Atlas Viagens
Atlas ViagensN/A
Atlas - Agência de Viagens e Turismo, Lda

Atlas Viagens - Reembolso agência de viagens

Sónia Magalhães apresentou a reclamação
9 de setembro 2020 (editada a 1 de fevereiro 2021)
1. em 13/2/2020 comprei 2 viagens de avião de volta e ida para Riga, para a minha filha, a realizar no período das férias escolares da Páscoa de 2020, à companhia de viagens Atlas, através da sucursal de Arcos de Valdevez (comprovativo de pagamento e fatura pag. 1, 2 e 3 do anexo).

2. Devido à pandemia os voos não se puderam realizar, pelo que, desde então tenho vindo a solicitar à referida agência o reembolso do valor pago, através de vários contactos telefónicos e e-mails.

3. Em 15 de Abril a agência Atlas reencaminhou-me mails da Wizz Air a acusar a receção do pedido de creditação do reembolso de 100% por parte da agência (pág. 4 a 7 do anexo).

4. Apesar de nos e-mails que a Agência Atlas dos Arcos de Valdevez me reenviou constar explicitamente a possibilidade de solicitar o reembolso à companhia de viagem Ryanair (pág. 8 a 13 do anexo), até à data a mesma agência escusou-se a fazer o pedido de reembolso oferecendo vouchers.

5. Telefonicamente informei novamente a agência que não pretendia vouchers e solicitei explicitamente, e por diversas vezes, inclusive por mensagem, o reembolso do valor pago por mim (pág. 14 a 16 do anexo).

6. Até agora, a agência Atlas Arcos de Valdevez foi protelando a minha indicação expressa de pedido de reembolso e insistindo para que eu aceitasse os vouchers, referindo que se eu não o fizesse perderia dinheiro (pág. 17 do anexo).

7. Telefonicamente e por e-mail, a agência Atlas foi-me apresentando diferentes e sucessivas "explicações" para não me ressarcirem na totalidade do valor que paguei: inicialmente a razão era que uma das companhias, a Wizz Air, não devolvia a totalidade do valor; mais tarde referiram-me também me iriam cobrar a comissão da funcionária; depois referiram que se não optasse pelos vouchers ao reembolso ser-me-ia adicionalmente deduzida uma taxa de serviço da agência; posteriormente informaram-me que se não aceitasse um voucher da agência no valor dos 270,42 euros pagos, teria de aguardar até ao final de 2021 para obter reembolsos da Ryanair, com desvalorização por câmbios e, mais ainda, ser-me-ia cobrada, por parte da agência, uma taxa de reembolso de 50 euros!!! (pág. 18 e 19 do anexo).

8. Em 7 de setembro, ainda sem receber o reembolso por parte da agência Atlas de Arcos de valdevez, extremamente desagradada com a atuação desta e revoltada com a ilegalidade da situação contactei telefonicamente a D. Cátia Silva, alegadamente Diretora/Responsável da agência, à qual expliquei a situação e insisti que pretendia o reembolso do valor pago, ao que a mesma retorquiu que se iria inteirar da situação. Deste facto conclui-se que todas as pretensões que manifestei até ao dia 7 de Setembro não foram do conhecimento da mesma.

9. Ontem, 8 de abril, fui contactada pela D. Cátia Silva, a informar-me que não me iria devolver a totalidade do dinheiro porque me iria cobrar uma taxa de serviço bem como não me pagaria supostas diferenças entre valores pagos pela Atlas e a devolução dos valores pelas companhias aéreas, o que seria um ónus meu, pelo que se eu quisesse a totalidade do valor que paguei teria de optar por um voucher da agência, o que, mais uma vez, reiterei que não queria.

10. Hoje 9 de setembro, dos 270,42 euros que paguei, fui reembolsada em 85,29 euros!!! (pág. 20 do anexo).

11. Hoje 9 de setembro, recebi também um e-email da agência, de acordo com o qual, não me cobravam taxa de devolução, mas cobravam-me taxa de serviço e que não me pagavam a totalidade das viagens (pág. 21 do anexo).

12. Eu comprei as viagens à agência Atlas e é para com esta agência que eu tenho a responsabilidade do pagamento dessas viagens, o que fiz, nos moldes da Lei, na totalidade e atempadamente, pelo que esta agência tem o dever de me reembolsar o valor da compra das viagens correspondentes que não se realizaram.

12. As negociações e compras que a agência Atlas fez ou faz com terceiros, nomeadamente companhias aéreas, hoteleiras ou outras quaisquer, são opções comerciais e financeiras da mesma, sendo da sua inteira e única responsabilidade, pelo que a agência Atlas não pode imputar aos clientes as consequências ou prejuízos decorrentes das suas próprias ações.

13. Não obstante, nenhum dos valores de compra dos bilhetes elencados pela agência Atlas nos e-mails que me enviaram (pág. 18, 20 e 21 do anexo) coincidem com os valores apresentados na fatura da compra (pág. 2 do anexo).

14. Considero que o meu caso não está a ser conduzido com clareza nem com transparência por parte da agência Atlas e que não estão a respeitar os normativos legais vigentes a aplicar nesta situação e que preconizam o direito do consumidor ao reembolso .

15. Comprei um serviço que não me foi prestado pelo que pretendo apenas fazer valer um direito que me assiste, que é o reembolso do valor que paguei e que me faz falta.
Data de ocorrência: 9 de setembro 2020
25 de janeiro 2021
A reclamação apresentada em 9 de setembro de 2020 ainda não obteve resposta da Agência Atlas
9 de julho 2023
A agência reembolsou a totalidade do valor pago após condenação em Tribunal
Sónia Magalhães avaliou a marca
9 de julho 2023

Só reembolsaram a totalidade do valor pago depois de condenação em Tribunal

A situação resolveu-se em Tribunal e a agência foi condenada a pagar o reembolso na totalidade