Automóveis - Marcas

Maria Sofia Martins
Maria Martins apresentou a reclamação
6 de fevereiro 2024
Exmos Senhores
Em Junho de 2023, adquiri no concessionário SPORVAP no Porto o Audi Q4.
Na passada segunda-feira, dia 29 de Janeiro, o veículo (com 8 meses e 16.000 Kms) começou subitamente a deixar cair um líquido.
Nas 24h anteriores, o carro tinha estado estacionado na garagem (no prédio onde vivo na cidade do Porto) a carregar sem qualquer sinal exterior de perda de líquido e apenas começou a pingar quando lhe pegámos no dia 29 ao final do dia.
Chamámos então a assistência que rebocou o carro para o concessionário onde o comprámos.
Começaram por perguntar se tínhamos dado alguma pancada com o carro, o que era/é visível não ter acontecido (fotos anexas), tendo adiantado que poderia ser um defeito do radiador, pelo que disseram que iam desmontar o carro e dariam o respetivo feedback.
No dia seguinte, sem que nenhuma explicação haja sido dada, liga uma senhora da SPORVAP a perguntar para onde haviam de enviar o orçamento da peça que já tinham inclusivamente montado.
Questionámos então o motivo pelo qual teríamos que suportar a reparação, tendo-nos sido dito que o problema estava no radiador e que o mesmo tinha um furo, porventura causado, segundo a SPORVAP, por uma pedra: como se pode ver da foto que anexo, trata-se de um furo milimétrico, não existindo qualquer sinal de pedra em alguma zona circundante, designadamente, na grelha frontal do veículo.
Independentemente do que provocou o furo milimétrico no radiador – e, insisto, não há sinal de qualquer impacto na grelha frontal – quer-me parecer que ele não pode deixar de ser imputado a alguma debilidade/fragilidade do componente em causa, o mesmo é dizer, a um “defeito” que, estando o veículo na garantia, não deve ser suportado por mim.
Não fiz qualquer utilização imprudente do veículo, não há quaisquer sinais de impacto e não é suposto que uma gravilha milimétrica – admitindo que foi isto que aconteceu – possa danificar/furar (do modo que se vê na fotografia) o radiador.
É completamente ocioso referi-lo, mas um veículo é feito para andar na estrada e a todo o momento pode saltar “gravilha milimétrica”, pelo que, se foi a gravilha a causa do estrago, o resultado/dano não me pode/deve ser imputado a mim.
Se não foi a “gravilha milimétrica” e/ou se não se consegue perceber o que causou o furo, a situação não muda de figura: não é suposto que um Audi Q4 fique com o radiador furado ao fim de 8 meses.
Data de ocorrência: 6 de fevereiro 2024
Maria Sofia Martins
Maria Martins está a aguardar resposta da marca