• Rua Central de Campo,2140
    4440-038 Campo Vlg
  • amaral_s4@hotmail.com

Amaral Automóveis - Compra de veículo usado - sétima vez com problema

João Gonçalves apresentou a reclamação
23 de setembro 2018 (editada a 14 de outubro 2018)
No dia 14 de Julho de 2018 desloquei-me ao stand denominado Amaral Automóveis com sede na Rua Central de Campo nº 2140 – 4440-038 Campo.
Nesse mesmo dia testei dois carros expostos para venda, sendo que se chegou a acordo quanto ao valor (€7250.00) e condições relativos à promessa de compra e venda expressada no valor transferido de € 250 do veículo.

A 18 de Julho de 2018 pelas 11:17:29, foi efetuada a devida declaração para registo de propriedade com o nº de pedido 894093/2018 realizado pela Sra. Sandra Ferreira com número
de identificação 5118 (Cédula Profissional).

E com o valor de €7000.00 pago em duas partes a pedido expresso do Sr. Amaral de €2500.00 em dinheiro e €4500.00 por transferência bancária.
Na data de 18-07-2018 pelas 17:00 sensivelmente, o veículo por mim conduzido ligou a luz do motor e começou a fazer barulhos do motor como se algo estivesse perto da saltar e o carro perder potência ao que imediatamente encostei e liguei com o Sr. Amaral a descrever o sucedido.A indicação do mesmo foi para fazer chegar o carro à morada Rua Principal do Grandal nº 10xx 4505-3xx Fiães e contactar com o Sr. Ricardo (para o nº 912793xxx). Nesta situação perguntei como seria para fazer chegar ao local o veículo sendo que não oferecendo da sua parte alguma solução apenas sugestionou que pedisse assistência em viagem do meu seguro ao que no momento em causa acedi pois apenas queria o problema resolvido.

No dia seguinte, 19 de Julho de 2018 foi-me entregue o carro à minha morada pelo Sr. Amaral que me disse que o problema estava na “borboleta” que foi substituída estaria resolvido
No mesmo dia 19 de Julho de 2018 após levar o Sr. Amaral até ao stand quando estava a voltar para casa o carro voltou a acender a luz de motor e a entrar em “safe mode” na A4 ainda antes da saída para Valongo. Liguei ao Sr. Amaral a avisar do sucedido e voltei para trás por aconselhamento do mesmo para ir ter com ele e seguir para o mecânico para verificar o que se passava. Quando chegamos ao mecânico o diagnóstico era de um erro criado por defeito de um sensor MAP, se não houver erro da minha parte quanto à questão mecânica efetiva já que não é uma área que domino.
Sexta-feira dia 20-07-2018 voltou a acontecer exatamente o mesmo o erro que deu desde o início, sendo que entrei em contacto com o Sr. Amaral que me pediu para que o carro ficasse mais uns dias no mecânico para que seja possível uma melhor possibilidade de diagnóstico e retificação do problema, ao que acedi.

27-07-2018 fui levantar o carro onde me foi dito ter sido feito uma retificação da geometria do turbo. Neste mesmo dia pelas 20:30 voltou o mesmo problema ao que entrei novamente em contacto com o Sr. Amaral neste caso por sms que transcrevo abaixo:
“ Lamento que assim seja mas acho que já dei todas as oportunidades para que o assunto fosse resolvido e verdade diga que nada posso dizer contra a disponibilidade e prontidão com que tentou resolver a questão.
No entanto voltamos ao mesmo e infelizmente isso faz com que não possa mais confiar que este carro possa ser entregue nas condições necessárias.
Amanhã durante a manhã passo no stand para que se possa resolver o negócio.
João Gonçalves”

O Sr. Amaral em desespero de causa, sabendo que tenho mecânico que já lhe tinha referido da minha total confiança e ainda para mais que se trata de uma oficina credenciada (BOSCH CAR SERVICE – Yes Car, na Rua Serpa Pinto) o mesmo deu o aval para que o carro fosse visto neste local, sendo inclusive em termo de desabafo que já estava desconfiado do seu próprio mecânico devido a diversas situações que têm vindo a acontecer anteriormente e por isso não colocaria qualquer entrave nesta avaliação.Sendo uma avaliação feito em menos de 12:00 a conclusão rápida foi que havia tubagem do turbo que estavam mal apertados, fazendo com que houvesse perda de potência.
Durante o período mais ou menos de um mês não se verificou qualquer problema com o carro até ao dia 03-09-2018 durante a noite em que o carro voltou a fazer o mesmo ruído que aconteceu na primeira e além disso novamente luz de motor acesa e sem potência, sendo inclusivamente que se desligava várias vezes até chegar ao local onde deixei o carro (a oficina BOSCH).No dia seguinte mandei sms ao Sr. Amaral a avisar do sucedido e onde tinha deixado o carro para avaliação o qual me respondeu e passo a citar “ Bom dia Joao. Não há qualquer tipo de problema, agradeço que antes de fazer alguma intervenção peça o orçamento e me comunique.
Cumprimentos”.

