1.5
    Chamada para rede móvel nacional
  • Av. do Atlântico nº16
    1990-019 Lisboa

Auto Challenger 66 - Compra de viatura ao qual teve uma avaria e o stand não se responsabiliza pelo reparo

Leonardo Freitas Nascimento
Leonardo Nascimento apresentou a reclamação
15 de outubro 2021
Venho por este meio registrar uma reclamação contra o estabelecimento Stand Auto Challenger 66 localizado na Avenida do Atlântico Nº 66 Lisboa.
No dia 2 de Julho de 2021, adquiri no estabelecimento acima referido, uma viatura Opel Combo Van Diesel matrícula AI-10-AG ano 2014. No passado dia 28 de Agosto de 2021, o referido veículo apresentou uma avaria.
Em relação a garantia de compra de carros usados, a lei assegura o prazo de dois anos, salvo se o vendedor e o comprador acordar uma redução do prazo de garantia de um ano, tempo mínimo de garantia permitido por lei.
Portanto, no dia 30 de Agosto de 2021 pela manhã, informei via telefone o ocorrido ao senhor responsável pela venda. Entretanto, o vendedor disse-me que não iria assumir a avaria do referido veículo. No dia 31 de Agosto de 2021 pela manhã, novamente entrei em contacto com o senhor José, o qual alega que não tenho direito de garantia da viatura, o que claramente contraria a lei.
Como precisava da viatura arranjada, a enviei para a oficina Auto Garagem localizada na Praceta dos Bombeiros Voluntários Nº 1-A Amadora. As despesas do arranjo ficaram no valor de 573,06 euros. Além disso, foi diagnosticado pelo mecânico da referida oficina a necessidade de reparações das velas e da “fuga de óleo” presente na caixa de velocidade. Tais necessidades até o momento não foram reparadas, mas se faz necessário com a maior brevidade possível.
Com o objetivo de buscar a melhor forma de resolvermos as situações descritas: quer sejam as despesas do arranjo da viatura, bem como as reparações acima referidas (que ainda estão por fazer), enviei para o senhor que me fez a venda carta registada nos dias 10 e 21 de Setembro de 2021 relatando o ocorrido. Entretanto, ambas voltaram e não foram recebidas pelo senhor José.
Uma vez que o veículo encontra-se dentro do prazo de garantia assegurado por lei, espero uma posição coerente do senhor José frente ao exposto, e uma breve resolução desta situação.
Data de ocorrência: 15 de outubro 2021