• Rua dos Pinheirinhos Edif. GIAN, R/C Sala A - Vale do Grou

Alfa Energia - Aumento do tarifário

Antonio Lopes
Antonio Lopes apresentou a reclamação
7 de agosto 2023
No inicio de 2023 aderi a um tarifário de energia elétrica proposto por este comercializador, que pensei ser uma das melhores opções do mercado. Em Junho fui informado que iria eventualmente ter uma alteração de tarifário caso a ERSE alterasse as tarifas de acesso às redes. Como o mercado estava a reagir absorvendo quer na totalidade quer em parte esse aumento, não me preocupei. Acontece que em 26 de Julho recebo a fatura em que me adicionaram na totalidade o aumento da ERSE o que correspondia a um aumento do kWh em 70%. Verifiquei ainda para espanto meu que as condições para novos aderentes eram substancialmente mais baixas das que estavam a cobrar aos já clientes. Fica aqui o alerta para os actuais e futuros clientes da ALFA para que não se deixem dormir, pois comigo só me enganaram 1 mês, pois já cancelei o contrato. Chamo a isto a esperteza saloia!
Data de ocorrência: 25 de julho 2023
Alfa Energia
Estimado António Lopes,

Antes de mais, para darmos alguma informação necessitamos do seu NIF ou CPE. Sugerimos que entre em contacto com os nossos serviços de apoio a cliente que teremos todo o gosto em ajudá-lo.

Relativamente ao que diz para novos contratos, como imagina um tarifário que é feito em determinado dia tem por base a informação até esse dia e das previsões do mercado futuro. Como tal qualquer comercializador determina o risco nas suas tarifas e muitas vezes perde hoje para ganhar amanhã, ou vice versa....

Tal como diz, apesar da lei não nos obrigar, avisamos os nossos clientes das alterações de preços das tarifas de acesso às redes. Estes valores são regulados e integralmente passados aos seu distribuidor e somos totalmente alheios a eles. Mesmo assim, achamos por bem avisar os nossos clientes!
Se reparou com a descida das tarifa de acesso à rede de potência, o valor da potência desceu.... (pouco, sabemos, mas desceu na medida que as tarifas de acesso à rede desceram)

Como também disse, a Alfa Energia só tem contratos sem fidelização e poderia alterar o seu contrato para novas condições se nos tivesse contactado, ou alterado para outra comercializadora sem qualquer problema (que foi o que fez).

Não enganámos ninguém, porque no seu contrato está escrito que a alteração das tarifas de acesso tem exatamente o mesmo efeito no preço final ao cliente (tanto a subir como foi o caso da energia como a descer como foi o caso da potência).

Não entendemos o teor da reclamação quando fomos diligentes e quando avisámos os clientes mesmo quando a culpa não é nossa e quando não somos obrigados a fazê-lo. Além disso alterámos muitos clientes para novas condições após estes nos terem contactado. Infelizmente, como imagina, não podemos alterar (nem subir nem descer) condições de preços da nossa responsabilidade, a clientes sem a expressa autorização destes (é o que a ERSE nos abriga).

Cumprimentos
Antonio Lopes
Antonio Lopes avaliou a marca
7 de agosto 2023

A ALFA cumpriu rigorosamente o estipulado pela lei. Contudo e para clientes, aproveitou-se da lei para aumentar a tarifa mantendo para novos clientes valores mais baixos de tarifas.