Sexta-feira dia 07-09-2018 desloquei-me à oficina da BOSCH onde foi-me dado a conhecer o pré-diagnóstico e valor aproximado da reparação já que termo final do mesmo só após desmontar o veículo para verificar a profundidade dos problemas podendo o orçamento ser até mais baixo que o acima referido.Entrei em contacto com o Sr. Amaral para lhe dar a conhecer os dados referidos acima.O mesmo diz que com esse valor colocaria dois motores no carro, colocou em causa o bom nome e isenção de interesses secundários da BOSCH dizendo que as máquinas que utilizam são multimarca e que com isso não podem fazer um bom diagnóstico e que tanta coisa só poderia ser “treta”.Eu respondi que não podendo mais aceitar que um veículo comprado há sensivelmente dois meses apenas tinha duas propostas a fazer para solucionar a situação:
Efetuar a reparação na BOSCH assumindo os devidos custos da mesma.
Resolução do contracto com o retorno do carro da minha parte e devolução do valor pago ao ser Amaral pelo mesmo.
Com isto dito finalizei o telefonema deixando que o Sr. Amaral pudesse ponderar por qual das opções iria dar preferência.
Alguns minutos depois recebi um telefonema do Sr. Amaral que disse que nem se tinha lembrado mas tinha um conhecido que trabalhou ou trabalha com a marca tendo conhecimento e equipamentos para avaliar o equipamento.
No Domingo liguei com o Sr. Amaral para o informar que mantinha as minhas condições do telefonema de sexta-feira.
O mesmo disse que assim sendo eu não estava a respeitar o contrato assinado em que aceitava apenas fazer reparações em garantia na oficina recomendada pelo stand Amaral Automóveis, algo que me parece já ter sido ultrapassado em várias situações e o próprio desrespeita ao alterar a sugestão para um tal conhecido que trabalhou com a marca, mudando assim os parâmetros que o próprio criou.Terminou dizendo que declinava qualquer uma das minhas opções sugeridas.

Depois de levantar o carro em reboque na quarta dia 12-09-2018, para ser levado a um mecânico que trabalhou na marca e que julgo nao ser uma oficina oficial da marca.

Foi-me entregue o carro no dia 22-09-218 onde me foi expicado que foram retificados 4 injectores e anuladas uma borboletas que se situam na parte inferior do motor (voltto a frisar que o meu entendimento em mecânica é muito básica e por isso pode haver algum erro na descrição feita da minha parte ba questão técnica)

No próprio dia 22-09-2018 pelas 15:30 saí com o carro para o testar e ver se estava tudo ok e contudo em sensivelmente 40 o carro voltou a acender a luz de motor e a entrar em safe mode. Parei o carro numa estação de serviço onde parei o carro por volta de 5 minutos desligado.
Voltei a ligar o carro e já não estava em safe mode mantendo a luz de aviso de motor acesa.
Nem 5 minutos depois e a testar o carro em várias rotações voltou novamente a entrar em safe mode.
Saí na próxima saída desliguei o carro e voltei a ligar passados minutos para chegar a casa sempre a velocidade baixa para evitar danificar o carro.
Enviei MMS ao Sr. Amaral com imagem do quadrante com o erro. O mesmo ligou-me para perceber como tinha voltado a ocorrer o problema sendo que expliquei o descrito acima.
Ligou para o mecânico que segundo a mensagem queme passou poderia ser um ajuste entre a eletronica e mecânica por terem sido retificados os injectores.

Sugeriu passar na segunda feira 24-09-2018 no mecânico para ser feita a leitura na máquina e saber onde se encontra o problema.

Com isto em pouco mais de 2 meses vai ser a sétima vez que o carro tem de ser visto. Apesar de reconhecer as diversas tentativas de recuperação do veículo julgo que a forma adequada para o desfecho desta contenda que tem causado muitos transtornos uma vez que necessito do carro para trabalhar é no mínimo o reconhecer que já foram ultrapassadas todas as oportunidades de reparação do carro ao que voltarei novamente a sugerir que o negócio seja desfeito e cada um segue o seu caminho.

Data de ocorrência: 23 de setembro 2018
4 de outubro 2018
Situação resolvida com empenho do Sr. Amaral.
Grato pelo profissionalismo evidente, porque as situações menos agradáveis acontecem, mas têm solução quando se trata com pessoas de bem.
João Gonçalves avaliou a marca
4 de outubro 2018

Apesar do azar que aconteceu no negócio o tratamento foi sempre de extremo profissionalismo e resolvido da forma correta.