venda do supermercado Auchan (Jumbo) de Castelo Branco, que continua a declinar responsabilidades. A responsável parece revelar-se uma pessoa pouco diligente e disposta a fidelizar clientes, num tom algo arrogante, continua sempre a procurar refugiar-se num despacho/norma interna, que, segundo ela, os impossibilita de trocarem dentro do prazo dos 14 dias, quaisquer artigos (tablets, smartphones, telemóveis, etc…), que apresentem avarias/defeitos de fabrico.
Assim sendo, constata-se que o Grupo Auchan opta gratuitamente por inobservar a lei, porque o Decreto/Lei nº383/89 de 6 de Novembro, diz que dentro do prazo dos 14 dias, as Lojas são obrigadas a trocar ou a devolver ao consumidor o dinheiro pago por esse artigo. Acontece que a loja Aucham de Castelo Branco, recorre a manobras malabarescas para contornar e lesar o cliente, porque verificada a avaria, em vez de trocarem o equipamento, enviam-no para reparação, onde ele depois permanece até que sejam ultrapassados os tais 14 dias, perdendo-se, assim, o direito a troca e depois gera-se este vai e vem desesperante, até que o cliente se canse e desista.
Acontece que eu verifiquei a avaria, e dentro dos 14 dias informei o vendedor (Loja Auchan) para me trocarem o telemóvel ou reembolsarem, mas apesar de o ter feito dentro do prazo, entregado dentro da caixa com todos os manuais e acessórios, eles recusaram. Agora, segundo o artigo 12.º, n.º 1 e 2 do DL n.º 24/2014, de 14 de Fevereiro, eu, enquanto cliente encontro-me agora no direito de exigir ser ressarcido pelo dobro do montante que paguei pelo equipamento.
É com desagrado agravado que constato que a marca Alcatel em Portugal não é muito recomendada, que a política comercial grupo Auchan é muito fraca, e que empresa TAMET enquanto reparadora oficial da marca também deixa muito desejar, porque simplesmente não funciona, neste caso concreto unicamente se tem limitado a ir divagando nas diversas intervenções, sem nada de concreto conseguir resolver!
Paguei e agora estou há mais de quatro meses impedido de poder usufruir do artigo, que me foi vendido com defeito.
Data de ocorrência: 25 de janeiro 2022
José Eduardo
José Eduardo avaliou a marca
2 de junho 2022

A Alcatel teve conhecimento em tempo oportuno do que se estava a passar, mas ainda assim deixou que fosse o reparador oficial da marca a resolver. Com essa postura, a marca, só contribuiu para o arrastar desnecessário do problema.