• 21 844 40 50
  • Av. Eng Arantes e Oliveira, N 15
    1900-221 Lisboa
  • antral@antral.pt

ANTRAL - Burla e ameaça de agressão física por parte de um taxista da Antral.

Artur Caldeira apresentou a reclamação
15 de setembro 2016

Boa noite, sou responsável por um negócio de Alojamento Local e, como acontece várias vezes, muitos dos meus hóspedes chegam de Uber ou de Táxi. Hoje, por volta das 21h30 os meus hóspedes chegaram de Táxi vindos do Aeroporto. O preço pedido pelo taxista? 28 euros. Os hóspedes vendo o preço indicado no taxímetro de 10€ e pouco, pediram a minha opinião. Como já não é a primeira vez que recebo hóspedes vindos do Aeroporto sei que o preço varia entre os 10€ e os 15€ euros no máximo! Pelo que lhes disse que só deveriam pagar o que estava indicado no taxímetro. O Taxista entretanto já só pedia 20€. Eu continuei a dizer que só deveriam pagar o que estava indicado. É aqui que o Taxista diz e passo a citar "Olha que eu moro aqui perto e sou capaz de te fazer uma visita um dia destes com uns amigos meus". Os meus hóspedes apercebendo-se da situação tensa e estando eles com uma criança de 3 anos, disseram para deixar e aceitaram pagar os 20€. O taxista pegou no dinheiro e foi-se rapidamente embora, só tive tempo de apontar a matrícula 34-MV-30, um Dácia Logan. Gostaria que a Antral me fornecesse o nome do Taxista para apresentar queixa na polícia, o que se passou é gravíssimo. Gostaria também de ver da parte da Antral, alguma medida perante este trabalhador que só vem manchar, mais uma vez, o bom nome da profissão.
Agradeço desde já o tempo por vós disponibilizado e aguardo um contacto vosso.

Data de ocorrência: 15 de setembro 2016
ANTRAL
28 de setembro 2016

As associações patronais não têm qualquer poder sancionatório sobre os motoristas de táxi.
A entidade sancionatória é a AMT (Autoridade Metropolitana de Transportes), com sede no Palácio Coimbra, Rua de Santa Apolónia, 53, 1100-468 LISBOA (geral@amt-autoridade.pt).
Assim, qualquer reclamação deverá ser feita, junto desta entidade.
Como deve calcular, num universo de mais de 16.000 motoristas de táxi, ocorrem, por vezes, situações passíveis de reclamação, que não podemos deixar de muito lamentar.
Infelizmente, porém, a intervenção das associações limita-se, praticamente, a uma actuação pedagógica que exercemos quer junto dos empregadores quer junto dos motoristas, por forma a prevenir a ocorrência de situações como esta.
Posso garantir que a Antral aproveita todas as oportunidades para sensibilizar os associados e respectivos trabalhadores nesse sentido.
Assim, quer nos cursos de formação para obtenção do certificado profissional de motorista de táxi quer nos cursos para a renovação do mesmo certificado, privilegiamos as componentes de formação sócio-cultural, como a comunicação e as relações interpessoais, visando o desenvolvimento pessoal, profissional e social.
Por outro lado, aproveitamos as inúmeras reuniões que efectuamos a nível distrital, concelhio ou outra, para prosseguir esta campanha de sensibilização do sector.
Como, nos táxis, não é obrigatória a existência do livro de reclamações, reitero o conselho para se dirigir à AMT.
Apresento os melhores cumprimentos,
José Domingos
Director
24 de outubro 2016

obrigado pela resposta. Como consumidor penso que seria do vosso interesse de futuro terem uma acção mais proativa nestas situações e perante estes trabalhadores. Aproveito também para deixar a minha opinião sobre a instalação nos próprios táxis um sistema de pontuação dos condutores, problemas destes iriam certamente deixar de acontecer. Por ora, Irei seguir a sua recomendação de me deslocar ao AMT.

Cumprimentos e resto de boa tarde,
Artur Caldeira

Que grande treta. O que inventam

Também é grave você publicar uma matrícula num site público, veja lá..se tem razão no que diz, prove , nomeadamente com testemunhas.

29 de setembro 2016

Mais uma vez a dita empresa nem resposta da. E ainda querem ser a unica empresa de "taxis" em Portugal. Cada vez fica mais denegrida a imagem devido a pessoas assim

Estes taxistas são uma vergonha..metem-se com estas coisas e depois não querem que as pessoas escolham o Uber..
Deviam mesmo deixar de andar de Taxi, coisas como eu vi ontem com comentários em que as leis são como as meninas virgens, que deviam ser violadas não se deve permitir.
Taxistas são lixo

Quem vê as imagens destes indivíduos a partir um carro e agressões que ficaram gravadas não duvidam que estes gajos são bandidos do pior, cadeia para estes indivíduos, ta gente que por menos ta presa.taxi para mim nunca mais animais