13.6
Aluguer de Automóveis
2 Sixt 80.3
3 Auto Europe 78.8
Avis13.6
Sovial - Sociedade de Viaturas de Aluguer, Lda.
  • Avenida Marechal Craveiro Lopes, 2 - 2º e 3º
    1700-284 LISBOA
  • apoio.cliente@avis.com.pt

Avis - Cobrança indevida e abusiva por danos de cliente anterior

Aguarda resposta
Francisco Mateus
Francisco Mateus apresentou a reclamação
17 de março 2024
No dia 23 de Fevereiro efetuei uma reserva em Faro, no balcão de Vale das Almas. Ao recolher o carro foi me dito que estava "novinho em folha" e que não tinha nada a apontar. Ao fazer a verificação reparei num risco enorme no lado direito traseiro, motivo pelo qual voltei ao balcão para pedir para apontar. Quando foi apontar, reparou que afinal esse dano já estava assinalado e que não me precisava preocupar. E nas suas palavras exatas: "Não se preocupe, se não for um dano grande que se veja não tem nada que se preocupar". Estava a fazer um vídeo, mas com toda esta confusão acabei por não filmar todo o veículo, que assumo a culpa.

Utilizei o carro apenas para ir do Algarve a Lisboa. A viagem decorreu sem nenhum incidente e devolvi o carro em Lisboa. Ao devolver o carro no Aeroporto de Lisboa, foi me dito que o carro tinha dois buracos no vidro dianteiro e que eu seria cobrado pelos danos do mesmo, danos estes pelos quais não fui responsável.

Expliquei que não tinha tido qualquer problema e que não tinha sido o responsável, e questionei por que é que estes danos não estavam assinalados na ficha do carro e porque não me foi informado no balcão em Faro. Após muita discussão, nenhuma solução, e foi me dito que a supervisora tinha aprovado um pequeno desconto e que o total cobrado seria de 946,30€, que foi imediatamente cobrado no meu cartão de crédito sem a minha autorização, e sem nenhuma assinatura da minha parte.

Qual não é o meu espanto, quando 4 dias depois essa cobrança inicial é cancelada, e foi me cobrado 1163,95€, ou seja, não houve nenhum desconto e fui enganado pela funcionária no Aeroporto de Lisboa.

O carro era um VW T-Cross, e fui à marca pedir um orçamento de substituição e montagem do vidro dianteiro, que fica em 355€. "Apenas" 809€ a menos do que o que me foi cobrado, que por si só, já era indevido.

Peço por favor que revejam esta situação, uma vez que não é aceitável alugar um carro por 3 dias para ir do Ponto A ao Ponto B e acabar a pagar 1100€ porque um funcionário não desempenhou corretamente o seu trabalho (assinalar os danos corretamente). No limite, e mesmo que seja minha responsabilidade, o valor cobrado é absurdo comparado ao preço de custo e por isso peço uma revisão do valor cobrado. Não é uma situação que se espera de uma empresa de renome como a Avis.
Data de ocorrência: 17 de março 2024
Francisco Mateus
Francisco Mateus está a aguardar resposta da marca