Auto Europe Deutschland GmbH

Auto Europe - Reserva automóvel

Daniel Simões Teles Fortes
Daniel Fortes apresentou a reclamação
27 de junho 2023
Efetuei a reserva de um automóvel, para 3 dias na Turquia (6 a 9.5.2023), através do site da AutoEurope com a empresa Pandora Rent-a-Car.
O automóvel não era novo, longe disso, e não estava muito limpo, mas isto era o menos...
De acordo com a minha reserva, o valor da caução deveriam ser aproximadamente 295€ mas foi-me exigido no local, para levantamento do veículo, uma caução de 12.000 liras turcas (567,08 € com a taxa de câmbio à data). Além disso, o depósito de combustível do veículo deveria ter-me sido entregue cheio (opção full to full), situação que também não estava conforme mas que já foi entretanto resolvida com a AutoEurope.
Relativamente à caução, não só este valor não foi apenas cativo como foi cobrado do meu cartão de crédito e, apesar dos meus esforços (contactos com a AutoEurope por telefone e email) para recuperar este valor da caução, continuo sem receber o montante indevidamente cobrado.
A determinado momento fui informado pela AutoEurope que a Pandora lhes tinha transmitido que o reembolso seria feito num prazo de 15 a 40 dias após a devolução do veículo mas este período já foi largamente ultrapassado.
Importa ainda salientar que o que pretendo não é o reembolso de 12.000 TL mas sim dos 567,08 € pois este é o montante que efetivamente me foi cobrado no cartão de crédito. Penso, inclusivamente, que esta situação é um aproveitamento da empresa Pandora para que possa ter cobrado 567,08 € e devolva (caso pense mesmo devolver) um valor muito inferior em euros devido à recente e enorme desvalorização da lira turca.
O que eu estaria à espera da parte da AutoEurope era uma devolução imediata do valor ao seu cliente (que ainda por cima pagou mais para ter a opção Super Cover e não ter qualquer problema) e posterior acerto de contas com o seu parceiro. É o que espero de empresas credíveis e espero que possam continuar a merecer a minha confiança e dos meus conhecidos.
Data de ocorrência: 9 de maio 2023
4 de julho 2023
Exmo. Sr. Daniel Fortes,
Obrigado por escolher a Auto Europe.
Lamentamos todos os dissabores que teve com seu veículo de aluguer na Turquia.
Efetivamente demos conta de que a informação sobre o tanque de combustível não estava correta (não conseguimos ter a certeza se foi informação errada da parte deles ou se eles entretanto atualizaram as suas condições sem nos dar conta) e, por isso, decidimos assumir nós essa falha e reembolsá-lo do valor que pagou a mais (devolução entretanto já efetuada).
Quanto à questão da cobrança de valores não especificados em sua reserva, infelizmente ainda não temos uma resposta da parte da locadora na Turquia. Continuamos olvidando todos os esforços possíveis para resolver este assunto o mais rápido possível.
Como sabe, o seu caso está sendo acompanhado de perto pelo nosso serviço de apoio a clientes, com quem já falou mais do que uma vez. Sempre que precisar de alguma atualização sobre o estado de sua reclamação, por favor, contate esse nosso serviço.
Melhores cumprimentos,
18 de julho 2023
Ainda por resolver
21 de julho 2023
De acordo com o email recebido do Portal da Queixa, "O estado "Resolvida" significa que o processo da reclamação está concluído e que existiu um entendimento, de ambas as partes / uma solução foi encontrada entre consumidor e marca." Como tal, lamento mas não tendo ainda sido efetuada a devolução da caução pela Pandora, não poderei marcar a reclamação como resolvida.
4 de agosto 2023
Continua a aguardar resolução
22 de agosto 2023
Caro Sr. Daniel Fortes,

Mais uma vez, obrigado por escolher a Auto Europe.

Voltamos à palavra consigo para o informar de que a Pandora Rent-a-Car (Aeroporto de Kaysery, Turquia) aceita devolver-lhe o valor do depósito acidentalmente cobrado através de depósito direto na sua conta bancária.

Assim, o nosso serviço de apoio ao cliente aguarda o seu contacto (+351 211 248 573, todos os dias úteis, entre as 9h e as 13h) para que este diferendo seja definitivamente resolvido.

Auto Europe.
23 de agosto 2023
Existe um processo de disputa aberto junto cartão de crédito do qual foi cobrado o valor em causa pelo que deve ser por esse meio que deve ser efetuada a devolução. Qualquer alternativa, seria apenas complicar ainda mais todo este processo, até porque, caso seja real a vontade da empresa Pandora de fazer o reembolso, nada me garante que pretendam fazê-lo pelo montante que efetivamente me cobraram em euros.
Se efetivamente querem provar que pretendem fazer a devida devolução, só têm que fazê-lo para o mesmo meio de pagamento. Obrigado.
25 de agosto 2023
Caro Sr. Daniel Fortes,
Obrigado pela sua resposta e por escolher a Auto Europe.

Como já lhe referimos noutra comunicação, temos estado a olvidar todos os esforços possíveis para tentar resolver este diferendo entre você e a empresa de rent a car local. Mas sem a cedência de alguma das partes, acabamos por ficar de mãos atadas e sem conseguir solucionar este processo, que já se arrasta há demasiado tempo.
Se o Daniel pretende solucionar esta questão diretamente com o seu parceiro de crédito e a locadora, como parece ser o caso, pedimos, por favor, que entre em contacto com o nosso serviço de apoio ao cliente para que lá possam tomar uma decisão sobre este processo.

Daniel Simões Teles Fortes
Daniel Fortes avaliou a marca
6 de setembro 2023

Não conseguiram resolver o reembolso por parte da rent-a-car, tendo sido necessário acionar a disputa do valor indevidamente cobrado, através do cartão de crédito em questão. Como mediadores, neste tipo de circunstâncias, deveriam fazer o que fez o cartão de crédito que foi devolver o montante em causa ao cliente e depois resolver o problema diretamente com a marca.