• 21 844 40 50
    1900-221 Lisboa
  • antral@antral.pt

ANTRAL - Burla - taxista

sonia pimpao
sonia pimpao apresentou a reclamação
27 de março 2019

Venho por este meio descrever o que me aconteceu no passado dia , dia 21 de março , por volta das 14h15, com um vosso associado, motorista de táxi , uma vez que sendo vosso associado também de alguma forma os representa e vice versa.
Apanhei o respetivo táxi na consulta externa do hospital santa maria e solicitei que me levasse à estação de sete rios, a mim e à minha mãe , esta com alguma dificuldade de locomoção.
Estou habituada a fazer este percurso varias vezes por mês e estou completamente ao corrente dos preços praticado por esta "corrida". .
Qual o meu espanto quando ao chegar à estação sete rios o referido taxista não nos deixa dentro da gare como é normal mas deixa-nos na rua ., em plena avenida!- 1º problema.
Quando solicito o valor a pagar diz -me que seriam 12 euros !!! Fiquei indignada com o valor solicitado e perguntei o porque deste serviço ser tão caro ao que este me responde - " depende do táxi! "(Sic).- 2 - problema.
Nunca paguei tal valor por este trajeto!!!
Solicitei uma fatura com o valor que me estava a ser solicitado ao que o respetivo motorista de táxi me passa um papel , papel que anexo abaixo para melhor verificação vossa . Este papel foi retirado de um pequeno bloco que o Sr. motorista tinha em seu poder. Disse-lhe que aquilo não servia de fatura .
Pedi-lhe no entanto que colocasse a sua matricula de táxi no respetivo papel .
Colocou como podem ver a seguinte matricula 15-18-KC .
Ao sair do carro e por desconfiar desta situação constato que a matricula que o Sr. colocou no papel não correspondia á verdade ,não correspondia à sua matricula sendo que a verdadeira matricula deste senhor é a seguinte:20-TU- 26.
Quando o tento voltar a abordar para poder chamar a PSP o Sr. motorista de imediato sai do local não tendo sequer efetuado outro serviço a um casal que não sabendo o que se passava estava a aguardar que eu saísse para solicitar transporte.
De imediato me dirigi ao agente policial que se encontrava de serviço na estação que me informou que deveria contatar a ANTRAL de forma a lhes dar conhecimento do ocorrido uma vez que é vosso associado e apresentar queixa na PSP mais próxima uma vez que se trata de uma burla.
Este ato praticado por este taxista que a todos vós deve envergonhar ,tal comportamento parece-me a mim ser usual para este senhor , dado os contornos da situação, isto é , de forma deliberada nos deixou fora da estação de sete rios para poder mais facilmente " sair de cena" se o cliente colocasse problema, e constato a existência de um bloco destes pequenos recibos que em nada tem a ver com um livro de faturas , pelo que me dá a entender que esta situação tende a ser recorrente.
Sei que a ANTRAL não tem poder sancionatório mas de alguma forma pode ter uma função pedagógica quer junto dos empregadores quer junto dos motoristas , nomeadamente junto deste motorista que sei que tem forma de saber quem foi . e que lhe fosse transmitido que a vigarice do mesmo não ira passar em claro!!
Acho inadmissível este comportamento !!! de um autentico burlão! E que em nada dignifica a vossa profissão !!
Sei contudo que o comportamento deste * PROIBIDO * nada tem a ver com os restantes !!
Solicitava se possível uma resposta acerca do vosso parecer sobre esta situação para que possa posteriormente agir em conformidade, se necessário, para outras instancias.
Muito obrigado

Sónia

Data de ocorrência: 27 de março 2019
ANTRAL
3 de abril 2019

Para além da resposta já dada, informo que foi contactado o proprietário do táxi em causa, dando-lhe conta do teor da reclamação.
Os meus cumprimentos.
José Domingos
Director
sonia pimpao
7 de abril 2019
Para os devidos efeitos informo que fui contatada pelo proprietário do táxi visado , não o motorista, informando que já procederam a diligencias no sentido de resolver esta situação , solicitando da mesma forma desculpa pelo ocorrido tendo avançado com soluções para colmatar os transtornos causados.
Como é claro , o montante nunca foi em si apenas o propósito da reclamação, mas sim a atitude do motorista .
De qualquer forma agradeço bastante a atenção e o contato do proprietário do táxi visado , sendo que o objetivo da mesma reclamação era chamar a atenção de outros consumidores para situações análogas que pudessem ocorrer com o motorista em causa .

Agradeço desde já o contato do proprietário do táxi mais uma vez no sentido de minimizar os transtornos causados.

Já passei por várias situações semelhantes. Percebo bem a sua indignação e depois apareceu a UBER. Fiz de imediato a mudança e NUNCA mais fui obrigada a entrar num taxi! É mais barato a muito mais barato (depende da hora), total informação disponibilizada, faturas online, sabemos quanto vamos pagar antes da viagem, no momento de contratação, etc. Não, não trabalho para a UBER.
Pesquise primeiro para ver. Pode parecer complicado à primeira mas depois não quer outra coisa.
Aguardo a resposta da ANTRAL e espero que não seja "já foi tratado e resolvido".
Obrigada pela informação.
Isabel

Obrigado D. Maria Isabel pelo conselho . Irei baixar a aplicação UBER mais uma vez.

Este episódio é um verdadeiro exemplo do desnorte que existe nos táxis com a conivência da Antral e do seu líder que é - na minha visão, um exemplo de imbecilidade! Fez muito bem anunciar este questão, esperemos que tenha uma resposta condigna.

Triste o que passou. Felizmente há concorrência. Também tenho tido experiências "muito interessantes" A ultima foi para me deslocar do Teatro Armando Cortez para Campolide, o condutor me disse que não havia outro caminho em que não fosse obrigatório passar pelo Jardim Zoológico. Já devia estar a jogar às cartas com os amigos, assim anda a arruinar a reputação ao bons táxistas que existem.