Auto Europe Deutschland GmbH
  • +351 308 805 968
  • Landsbergerstraße 155,
    80687 Munique
    Alemanha

Auto Europe - Impossibilidade de obter factura de aluguer de viatura na auto europe

Filipe Quina Barros
Filipe Barros apresentou a reclamação
16 de maio 2023
Fiz uma reserva na Auto Europe para alugar um carro em Munich entre o dia 18 e 19 de Abril, através da empresa Enterprise.
Quando devolvi o carro disseram-me da locadora Enterprise que a factura seria emitida pela Auto Europe pois o aluguer tinha sido pago a esta.
Quando cheguei a Lisboa pedi uma factura à Auto Europe e enviaram-me uma declaração.
Também me disseram que a factura deveria ser emitida pela locadora Enterprise pois tinham sido eles a alugar o carros.
Voltei a ligar para a Enterprise que me informou que não podiam emitir factura pois o carro trinha sido pago à Auto Europe.
Voltei a falar com a Auto Europe e reclamei a dizer que precisava de uma factura para apresentar à contabilidade e responderam-me que não emitiam factura e que estava tudo muito esplícito nas condições deles. Apenas me podiam enviar uma declaração mas não uma factura.
Pensava que neste país e na Europa todas as empresas eram obrigadas a emitir factura nas suas vendas.
Assim aluguei um carro e não posso registar como custos na minha contabilidade pois não tenho uma factura para apresentar mas apenas uma declaração que não serve para nada.
Data de ocorrência: 16 de maio 2023
16 de maio 2023
Caro Filipe Quina Barros,

Sabemos que V. Exa ou a Sra. Susana já entraram em contacto com o nosso departamente de apoio ao cliente e já tiveram a oportunidade de expôr a vossa questão.

Conforme explícito nos "Termos e Condições" da reserva, que podem encontrar por escrito na página 4 do documento emitido pela Auto Europe:

"Auto Europe LLC organizou o seu aluguer com a empresa de rent a car indicada no voucher. A Auto Europe LLC atuou como agente
de reservas na organização do aluguer entre a empresa de rent a car indicada neste voucher de confirmação e o cliente tendo
cobrado o montante do aluguer em nome desta. Esta confirmação da reserva não é um contrato de aluguer e a Auto Europe não
fornece o serviço de aluguer de carros. Quando levantar o seu veículo, todos os documentos exigidos deverão estar em nome do
condutor principal, conforme indicado nesta confirmação de reserva. Para tal, terá de apresentar as versões físicas do seu cartão de
crédito (o PIN poderá ser requerido), da sua carta de condução e do seu Passaporte ou Cartão de Cidadão, devendo ainda assinar
um contrato de aluguer fornecido pela companhia de rent a car indicada nesta confirmação de reserva, contrato esse que estará
sujeito às leis locais. A Auto Europe não pode ser responsabilizada caso o cliente não cumpra os requisitos estipulados pela
empresa de aluguer para concretização da reserva, ou caso o cliente não apresente toda a documentação solicitada. Taxas
adicionais podem ser aplicadas a serviços prestados fora do horário normal de funcionamento, sendo tais taxas cobradas pela
empresa de aluguer mencionada neste voucher de confirmação, sob os termos e condições da mesma e na moeda local. Todas as
tarifas são garantidas na moeda indicada acima. Uma vez que o contracto de aluguer é entre o cliente e a empresa de aluguer
automóvel, a Autoeurope LLC como agente divulgado, não pode ser responsabilizada por danos no ou fora do veículo de aluguer
causados devido a mau funcionamento técnico.
É da completa responsabilidade da empresa de aluguer automóvel garantir a segurança e a fiabilidade do veículo de aluguer. Todas
as tarifas são garantidas na moeda indicada acima.
Todas as taxas de serviços são facturadas pela empresa de aluguer mencionada no voucher de confirmação, sob os termos do
contrato assinado com a mesma. A Auto Europe LLC é um agente e não tem a possibilidade de emitir uma factura para efeitos do
IVA. A Auto Europe LLC, 43 Northport Drive, Portland, ME 04103 é uma Limited Liability Company registada em Delaware, No.
3726730, USA."

Isto significa que é efetivamente a companhia de rent a car com a qual levantaram o vosso carro em Munique a responsável pela emissão da fatura.

Para mais esclarecimentos, por favor, contactem o nosso departamento de apoio ao cliente se necessário.

Filipe Barros
19 de maio 2023

Não me parece que a V/ resposta seja suficiente.
Uma empresa como a Autoeurope tem de passar facturas, com ou sem Iva.

Abaixo a resposta que me foi enviada com uma declaração da despesa:

Informações relativas ao IVA:

O serviço prestado é restrito ao contrato de intermediação e não ao contrato de aluguer de automóveis.

O contrato de aluguer de automóveis foi celebrado exclusivamente entre o locatário e a empresa de aluguer de automóveis.

Como tal, os montantes debitados do cliente são as receitas da empresa de aluguer de automóveis.

Devido ao acordo contratual entre a Auto Europe Deutschland GmbH e o locatário, não há, de facto, troca de serviços baseada na lei alemã de impostos sobre vendas (§ 1 (1) Nr. 1 UStG em associação com R 1.1 (1) UStR) e, portanto, não é tributável para os nossos fins contabilísticos.

Os nossos Termos & Condições indicam claramente que a Auto Europe é um intermediário e, como tal, não pode emitir uma fatura com o montante do IVA.

Melhores Cumprimentos,

Auto Europe Deutschland GmbH

80687 Munique, Alemanha

+55 11 4560 7834
19 de maio 2023
Caro Filipe Quina Barros,

Entendemos a sua questão mas, como calcula, a questão que coloca está devidamente acautelada do ponto de vista fiscal, quer em Portugal, quer na União Europeia, ou seja, a Auto Europe está isenta do processamento deste tipo de faturas em Portugal.

Reiteramos que cabe à companhia de rent a car local, que foi quem efetivamente lhe prestou o serviço de aluguer, a emissão da fatura que solicita.

Filipe Barros
23 de maio 2023
Bem sei que a empresa tem suficientes recursos para se escudar com advogados. No entanto não é normal e não me conformo eu ter pago e ninguém querer emitir uma factura.
Já percebi que vocês metem a cassete e não acrescentam nada de novo mas não é por isso que vou aceitar a vossa resposta.
REPITO, vocês venderam-me um serviço, eu paguei-vos a vocês e factura nada!!!
Já estou em contacto com a Autoridade Tributária para que se entenda com vocês.
Para mim, profissionalmente não posso voltar a utilizar os vossos serviços nestas circunstâncias, pois como vocês devem saber sem factura o valor que vos paguei vai pagar imposto!!
Filipe Quina Barros
Filipe Barros avaliou a marca
8 de junho 2023

Incrível, não querem saber do cliente, que é quem tem que andar a falar com eles e com as Renatinho associadas a eles