16.1

Apple - Computador comprado com defeito de fabrico

Alexandre Morais Nunes
Alexandre Nunes apresentou a reclamação
1 de junho 2020
Em fevereiro de 2016 comprei um macbook pro 13 retina (1700€ de valor à data). Acontece que me venderam um computador com defeito de fabrico (ecrã entra em delaminação, ou seja perde o fundo) reconhecido em outubro de 2015 (como milhares de clientes reportaram https://boncode.hk/hk/blog/staingate/).
Reconhecendo o problema a apple deu 4 anos para reclamar, mas nunca informando quem adquiriu os computadores com defeito de fabrico (era boa prática informar os clientes dos modelos que adquiriram para se dirigirem a um centro autorizado). Além disto, a verdade é que comprei em fevereiro 2016 um pc novo com defeito de fabrico conhecido, mas encontrava-se à venda na mesma.
Agora durante periodo de pandemia (uso este computador esporadicamente que apenas foi carregado 116 vezes quando a período máximo são 1000 carregamentos, dizem eles na apple - agora já não acredito) ao abrir o ecrã em frente a uma janela reparo que o mesmo tem deslaminação na zona central. Contactei a apple após pesquisar na net e foi-me dito pela funcionária (chamada gravada) que apesar de ter passado os 4 anos dados caso fosse confirmado por um agente autorizado poderiam reparar, ou seja, apenas teria de ser confirmado se este modelo estava na lista de computadores com defeito de fabrico. A apple deveriam pensar que não seria este o motivo, mas após ir ao agente autorizado cuja morada me foi enviada pela apple por email, confirmou-se o erro de fabrico, mas... a apple recusa-se a reparar pois o meu prazo terminou em fevereiro de 2020. Achei isto uma atitude de brincadeira. Se a data dada era fatual e imperativa porque me mandaram (enviando mesmo email) a um agente autorizado dizendo que caso se confirmasse reparariam?

A minha reclamação assenta em dois pilares:
1º venderam-me um computador danificado quando já estava detetado o problema meses antes.
2º indicam-me que podem resolver se for confirmado em loja física o problema de fabrico.. confirmou-se mas depois dizem que passou o prazo. Estranho é que quando me indicaram para ir à loja sabiam de antemão que o prazo já tinha passado! Tinham dito logo no inicio.

Gostaria de ver a reparação feita dado que foi um problema de fabrico e não houve qualquer comunicação ao cliente nesse sentido. Considero isto má vontade, pois se tivesse dado pelo defeito até fevereiro tinham reparado no imediato, mas como meteu-se o periodo de covid só usei o pc em quarentena e informei em final de maio de modo a resolver com maior segurança.
Data de ocorrência: 1 de junho 2020