Performance da Marca
5.2
/100
Insatisfatório
Insatisfatório
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
0%
Tempo Médio de Resposta
0%
Taxa de Solução
0%
Média das Avaliações
23,3%
Taxa de Retenção de Clientes
16,7%
Ranking na categoria
Hardware e Acessórios - Marcas
1 Medion 69.3
2 Insys 54
3 Brother 47.8
...
ASUS5.2
Asus Portugal - Sociedade Unipessoal, Lda

ASUS - Portátil asus tuf gaming f15 fx506lh-50b defeituoso

Sem resolução
Sofia Spínola
Sofia Spínola apresentou a reclamação
7 de novembro 2023
Bom dia,
Serve a presente exposição para reclamação sobre o equipamento Portátil Asus TUF Gaming F15 FX506LH-50B.
Desde de Maio de 2023 que foi verificado que, além da webcam funcionar de forma intermitente, tinha também problemas relacionados com a placa de rede Wifi, que ficava ligada à rede Wifi mas sem acesso à internet, sendo que outros equipamentos funcionavam normalmente na mesma rede. Desde essa data, a situação foi reportada à marca através do apoio técnico do MyAsus, foram pedidos diversos testes, que demoravam algumas semanas de cada vez que eram pedidos, uma vez que a situação não era constante. Depois de reposição de definições originais de rede, atualização manual de controladores da placa de rede, atualização de bios, formatação total e reinstalação do sistema operativo e outros, chegou-se à conclusão que o equipamento teria de ser visto num centro de reparação, visto que após cada despiste, funcionava durante alguns dias e depois voltava ao mesmo sintoma.
Assim o fiz, levei o portátil até à PCDiga de Benfica, onde o comprei. Reportei a avaria na webcam, placa de rede Wifi e no bluetooth. Nesta primeira RMA 4100064098, foi detetada e reparada apenas a anomalia da webcam, tendo sido atualizada a bios e instalado o sistema operativo mais recente (Windows 11), tendo recebido o equipamento a 31 de agosto.
A 11 de Setembro, regressei com a mesma anomalia no bluetooth e na placa de rede Wifi e o portátil foi novamente enviado na RMA 4100066790, que dizem não ter sido detetada. Segundo o relatório da própria marca, o equipamento foi recebido a 19 de setembro, sendo que a 27 de setembro fui notificada para levantamento na loja novamente. Ou seja, numa avaria que foi reportada como intermitente, o equipamento não foi testado nem durante uma semana, em vários cenários, tendo sido referido na nota de reparação que teria de verificar a qualidade da rede Wifi (quando já tinha referido que ocorre com qualquer rede Wifi, inclusive com provas).
Hoje, 23 de outubro, fui novamente deixar o equipamento, na RMA 4100070540 para reparação porque a placa de rede Wifi simplesmente deixou de funcionar. Ou seja, a anomalia que antes era intermitente, agora é constante. Foi deixado no ambiente de trabalho do computador, vídeos que comprovam esta anomalia em várias redes Wifi, com vários sistemas operativos e outros testes.
Tendo isto em conta, já é a 3ª vez que o envio para reparação, com já 2 avarias confirmadas no mesmo equipamento. Assim, segundo o que consta do artigo 12º, da Lei nº24/96, de 31 de Julho, a marca é responsável pelos danos causados por defeitos de produtos colocados no mercado, bem como o consumidor tem direito à indeminização relativamente aos danos incorridos pelo fornecimento deste artigo defeitouso.
Assim, recorrendo ao citado no DL nº84/2021, de 18 de Outubro, uma vez que não foi cumprido o pressuposto referido na alínea c) do número 2, do artigo 18º, uma vez que o portátil é vital para que possa trabalhar e estudar, ficar sem ele acarreta danos além dos materiais. Assim, deve aplicar-se a alínea c) do nº1, do artigo 15º e o artigo 20º do mesmo DL, para a resolução do contrato e restituição do valor total pago pelo equipamento, uma vez que foi verificado, por diversas avarias, que se trata de um equipamento defeituoso em vários níveis e para o qual eu preciso de um substituto de forma imediata.

Face ao exposto, aguardo o vosso deferimento.
Data de ocorrência: 7 de novembro 2023
Esta reclamação foi considerada sem resolução
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.