Atelier Fátima Malaia

Atelier Fátima Malaia - Mau serviço prestado

Maria Boléo
Maria Boléo apresentou a reclamação
27 de julho 2020
No final do mês de Junho dirigi-me ao Atelier Fátima Malaia em Setúbal, com uns pantalões, uma peça vintage, indiana com cerca de 40 anos, com valor estimativo, para que me dessem uma sugestão de alargar um pouco o cinto. Apesar de os apertar, sentia-me desconfortável com eles, estavam demasiado justos e pretendia alargar o cinto em cerca de um ou dois centímetros. Levei um lenço que pertence ao conjunto e informei a costureira que não me importaria que fosse retirada uma tira do referido lenço para alargar em cerca de 2 cm o cinto dos pantalões. Na altura a profissional sugeriu-me retirar uma tira de 5 cm do lenço e fazer um cinto mais largo e mais atual. Gostei da ideia e aceitei a sugestão.
Dez dias depois, quando recebi mensagem a informar que a peça estava pronta, fui levantar a obra e paguei 15€ pelo trabalho à costureira. Cheguei a casa, fui experimentar os pantalões e verifiquei que estavam exageradamente largos, caiam do meu corpo! Sobravam uns 3 ou 4 cm de cinto na minha cintura! Não conseguia segurá-los de tão largos...
Voltei ao atelier e a costureira pediu para vestir a peça e verificou que efetivamente o cinto estava muito grande. Sugeriu-me um remendo atrás, ou nas laterais do cinto, o que não aceitei. Não queria o cinto remendado mas sim uma peça inteira. Na altura pedi também que colocasse dois colchetes no interior do cinto para que as extremidades ficassem no sitio certo, o que não acontecia, uma vez que colocou um botão minúsculo num cinto de 4,5 cm e a casa era gigante em relação ao botão. Marcou tudo no meu corpo com alfinetes.
Passados dez dias recebi mensagem dizendo que os pantalões estavam prontos. Fui buscar e vim para casa, sem verificar. Ao chegar a casa vi logo a olho nu que o cinto não tinha a mesma medida nas duas extremidades! Numa das pontas media 4cm e na outra ponta 4,5 cm. O cinto tinha agora dois botões! As casas muito mal feitas, desalinhadas uma da outra e os botões desalinhados em relação às respectivas casas!!! Vesti-os. Não consegui apertá-los! De 69cm de cintura, passaram para 64cm. E não tenho nenhuma das duas medidas de cintura! A minha medida é de 67/68cm.
Voltei ao Atelier. Fui mal recebida logo que me viram chegar. A costureira foi indelicada, mal criada, arrogante e petulante! Disse-me que teria que aguardar. Não aguardei, tinha outro compromisso de trabalho. Liguei-lhe mais tarde e pedi para marcar uma hora que me pudesse receber. Marcou comigo para o dia seguinte às 17h30. Quando cheguei ao atelier, não estava... Esperei até às 18h, quando se dignou aparecer. Mostrei-lhe a obra perguntei se achava que era uma obra digna de sair do atelier de uma profissional com loja aberta ao público e de ser entregue? Nem olhou para os pantalões! Numa atitude arrogante dirigiu-se à caixa registadora, retirou 15€ e pôs em cima do balcão... Enquanto eu tentava que ela me desse uma solução pedindo que colocasse uma régua nas casas para verificar aquelas casas que estão com um desvio de 0,5 cm uma em relação à outra!
Ao que ela respondeu com arrogância: "nem com régua, nem sem régua para si não faço mais nada! Tome lá os 15€ que isto já não tem solução!" E ainda acrescentou que isto nunca lhe tinha acontecido e que ela era a melhor de Setúbal!...
Vim embora com os pantalões completamente assassinados sem solução, porque ela cortou o cinto à medida com 64cm... Fiquei sem os pantalões que têm valor estimativo para mim e que comprei há 40 anos numa boutique indiana em Paris.
Venho pedir responsabilidades a este atelier.
Data de ocorrência: 27 de julho 2020