Automóveis - Marcas
Audi32.6
Siva - Sociedade De Importação De Veículos Automóveis, S.A

Audi - Problemas no circuito da refrigeração do motor

jose silverio coelho dos santos
jose santos apresentou a reclamação
22 de dezembro 2019
Para os devidos efeitos, que acharem por conveniente, reclamo e poço devolução dos valores já pagos e os que vierem a surgir. Eu, Jose Silverio Coelho dos santos, (*), proprietário do veículo 94-PQ-15, Audi A3, modelo Sportbeack, motor 2000, 150cv, ano 2015, mês 3, adquirido novo por encomenda, no Stand de vendas Lubrisport em Leiria.
O meu veículo foi sempre assistido nas revisões na oficina do citado Stand, terminado a garantia dos 4 anos ou 80.000 quilómetros, meses depois o veículo deu sinais de algum defeito no circuito circulação de água do motor.
Em dade de 20 de Outubro do corrente ano (2019), após de circular cerca de 15 km de Leiria ate á minha residência e ao estacionar o meu veículo, deparei-me com a saída de um fumo branco ou algo semelhante, a sair do capô do lado direito da frente do veículo, abrindo o capô o fumo banco desapareceu, mas ficou a fazer um ruido junto do reservatório da agua, desliguei a bataria do carro, por não saber de onde vinha o ruido, ficando com uma desconfiança de um pequeno curto-circuito.
Solicitei o reboque, sendo o veículo transportado para o local onde o comprei e onde fazia as revisões Stand/oficina Lubrisport em leiria.
O veículo foi examinado e não lhe acharam anomalias, dias depois pretendi aquecer mais o interior do habitáculo do veículo, mas não foi possível derivado que o circuito da sofagem estava com algum problema que não havia ar quente.
Contactei a oficina, a dar conhecimento dos factos, sendo agendado uma marcação e no qual compareci. Feito o diagnóstico ao veículo, me informaram que o radiador da sofagem estava entupido e tinham que fazer uma lavagem ao circuito. Foi feita a lavagem ao circuito, paguei o valor que me foi apresentado (495,84 €). Sendo informado pelo Chefe da oficina Sr. Engº (**) que seria melhor trocar o radiador porque apresentava riscos de provocar danos em outros sistemas do veículo, o radiador foi encomendado, sendo dado um conselho e fiquei intimidado, em virtude de ser um carro que eu comprei novo e nada lhe fiz para tal mal estivesse a acontecer, cedi e segui o conselho, sendo o orçamento cerca de 500€. Sai da oficina com o carro a andar e com a sofagem a funcionar no normal com ar quente, até á minha residência, circulando cerca de 20 km.
Chegado á residência, estacionei o meu veículo, no dia seguinte ao por o veículo a funcionar o sistema de aviso deu alerta de falta de líquido de refrigeração, o carro expeliu toda a água pelo reservatório ficando sem água.
Solicitei o reboque e o meu veículo foi para oficina de novo, em 28-11-2019, no fim do dia entrei em contacto com a oficina, a saber como estavam os trabalhos no meu veículo, no qual obtive a informação que o carro está em testes, tendo circulado uns quilómetros e a água tinha saído de novo, fiquei a aguarda para que no dia seguinte me entregassem o carro, mas tal não era possível, tendo-lhe solicitado um documento a fim de entregar na minha seguradora a fim de ter um veículo de substituição, no que veio a surgir.
Na segunda-feira dia 02-12-2019, desloquei-me á oficina a fim se saber como estava o meu veículo, obteve a informação que ainda não estava pronto, questionei se o carro estava em condições de sair da oficina para a rua, obtive a confirmação que sim, no qual pedi para me porem o carro fora da oficina. O meu veículo estava na cave da oficina, juntos com muitos outros parqueados, sem ter qualquer sinal de estar a ser examinado, o veículo saiu da cave ficou estacionado fora da cave da oficina, solicitei o reboque a fim de o levar para uma oficina particular para se ver o que se passava com o circuito de circularão da agua.
Na oficina foi-me solicitado o pagamento de cerca de 300€, por terem encomendado o radiador da sofagem, no qual disse para anular o pedido que tinha sido feito á cerca de 5 dias, sendo informado que não se podia fazer a anulação, ou pagava agora ou era contactado a fim de fazer o pagamento, no qual disse, que agora não vou pagar.
Penso eu, vou pagar uma coisa que nem sei se o problema é do radiador ou de outro sistema, vou andar a pagar peças mais peças e não sabem de onde vem o problema.
O meu veículo encontra-se numa oficina fora da marca Audi, a fazer testes, estando eu sem veículo.
Até a esta data ainda não foi contactado por qualquer circunstância, a saber do estado do veículo, pela própria marca AUDI, não tiveram qualquer gentileza, com uma pessoa que comprou um veículo novo, ficando no valor de 39.000€, a siada do Stand.
Recentemente, vim a saber que a casa mãe AUDI, tem conhecimento de 3 veículos com este problema, mas ainda não descobriram o problema, fico a aguarda se sou contactado ou se estes casos são outros menos o meu, decerto que não me vão contactar, fico com um carro novo e como fosse velho por não haver uma solução á vista, decerto que é um problema de fabrico.
Data de ocorrência: 22 de dezembro 2019
Audi
27 de dezembro 2019
Exmo.(a) Senhor(a) José dos Santos,

Acusamos a receção do e-mail que V.Exa. nos enviou e cujo conteúdo mereceu a nossa maior atenção.

Sobre a questão que V.Exa. teve a amabilidade de nos colocar, informamos que a mesma foi encaminhada para o respetivo departamento, pelo que brevemente será V.Exa. contactada com os esclarecimentos devidos.

Apoio a Clientes

SIVA, SA
Apartado 9
2054-909 Azambuja
Tel.: 263 407 001/2
E-mail: apoio.clientes@siva.pt
jose silverio coelho dos santos
jose santos avaliou a marca
27 de janeiro 2021

Reclamar por sistema eléctrico não surtem efeito, terá que ser no próprio livro de reclamações...